PWC: Bleekemolen é o mais rápido da sexta-feira no VIR

Dalziel_VIR_1
A Mercedes-AMG GT3 de Ryan Dalziel e Daniel Morad começou bem em Alton, mas foi outro carro igual a este, guiado por Jeroen Bleekemolen, que fez o melhor tempo da sexta-feira no VIR

RIO DE JANEIRO – Estão abertos os trabalhos para a rodada de abertura do SprintX do Pirelli World Challenge, em que os pilotos correm as duas provas de cada fim de semana em dupla. O formato também é diferente das corridas já realizadas em St. Pete e Long Beach na questão da duração das corridas. Serão 60 minutos de duração contra 50 nas corridas sem dupla ou trocas de pilotos.

Sete anos após a última visita ao circuito de Alton, o Virginia International Raceway (VIR), os pilotos foram para os primeiros treinos livres, buscando os melhores acertos e conhecendo os limites deles mesmos e também de seus equipamentos. Alguns exageraram: houve acidentes nas sessões preliminares, um dos carros inscritos já foi encostado – dando lugar a um chassis de reserva – e houve muitas bandeiras vermelhas nas sessões não-oficiais de hoje.

Apesar disso, os Mercedes-AMG GT3 lideraram os treinos de hoje em 1-2: o #54 da Black Swan Racing, inscrito na divisão Pro-Am, foi o mais rápido da sexta-feira graças a Jeroen Bleekemolen: o holandês marcou 1’43″585 para o traçado de 3.27 milhas de extensão e 17 curvas – a marca é quase 13 segundos melhor que a pole de Andy Pilgrim cravada em 2010 nesse mesmo circuito a bordo de um Volvo S60.

O carro #2 da CRP Racing, da dupla Ryan Dalziel/Daniel Morad, ficou com a segunda marca do dia em 1’44″054, seguidos pelo Audi R8 LMS #4 da Magnus Racing, que terá Spencer Pumpelly/Pierre Kaffer neste fim de semana. Alex Riberas/Kyle Marcelli ficaram em quarto com a Ferrari 488 GT3 da R. Ferri Motorsport.

Os brasileiros Xandy e Xandinho Negrão completaram 25 voltas nos dois treinos e uma saída de pista do #92 da MCC Motorsports no segundo treino acabou com o treino da dupla mais cedo – além de provocar uma bandeira vermelha. A melhor volta deles foi 1’50″190, que na sessão matinal deu a eles o 26º lugar.

A lista de inscritos inicial tinha 37 carros – 35 largariam – e efetivamente dois já tinham sido anunciados como desistentes: o Lamborghini Huracán #07 da Dream Racing Motorsport e a Mercedes-AMG GT3 que seria inscrita pela DXDT Racing fizeram o chamado “forfait” e nem apareceram no VIR.

Mas hoje confirmou-se, também, que a Precision Driving está fora (os pilotos seriam Marko Radisic e Dani Clos – lembram dele?) e também a NOLASport desistiu de alinhar o Porsche Cayman GT4 Clubsport MR que disputaria a prova na classe GTS Am. Agora, o grid da rodada inaugural do SprintX terá 33 carros – caso não haja mais desistências por acidentes e/ou problemas técnicos.

Neste sábado, será realizado o treino de definição do grid a partir de 11h40 pelo horário de Brasília. A corrida #1, com pit stop obrigatório e mínimo de 30 segundos na parada – sem troca de pneus – acontece às 16h2o.

Comentários