Toyota domina primeira fila para as 6h de Silverstone

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Koba, Pechito e Conway comemoram nos boxes a primeira pole do ano no Mundial de Endurance

RIO DE JANEIRO – Líder do pelotão nas três sessões de treinos livres para as 6h de Silverstone, a Toyota confirmou a superioridade diante da Porsche e conquistou não só a pole position como também a primeira fila inteira para a etapa de abertura do Mundial de Endurance de 2017.

O carro #7 da trinca formada por Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López foi o mais rápido do grid de 27 carros neste sábado. Koba e Conway foram os responsáveis pela classificação e a média da melhor volta dos dois pilotos ficou em 1’37″304 – 0″289 à frente do carro #8 de Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Kazuki Nakajima e melhor que o tempo da pole no ano passado.

A Porsche resolveu priorizar o pacote de baixo arrasto aerodinâmico, visando Spa-Francorchamps e as 24h de Le Mans, pistas que exigem menos carga aerodinâmica. Já a Toyota veio com a configuração convencional, o que explica em parte a vantagem dos japoneses. Os Fuscões foram inapelavelmente batidos e a diferença da pole para o melhor dos dois Porsche 919 Hybrid foi de 1″311.

O ByKolles com motor Nismo até fez um tempo razoável – 1’45″235, muito melhor do que o alcançado ano passado, quando o protótipo CLM P1/01 tinha motor AER biturbo. Mas o carro da única equipe privada da LMP1 foi batido sem dó e nem piedade por pelo menos quatro protótipos LMP2.

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A G-Drive Racing levou a pole na LMP2 com Pierre Thiriet e Alex Lynn a bordo do carro #26

Nesta divisão, Alex Lynn e Pierre Thiriet levaram o #26 da G-Drive Racing à posição de honra entre os nove inscritos. A média foi de 1’44″387, superando por milésmos o Alpine da Signatech que foi tripulado por Matt Rao e Nico Lapierre. Com o novo regulamento de motores, os protótipos da categoria inferior à LMP1 foram seis segundos melhores que na última temporada.

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Bruno Senna fez o 4º melhor tempo do treino junto a Julien Canal com o carro da Vaillante Rebellion

A terceira posição do grid entre os LMP2 ficou com o #38 da Jackie Chan DC Racing, cabendo o quarto tempo à Vaillante Rebellion e o #31 partilhado por Julien Canal e Bruno Senna. “Os carros que estão à nossa frente estão mesmo mais rápidos. Teremos de fazer uma prova bastante estratégica”, explicou o brasileiro, que foi escalado pela equipe para dar a largada neste domingo. A média das melhores voltas do francês e do sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna foi de 1’45″194.

Na posição seguinte da categoria, larga o outro carro do time suíço: o #13 que terá Nelsinho Piquet – igualmente eleito para a largada das 6h de Silverstone. Na qualificação, o trabalho foi feito por Mathias Beche e David Heinemeier-Hänsson, que obtiveram a média de 1’45″323. Piquet explicou que a escuderia optou por um resultado mais, digamos, conservador, preservando pneus novos para a corrida em razão das características da pista.

“O resultado foi o esperado, para dizer a verdade”, explicou Nelsinho. “A gente tem muito o que recuperar, depois do que vi dos treinos. As equipes que estão aqui são equipes boas, que conhecem os carros da LMP2 há mais tempo. Como a Rebellion ficou correndo muito tempo na LMP1 praticamente sozinha, não havia muita rivalidade, eles não tinham essa necessidade de realmente extrair tudo do carro. Então, eles estavam bem confortáveis”, comenta o brasileiro.

“E agora, em que eles estão numa categoria onde os carros são todos iguais e se não houver um acerto bom não anda na frente, estamos apanhando bastante. Não é de uma hora pra outra que vai se conseguir o melhor acerto. Isso leva tempo”, avalia Piquet. “Em pistas que gastam bastante o pneu como essa de Silverstone teremos problemas. Seremos obrigados a fazer duplos stints com os jogos de pneu e temos um número limitado de pneus para a corrida”, confirmou.

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Aproveitando o “fator casa”, Harry Tincknell e Andy Priaulx deram à Ford a primeira pole do ano na LMGTE-PRO

A divisão LMGTE-PRO viu o Ford #67 da Chip Ganassi Racing UK conquistar o primeiro ponto extra do ano e a experiência dos pilotos da casa ajudou bastante: Andy Priaulx e Harry Tincknell fizeram um belíssimo trabalho e marcaram a média de 1’56″202 – é o mesmo carro que terá a bordo o brasileiro Pipo Derani. Os dois foram quase um segundo inteiro melhores que Davide Rigon e Sam Bird, com a Ferrari 488 GTE da AF Corse. Pelo visto, os italianos esconderam o leite nos treinos livres…

O Aston Martin “Dane Train” #95 ficou com a 3ª posição da classe, seguido pelo outro Ford da Ganassi e pelo segundo carro oficial de fábrica do construtor britânico. Daniel Serra, que integra a tripulação do #97, já havia me confirmado horas antes da qualificação que Jonathan Adam e Darren Turner classificariam o carro. A média da dupla foi 1’57″414. A preocupação dos britânicos é com o ritmo de corrida e parece que a Aston Martin nesse aspecto está muito bem servida.

A decepção do treino oficial foi o desempenho do novo Porsche 911 GTE com motor central-traseiro. Os dois carros do construtor de Weissach ficaram com os piores tempos da divisão e Pedro Lamy, com um carro da LMGTE-AM, foi mais rápido até que o austríaco Richard Lietz em sua melhor volta pessoal no treino.

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O Aston Martin #98 sobrou na turma graças a Pedro Lamy e fez o melhor tempo do treino na LMGTE-AM

E por falar em Lamy, a Aston Martin Racing sobrou na LMGTE-AM e levou a pole graças ao português e ao canadense Paul Dalla Lana, com a média de 1’59″562, um segundo inteiro melhor que a Ferrari da Spirit of Race partilhada por Thomas Flöhr e Francesco Castellaci. O Porsche da Dempsey Racing-Proton ficou com a 3ª marca graças a Matteo Cairoli e Christian Ried.

As 6h de Silverstone largam neste domingo às 8h de Brasília. O Fox Sports só exibirá highlights ao longo da semana. No site oficial (www.fiawec.com), tem live streaming – pago. Custa € 39 pela temporada completa e € 4.99 por evento individual, exceto as 24h de Le Mans.

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