WEC, Prólogo: Porsche e Toyota iniciam o duelo

Prologue Monza - Autodromo Nationale Monza - Monza - ItaliaRIO DE JANEIRO – Era de se esperar que o Prólogo do WEC nos apresentasse um duelo entre Porsche e Toyota, o que será a tônica de toda a temporada do Mundial de Endurance na classe LMP1. E numa pequena amostra do que será essa briga, as duas marcas dominaram os treinos já realizados no lendário Autódromo de Monza, na Itália.

Enquanto o campeão mundial Neel Jani – por sinal, o único que restou na Porsche para este ano – foi o mais rápido com 1’32″062 na primeira sessão, o britânico Mike Conway colocou a Toyota na frente: 1’31″332, sete décimos abaixo da marca do companheiro de equipe Kazuki Nakajima, liderando o 1-2 dos japoneses contra os germânicos. Os tempos já foram melhores que os LMP1 que andaram em Monza pela última vez em 2008, no European Le Mans Series.

Basicamente, os quatro LMP1 híbridos foram os únicos que andaram hoje, já que o ENSO CLM P1/01 da ByKolles não saiu dos boxes nos dois primeiros treinos. O carro de Robert Kubica/Oliver Webb inclusive correrá com pneus Michelin em 2017.

Na LMP2, Bruno Senna andou muito bem com o #31 da Vaillante Rebellion e foi o mais rápido em sua classe após as duas sessões – 1’36″094, cerca de sete décimos de segundo à frente do outro carro do time suíço, guiado por Mathias Beche (Nelsinho Piquet está no México com a Fórmula E e não treinará no Prólogo). Roman Rusinov, da G-Drive Racing, ficou com a 3ª posição.

André Negrão, que defenderá a Signatech-Alpine, completou um total de 29 voltas nas duas sessões – a melhor delas, em 1’38″270. O estreante brasileiro foi o mais rápido entre os pilotos do carro #35, que a princípio não disputará as 6h de Silverstone e só vai estrear em Spa-Francorchamps, embora esteja pronto para a temporada.

Entre os LMGTE-PRO, Michael Christensen estabeleceu o melhor tempo com o novo Porsche 911 GTE, marcando 1’47″379. Andy Priaulx foi o segundo da divisão com o Ford #67 da Chip Ganassi Racing e o #66 de Stefan Mücke foi o terceiro. Na LMGTE-AM, o mais veloz foi Ben Barker, cravando 1’50″035 contra 1’50″180 do italiano Matteo Cairoli. Outro piloto da casa, Francesco Castellaci, completou os três melhores do Prólogo após as duas primeiras sessões.

Comentários