World Series V8: nova pole para Pietro Fittipaldi

SIL_FV8_DL-1092-1080x675
Cem por cento: Pietro Fittipaldi levou mais uma pole em Silverstone na rodada de abertura da World Series V8 3.5

RIO DE JANEIRO – Até aqui, o fim de semana é praticamente perfeito para Pietro Fittipaldi. O brasileiro da equipe Lotus foi o melhor numa das sessões livres, fez a pole para a corrida de hoje em Silverstone e repetiu a dose na definição do grid para a corrida #2, de amanhã – que o Fox Sports 2 também transmite ao vivo, só que a partir das 6h da manhã.

Além da temperatura muito baixa – ao redor de 8º C – a chuva se autoconvidou para tornar as coisas mais difíceis para os pilotos da categoria de monoposto que a partir deste ano faz parte da programação do WEC em pelo menos seis de seus eventos, com exceção de Le Mans e das duas corridas no Oriente (Japão e China). Na sessão de classificação de hoje, Pietro foi mais feliz que o austríaco Rene Binder e conseguiu uma volta cerca de oito décimos de segundo melhor que qualquer outro piloto – que não seria mais superada por conta de uma bandeira vermelha deflagrada faltando quase um minuto para o final do treino.

Não foi a única interrupção do treino: o russo Konstantin Tereschenko foi traído pelo estado da pista e acabou se despistando. Ficou sem tempo cronometrado e larga de último amanhã. A segunda fila do grid terá o israelense Roy Nissany e o canadense Nelson Mason, que resolveu seu problema com a Confederação de Automobilismo de seu país, que enviou o fax a tempo para comprovar que ele estava apto a competir. A equipe de Adrián Valles monopoliza as posições seguintes, com os russos Egor Orudzhev e Matevos Isaakyan ocupando o quinto e sexto lugares do grid. De realçar que o mexicano Alfonso Celis Jr., considerado desde a pré-temporada um dos melhores pilotos do grid (inclusive costuma treinar com a Force India na Fórmula 1) foi prejudicado pelas bandeiras vermelhas e larga amanhã em décimo.

A prova #2 da World Series tem o mesmo período de disputa que a primeira – 40 minutos, mais uma volta – mas com um importante detalhe: troca obrigatória de pneus entre o minuto 5 e o minuto 15 da corrida. Essa janela dá um “molho” a mais à competição. Cabe lembrar também que o sistema de pontos é idêntico ao da Fórmula 1, sem bônus por pole position ou por volta mais rápida.

Comentários