6h de Spa-Francorchamps: Porsche surpreende e leva a pole

590b6554df1bc
Num excelente trabalho de Neel Jani e Andre Lotterer, a Porsche deixou de lado – por enquanto – o aparente favoritismo da Toyota e fez a pole em Spa

 

RIO DE JANEIRO – A Toyota dominou todos os treinos livres, mas na hora do “vamos ver”, quem se deu bem mesmo foi a Porsche: Neel Jani e Andre Lotterer levaram o 919 Hybrid com o dorsal #1 à pole position para as 6h de Spa-Francorchamps, que acontecem neste sábado. Os dois fizeram a média de 1’54″097, meio segundo à frente do Toyota TS050 Hybrid de Mike Conway e Kamui Kobayashi, que tinham sido os mais rápidos da quinta-feira.

O terceiro carro da montadora japonesa, com o pacote de baixo arrasto aerodinâmico, que a Porsche também adotou não só para este fim de semana como também para Silverstone, ficou em 3º com Stéphane Sarrazin e Nico Lapierre na qualificação. Sarrazin, inclusive, fez o melhor tempo do fim de semana – 1’53″658. Insuficiente, porém, para garantir o ponto extra da pole.

Esta é a primeira pole de Neel Jani no WEC desde as 24h de Le Mans do ano passado e Lotterer entra para os compêndios do campeonato como o único piloto a marcar o melhor tempo defendendo duas marcas diferentes – Audi primeiro e agora, Porsche.

590b65479efb9
A G-Drive Racing marcou a segunda pole em duas corridas na LMP2

Na classe LMP2, as honras ficaram com a G-Drive Racing. O carro #26 guiado por Alex Lynn e Pierre Thiriet conquistou o ponto extra da pole com a melhor média do treino classificatório – 2’02″621. Mas não foi fácil, pois Gustavo Menezes e Matt Rao foram superados por apenas 0″023.

André Negrão foi o melhor brasileiro do treino: o piloto da Signatech-Alpine Matmut fez um bom papel na qualificação e fez sua melhor volta em 2’03″416. O campineiro ajudou o #35 a ficar com a 3ª posição no grid da categoria em sua estreia no WEC, junto a Nelson Panciatici. Tor Graves e Jean-Eric Vergne ficaram com o quarto posto a bordo de um dos dois carros da Manor, enquanto o #25 bateu com Vitaly Petrov a bordo, provocando uma bandeira vermelha.

A Vaillante Rebellion, de Nelsinho Piquet e Bruno Senna, não foi bem. O #13 guiado no treino oficial por Mathias Beche e David Heinemeier-Hänsson ficou com a 5ª posição – tempo médio de 2’03″619. Julien Canal e o sobrinho de Ayrton Senna classificaram o #31 na nona colocação da divisão e em 15º na geral, com 2’05″614. O problema de câmbio que atrapalhou a equipe nesta quinta-feira voltou a se manifestar. “Vamos trocar a caixa de câmbio e ver se as quebras acabam”, resignou-se Bruno.

590c83e7720b4
Só sorrisos para Davide Rigon e Sam Bird nos boxes da AF Corse

Entre os LMGTE-PRO, a AF Corse levou a pole com Davide Rigon e Sam Bird prevalecendo sobre os dois Ford GT EcoBoost da Chip Ganassi Racing. A dupla do #71 conseguiu a melhor média na qualificação, com 2’15″017 – muito embora o melhor tempo do fim de semana tenha sido de Alessandro Pier Guidi no outro carro do time italiano.

Olivier Pla e Stefan Mücke classificaram o #66 com o 2º posto na categoria – 2’15″418, superando por 0″147 o #67 de Harry Tincknell e Andy Priaulx, no qual andará o brasileiro Pipo Derani. Pier Guidi e James Calado ficaram na quarta posição, seguidos pelos dois Porsche 911 GTE e os dois Aston Martin Vantage V8. Jonathan Adam e Darren Turner classificaram o #97 que terá também Daniel Serra. A trinca ficou com a última colocação na divisão, com o tempo de 2’17″640.

E pela 15ª vez em 42 provas no WEC, a Aston Martin levou a pole na LMGTE-AM: Pedro Lamy e Paul Dalla Lana foram os responsáveis pela qualificação do #98, com o português virando um tempo excepcional de 2’16″217, melhor que todos os outros pilotos da LMGTE-PRO, exceção feita a Jonathan Adam. A média de tempo do canadense e de Lamy foi de 2’18″659, superando o Porsche guiado por Matteo Cairoli (outro que andou muito rápido) e Christian Ried. A Ferrari #54 da Spirit of Race ficou em 3º graças a Miguel Molina e Thomas Flöhr.

A disputa das 6h de Spa-Francorchamps tem início neste sábado às 9h30 pelo horário de Brasília. O Fox Sports só irá exibir os highlights durante a semana. Então, para assistir à corrida, só pelo site oficial – www.fiawec.com, pagando € 4.99 apenas pela corrida deste sábado ou € 32.99 pelo pacote da temporada completa.

Comentários