Copa Truck: está bom e pode melhorar

Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz
A Copa Truck começou bem, apesar do fim de semana um tanto quanto desfavorável: para um campeonato que nasceu eu tão pouco tempo, o saldo é muito positivo (Foto: Rodrigo Ruiz/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A Copa Truck pagou o preço de fazer parte do mesmo fim de semana que o GP de Mônaco de Fórmula 1, 500 Milhas de Indianápolis e Charlotte 600 da Nascar. Mesmo assim, a categoria que é agora organizada pela Sport Promotion com a expertise de Carlos Col, durante anos o CEO da Vicar, que cuida da Stock Car, fez um bom espetáculo em Goiânia no último domingo, na abertura da temporada 2017.

O grande mérito da categoria foi ter conseguido driblar a crise institucional com a debandada dos times que faziam parte da Fórmula Truck, organizada pela empresa hoje comandada por Neusa Navarro Félix e fazer uma competição começar em tão pouco tempo. Foram prometidos 20 caminhões para a prova inaugural e 18 participaram do evento.

Natural que houvesse outras falhas além da questão da data que Carlos Col conseguiu para a Copa Truck junto a CBA. Do lado da confiabilidade dos “brutos”, houve muitas quebras para uma prova de tiro curto – foram programadas duas baterias de 25 minutos. Tanto que na segunda prova, apenas onze carros terminaram.

Mas o espetáculo valeu e vários dos grandes nomes da Fórmula Truck que se bandearam para o novo campeonato estavam no grid. Roberval Andrade foi o primeiro pole histórico do novo certame e também o primeiro vencedor da categoria, que tem também um formato regionalizado. As corridas valeram para a Copa Centro-Oeste. Na segunda, o pernambucano Beto Monteiro largou dos boxes e conquistou uma belíssima vitória com seu Iveco.

A classificação da Copa Truck mostra Roberval como líder com 41 pontos, um apenas à frente do gaúcho Régis Boessio. Beto Monteiro e Débora Rodrigues dividem a 3ª colocação com 38. A próxima etapa será em Campo Grande no dia 11 de junho, marcando o fim da Copa Centro-Oeste. Até lá, as equipes esperam ter mais tempo para preparar melhor os equipamentos e driblar os problemas naturais de uma estreia que já agradou bastante.

Comentários

  • Mesmo com o curtíssimo rwmpo de preparação, a Copa Truck já começou muito bem sua trajetória…e é inegável que ela tem os melhores pilotos dos brutos…enquanto isso, o evento “oficial” míngua ainda mais e duvido que consiga concluir está temporada do jeito que está.