Embola a briga entre Norris e Eriksson na F-3 Europeia

Joel-Eriksson
Joel Eriksson segue no comando da Fórmula 3 europeia após a rodada de Monza

RIO DE JANEIRO – A segunda rodada tripla do Campeonato Europeu de Fórmula 3 se encerrou neste domingo em Monza com duas corridas que embolaram mais ainda a briga pela liderança do campeonato entre Lando Norris (Carlin) e Joel Eriksson (Motorpark). Apenas um ponto separa os dois pilotos após seis corridas disputadas nesta temporada.

Na prova #2 da rodada, a primeira do domingo, vantagem para o sueco: Eriksson venceu com 0″735 apenas de vantagem sobre Norris, na corrida em que Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher conquistou seu primeiro pódio na competição.

E na corrida seguinte, reação da Prema, atual dominadora da categoria, com vitória do britânico Callum Ilott. Lando Norris fechou a disputa na 2ª colocação e Maximilian Günther ficou em terceiro. O quarto lugar deu a Eriksson a ponta na classificação com 104 pontos, enquanto Norris vem em segundo com 103 e Ilott é um distante terceiro, somando 76 pontos.

Pedro Piquet abandonou na primeira corrida do dia com o carro #5 da VAR, mas na etapa seguinte, graças a uma largada muito agressiva, ganhou um número suficiente de posições que o permitiu marcar pontos pela segunda vez no campeonato, a despeito de um contato com o carro de Ralf Aron, da Hitech Racing. O brasileiro chegou na 7ª colocação e com esse resultado, está em 14º na tabela, com apenas oito pontos.

A próxima rodada do Campeonato Europeu de Fórmula 3 será no circuito de rua de Pau, na região francesa dos Pireneus.

Resultado final da prova #2 em Monza:

1 – Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 20 voltas em 34’53″980
2 – Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 0″735
3 – Mick Schumacher (Dallara-Mercedes) – Prema – 9″037
4 – Maximilian Günther (Dallara-Mercedes) – Prema – 13″533
5 – Ferdinand Habsburg (Dallara-VW) – Carlin – 14″829
6 – Guan Yu Zhou (Dallara-Mercedes) – Prema – 15″347
7 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Prema – 15″930
8 – Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 18″991
9 – Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 22″615
10 – Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 23″826

Resultado final da prova #3 em Monza:

1 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Prema – 20 voltas em 35’05″538
2 – Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 0″736
3 – Maximilian Günther (Dallara-Mercedes) – Prema – 2″705
4 – Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 9″074
5 – Ferdinand Habsburg (Dallara-VW) – Carlin – 9″762
6 – Mick Schumacher (Dallara-Mercedes) – Prema – 12″135
7 – Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 13″627
8 – Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 14″980
9 – Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 15″371
10 – Guan Yu Zhou (Dallara-Mercedes) – Prema – 17″436

Classificação do campeonato após duas rodadas e seis corridas:

1. Joel Eriksson – 104 pontos
2. Lando Norris – 103
3. Callum Ilott – 76
4. Maximilian Günther – 72
5. Mick Schumacher – 43
6. Jake Dennis – 38
7. Jehan Daruvala – 37
8. Ferdinand Habsburg – 35
9. Guan Yu Zhou – 31
10. Jake Hughes – 16
11. Joey Mawson – 14
12. Harrison Newey e Ralf Aron – 11
14. Pedro Piquet – 8
15. Nikita Mazepin – 7

Comentários

    • Me permita discordar de você Caio, a VAR como equipe é tão competitiva quanto as demais do grid, não nos esqueçamos que de lá saíram nomes como Max Verstappen e Charles Leclerc. O que acontece é que os pilotos dela não são os melhores no momento, até vejo Joey Mawson com potencial, porém ainda cometendo muitos erros, Pedro Piquet é extremamente lento em classificação, David Beckmann é uma decepção e até vejo Harrison Newey melhor que o ano passado, porém como o Mawson, errando muito. Assim não existe equipe que dê jeito.

      • n acredito que se os pilotos da prema estivesse na var amersfoort a var estaria na ponta,prema é prema.

  • Gostei das corridas do fds, a última impressão de Monza dada pela F3 era bem ruim, mas esse ano todas as baterias tiveram disputas muito boas e os incidentes que ocorreram estiveram dentro do limite que a falta de experiência da molecada permite. Pra mim as surpresas boas do campeonato são a ótima fase da Carlin, com bons pilotos no plantel e a queda da Prema, previsível pelo grupo de pilotos, não creio que nenhum dos 4 brigará por título, a briga entre Norris e Eriksson será divertida.

  • Olha…depois dessa temporada piquezinho volta pra casa…o rapaz não é do ramo. O Schumacher na segunda rodada já meteu um podium…Pedro nunca passou nem perto.