Graff conquista a pole position para as 4h de Monza

39 (2)
Enzo Guibbert colocou o #39 da Graff Racing, que divide com Paul Petit e Eric Trouillet, na pole position para as 4h de Monza neste domingo (Foto: Jakob Ebrey Photography)

RIO DE JANEIRO – Em sua segunda corrida na classe LMP2 do European Le Mans Series (ELMS), a Graff Racing mostrou o porque de ter sido uma das melhores equipes no Prólogo realizado há um mês – justamente em Monza. E foi lá, no mítico circuito de 5,793 km de extensão, que o francês Enzo Guibbert levou o Oreca 07 Gibson #39 à pole position.

Resultado do treino oficial para as 4h de Monza

Com o tempo de 1’36″526, o piloto de 21 anos superou por 0″115 o veloz e experiente Nicolas Lapierre, da equipe DragonSpeed. O japonês Ryo Hirakawa completou a trinca de protótipos do ateliê de Hughes de Chaunac, abrindo a segunda fila do grid ao lado do português Filipe Albuquerque com o Ligier da United Autosports.

A terceira fila ficou com os Andreas: Pizzitola, da Algarve Pro Racing, foi mais rápido que Belicchi, da Cetilar Villorba Corse – o melhor Dallara do grid. Richard Bradley completou o rol dos sete pilotos que ficaram dentro do mesmo segundo da pole position, com o Ligier da Tockwith Motorsports guiado por Nigel Moore em oitavo. A High Class Racing, graças a Dennis Andersen e a IDEC Sport Racing, com Olivier Pla a bordo, completaram o top 10.

3
Wayne Boyd ditou o ritmo e fez a pole no grid super competitivo da LMP3, com treze pilotos dentro do mesmo segundo (Foto: Jakob Ebrey Photography)

O treino da LMP3 foi muito animado: nada menos que 13 pilotos ficaram dentro do mesmo segundo, num total de dezessete inscritos. E a United Autosports levou o ponto extra da pole – não com o carro #2 de John Falb/Sean Rayhall, mas sim com o #3 guiado por Wayne Boyd. O companheiro de Christian England e Mark Patterson registrou a melhor volta da sessão em 1’45″725, apenas 0″048 melhor que o australiano Ricky Capo, que teve ótimo desempenho a bordo do Norma M30 da equipe de Yvan Muller.

A 3ª posição ficou com a Ultimate Racing, graças a Matthieu Lahaye, seguido por Sean Rayhall no segundo carro da United Autosports, vindo a seguir o francês Alexandre Cougnaud, da equipe de Yvan Muller e por David Droux, da Duqueine. O melhor piloto da casa foi Giorgio Mondini, com o 7º tempo.

55 (2)
O ponto extra da LMGTE ficou com Matt Griffin a bordo da Ferrari da Spirit of Race (Foto: Jakob Ebrey Photography)

Matt Griffin se impôs entre os carros da LMGTE com a Ferrari 488 da Spirit of Race: o irlandês levou o ponto extra da pole com o carro #55 do time suíço ao marcar 1’48″227, enquanto o brasileiro Fernando Rees garantiu a segunda posição com o Corvette C7-R da Larbre Competition, cravando 1’48″293. Matteo Cairoli ficou em 3º com o Porsche da Proton Competition, seguido por Nicki Thiim no Aston Martin da TF Sport e por Andrea Bertolini na segunda Ferrari da Spirit of Race.

As 4h de Monza terão largada às 13h30 locais – 8h30 pelo horário de Brasília, com transmissão via live streaming aqui no blog.

Comentários