PWC: Dalziel e Morad fecham rodada do SprintX com vitória no VIR

PWC-VIRE
A CRP Racing triunfou na prova #2 do SprintX graças a Daniel Morad/Ryan Dalziel

RIO DE JANEIRO – A rodada inaugural do SprintX do Pirelli World Challenge no Virginia International Raceway (VIR) foi ótima, com 33 carros na pista, bons pilotos e alto nível nas disputas. Mas o formato do certame com provas em dupla e 60 minutos de duração nas disputas pareceu um pouco confuso, principalmente por conta das penalizações no sábado e a indecisão que isso causou para a divulgação do resultado oficial final da corrida de sábado.

À noite, após a primeira confirmação da classificação, foi anunciada uma punição de 40 segundos à dupla do Porsche #14 da GMG Racing – Laurens Vanthoor/James Sofronas tinham terminado em 3º lugar na pista e acabaram com o décimo lugar em vista disso.

Para a prova #2, a organização conseguiu resolver as coisas a contento e tivemos uma corrida muito disputada até acontecer um fortíssimo acidente que encerrou a prova com 27 voltas completadas, cinco a menos que na véspera. Uma colisão entre a Ferrari do sueco Stefan Johansson (aquele mesmo que correu na Fórmula 1), o Aston Martin de Kris Wilson e o Porsche Cayman de Phillip Bloom não foi capaz de atrapalhar a vitória de Ryan Dalziel/Daniel Morad, com a Mercedes-AMG GT3 da CRP Racing.

Álvaro Parente/Ben Barnicoat chegaram em 2º lugar com o McLaren 650S da K-PAX Racing, com Michael Cooper/Jordan Taylor completando o pódio a bordo do Cadillac ATS-V.R #8.

Vencedores na véspera, os italianos Daniel Mancinelli/Andrea Montermini salvaram a quarta colocação neste domingo. Pierre Kaffer/Spencer Pumpelly, com o Audi da Magnus Racing, completaram o top 5.

Black_Swan_Mercedes_VIR2
Jeroen Bleekemolen e Tim Pappas foram os melhores da subclasse GT3 Pro-Am, com direito a melhor volta nas duas corridas disputadas no VIR neste fim de semana

A dupla Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen saiu da segunda prova com a vitória na divisão Pro-Am: eles terminaram em 10º lugar na geral com a Mercedes-AMG da Black Swan Racing. O resultado pode não ter sido dos melhores, mas conseguiram marcar a melhor volta nas duas corridas e por conta disso, o #54 largou na pole para este domingo. O melhor carro da subclasse GT3-Am foi a Ferrari 458 de Tyler McQuarrie/Henrique Cisneros, da NGT Motorsports. Os brasileiros Xandy e Xandinho Negrão (Mercedes-AMG GT3/MCC Motorsports) não completaram a corrida deste domingo, abandonando a prova na 18ª volta.

Na divisão GT Cup, nova vitória de Yuki Harata/Alessandro Bressan com o Lamborghini Huracán Super Trofeo da Dream Racing Motorsport. E o Aston Martin GT4 de Greg Liefooghe/Aristotle Balogh, alinhado pela Stephen Cameron Racing, triunfou mais uma vez na GTS.

O fim de semana do PWC teve também a rodada dupla da divisão GTS, em que corre o brasileiro Rodrigo Baptista. Com o Porsche da Flying Lizard Motorsports, ele foi 5º colocado na etapa de sábado, abandonando neste domingo após 10 voltas completadas. O pódio em ambas as corridas no VIR foi exatamente o mesmo: vitória do francês Nico Jamin a bordo do KTM X-Bow GT4 da ANSA Motorsports, seguido por Jeff Courtney (Maserati GT4) e Lawson Aschenbach (Chevrolet Camaro GT4).

A próxima rodada do SprintX está marcada para 20/21 de maio no Canadian Tire Motorsports Park, em Mosport. As classes GTS, TC/TCA/TCB também estarão presentes no circuito canadense localizado em Bowmanville, no estado de Ontário.

Comentários