Super GT: ZENT Cerumo é pole para os 500 km de Fuji

R2_GT500_PP038
A dupla Tachikawa/Ishiura conquistou a pole para os 500 km de Fuji, segunda etapa do Super GT

RIO DE JANEIRO – O feriado do “Golden Week” no Japão tem como grande atração no automobilismo local a disputa dos 500 km de Fuji. Nesta madrugada de quarta para quinta-feira, pelo horário de Brasília, 44 carros vão dar a largada para a 2ª etapa do Super GT.

O treino classificatório disputado nesta quarta-feira apontou o Lexus LC500 da equipe ZENT Cerumo como o pole position. O #38 de Hiroaki Ishiura/Yuji Tachikawa fez a melhor volta do Q2 em 1’27″825 para os 4,563 km do circuito, superando por três décimos de segundo o Nissan GT-R Nismo #23 do japonês Tsugio Matsuda e do italiano Ronnie Quintarelli.

Andrea Caldarelli/Kazuya Oshima classificaram outro Lexus, este da equipe Wako’s Le Mans, na segunda fila do grid, trazendo o #36 de James Rossiter/Daisuke Ito – que substitui Kazuki Nakajima, envolvido com a disputa do WEC, em quarto.

Os atuais campeões Heikki Kövalainen/Kohei Hirate ficaram com o 5º lugar do grid, enquanto Nick Cassidy/Ryo Hirakawa, que venceram a prova inaugural da temporada 2017 em Okayama, avançaram para o Q2 apesar dos 40 kg extras de lastro adicional. Mas ficaram com a sétima colocação.

O único Honda NSX-GT que foi disputar a pole foi o #8 da ARTA, com Tomoki Nojiri/Takashi Kobayashi marcando o 8º tempo. O Nissan de Daiki Sasaki/João Paulo de Oliveira ficou com a décima-quarta posição do grid, com o tempo de 1’29″458.

8049_R2_GT300_PP004
Apesar do lastro adicional pela vitória em Okayama, a equipe Goodsmile Hatsunemiku comemorou a conquista da pole para os 500 km de Fuji na classe GT300

Na divisão GT300, a equipe Goodsmile Hatsunemiku do ex-piloto de Fórmula 1 Ukyo Katayama levou a melhor na definição do grid: a Mercedes-AMG GT3 de Tatsuya Kataoka/Nobuteru Taniguchi, apesar dos 40 kg extras pela vitória em Okayama, foi o carro mais rápido do Q2, marcando 1’35″824 – 0″106 melhor que o Porsche da equipe Gulf NAC guiado pela dupla Kyosuke Mineo/Jono Lester. Ambos os carros são equipados com pneus Yokohama.

Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim (Gainer Tanax) colocaram mais uma Mercedes-AMG na linha de frente, com o 3º tempo. A dupla Yuichi Nakayama/Sho Tsuboi ficou com o quarto tempo a bordo do Lexus RC-F GT3 da LM Corsa, seguidos pelo Lamborghini Huracán da Shop Channel e pelo Subaru BRZ da R&D Sport.

Entre os carros “Mother Chassis” desenvolvidos pela Dome e inscritos no GT300, o Toyota de Takamitsu Matsui/Tsubasa Kondo foi o mais rápido de sua categoria, ficando com a oitava posição.

O blog terá o vídeo com o live streaming dos 500 km de Fuji nesta madrugada. A transmissão começa às 2h10 pelo horário de Brasília.

Comentários