Um pódio com sabor de vitória

watermarked_thumbnail
A dupla Jaime Melo/Niccolò Schirò (segunda Ferrari na foto) quase venceu uma das provas em Imola, no retorno do brasileiro ao automobilismo internacional

RIO DE JANEIRO – O retorno de Jaime Melo ao automobilismo internacional não poderia ter sido mais feliz. Ou, por outra: ficaria melhor ainda se o piloto brasileiro tivesse ganho a 2ª prova da rodada dupla inaugural do Campeonato Italiano de Grã-Turismo (CIGT), disputada neste fim de semana em Imola.

Mas está ótimo: Jaime e seu parceiro Niccolò Schirò fizeram um belo papel com a Ferrari 488 GT3 da equipe Easy Race. Terminaram no 4º lugar no sábado e no domingo, largaram da pole position, com Schirò a bordo até a troca obrigatória de pilotos. Por conta do critério de handicap, relativo ao desempenho da disputa anterior, a dupla não precisou ficar mais do que o mínimo obrigatório nos boxes. E o brasileiro assumiu a liderança da corrida que tinha duração de 48 minutos, mais uma volta.

Parecia que ficaria assim até o final e Jaime sustentou até o penúltimo giro o primeiro lugar, apesar da forte pressão de Mirko Venturi, que conduzia a Ferrari da Black Bull Swiss Racing. Mas houve um contato entre os dois carros na curva Rivazza e Jaime saiu da pista. Caiu para a 3ª posição, superado também pelo Lamborghini de Alex Frassinetti/Michele Beretta.

Venturi e seu parceiro Stefano Gai bisaram as vitórias em Imola, saindo do circuito com a liderança do campeonato. Eles somam 40 pontos, contra 30 de Beretta/Frassinetti e 20 de Melo/Schirò.

É bom lembrar que Jaime não foi o único brasileiro na pista em Imola neste fim de semana do CIGT: Felipe Ortiz fez sua estreia sucedendo Nicolas Costa, campeão da série Super GT Cup ano passado, na equipe Vincenzo Sospiri Racing. Em dupla com o chinês Liang Jia Tong, Ortiz foi 2º colocado no sábado e na etapa deste domingo ficou em quinto porque o brasileiro queimou a largada e foi obrigado a pagar um drive-through.

Assim, Felipe e seu parceiro saíram da etapa de Imola com 22 pontos somados e o 3º lugar na classificação, empatados com Matteo Desideri/Pietro Negra, os vencedores da prova #1. Riccardo Cazzaniga/Antonio D’Amico foram os vitoriosos no sábado e com o 4º lugar neste domingo, lideram com 28 pontos.

A próxima rodada será em Misano Adriático, no circuito Marco Simoncelli, dia 4 de junho. E desde já, fica a esperança de que Jaime Melo, depois de tudo o que passou nos últimos anos, tenha superado os episódios infelizes que macularam sua trajetória no automobilismo e possa encarar com dignidade essa segunda chance que recebeu.

Que seja uma doce volta por cima para o cascavelense.

Ele merece.

Comentários