Vai começar o Brasileiro de Turismo 1600
RIO DE JANEIRO – Finalmente o automobilismo brasileiro tem uma categoria à altura de sua realidade, sem querer desmerecer ninguém envolvido – seja pilotos, preparadores ou demais integrantes de equipe. É que neste fim de semana, vai começar o Brasileiro de Turismo 1600, o que podemos chamar de forma legítima de Brasileiro de Marcas, uma vez que os carros que serão vistos nas pistas são exatamente iguais àqueles que estão à disposição do consumidor nas concessionárias.
Nada de carros “originais de série” com motor único. Aqui serão respeitadas as características estéticas e mecânicas dos veículos com cilindrada de até 1,6 litro de capacidade cúbica.
A competição será organizada pela Scuderia JK Empreendimentos Automobilísticos e, tão logo o campeonato foi apresentado, as inscrições se multiplicaram como Gremlins. Só até o mês passado, eram 50 interessados em participar da temporada que terá seis rodadas e 12 etapas, começando neste fim de semana em Cascavel, no Paraná. O regulamento permite carros fabricados no Mercosul a partir de 1995, dos seguintes fabricantes: Chevrolet, Volkswagen, Ford, Fiat, Renault, Peugeot e Citroen.
O campeonato terá transmissões em Streaming via YouTube. E é claro que o blog vai disponibilizar os vídeos para que os leitores confiram todas as disputas. As classificações serão divididas em três categorias – A, B e Master. As duas provas do fim de semana terão duração de 23 minutos + 1 volta e começam às 9h05 e 12h50 deste domingo.
Infelizmente a Vicar não permite utilizar a denominação comum a todos os campeonatos regionais que utilizam esses carros, “Marcas”. É a categoria mais equibrada e interessante, mesmo não tendo o apoio de indústria automotiva.
Carros de verdade, ,sem frescuras, com preparação limitada e custo razoável, o segredo do sucesso.
Que notícia sensacional !!!
Tomara que o campeonato cresça, com etapas em número ainda maior de praças.
Poucas coisas são tão bacanas quanto ver, in loco, carros disponíveis nas concessionárias raspando portas e pára-choques pelo asfalto.
Cara, acompánho teu trabalho a pouco tempo, uns 3 anos no maximo, mas depois dessa comparação com os Gremlins virei teu fã! kkkkk, tambem sou fã de corridas de Endurance e Turismo, quando adolescente enquanto meus amigos só sabiam oque era F1 eu ja curtia o Boesel no Grupo C ou tentava acompanhar corridas como Lemans e outras, saber que o Marcas voltou me deixa super feliz, nada contra os prototipos, mas ver carros de verdade num campeonato nacional é de deixar qualquer um de agua na boca.
Terá alguma etapa em SP?
Marcelo, pelo que vi no primeiro esboço de calendário, não. Mas não custa nada torcer.
Carros 1995?
Antigos demais, não?
Fica quase uma classic cup?
poderiam limitar a 10 anos (2007 em diante).
Brincadeiras à parte…. Gosto muito da idéia.
Só no Sul do Brasil são 7 autódromos com publico esperando eventos para enche-los.
Precisamos de atividade…
Agora, umas perguntas tecnicas… Quais os motores? 1.6 de preparação livre? E os pneus… Seriam radiais?
Excelente notícia. Quem já assistiu uma etapa de um campeonato regional sabe o quanto é disputado…e desses campeonatos saem alguns bons preparadores de motores, e até alguns pilotos que depois vão ocupar campeonatos como os da Vicar que dão suporte à Stock.