Vai começar o Brasileiro de Turismo 1600

Captura-de-Tela-2014-09-29-às-20.43.04-800x529
Uma competição que resgata a essência da disputa entre marcas e modelos diferentes, adequada à realidade do país: o Brasileiro de Turismo 1600 larga neste fim de semana em Cascavel

RIO DE JANEIRO – Finalmente o automobilismo brasileiro tem uma categoria à altura de sua realidade, sem querer desmerecer ninguém envolvido – seja pilotos, preparadores ou demais integrantes de equipe. É que neste fim de semana, vai começar o Brasileiro de Turismo 1600, o que podemos chamar de forma legítima de Brasileiro de Marcas, uma vez que os carros que serão vistos nas pistas são exatamente iguais àqueles que estão à disposição do consumidor nas concessionárias.

Nada de carros “originais de série” com motor único. Aqui serão respeitadas as características estéticas e mecânicas dos veículos com cilindrada de até 1,6 litro de capacidade cúbica.

A competição será organizada pela Scuderia JK Empreendimentos Automobilísticos e, tão logo o campeonato foi apresentado, as inscrições se multiplicaram como Gremlins. Só até o mês passado, eram 50 interessados em participar da temporada que terá seis rodadas e 12 etapas, começando neste fim de semana em Cascavel, no Paraná. O regulamento permite carros fabricados no Mercosul a partir de 1995, dos seguintes fabricantes: Chevrolet, Volkswagen, Ford, Fiat, Renault, Peugeot e Citroen.

O campeonato terá transmissões em Streaming via YouTube. E é claro que o blog vai disponibilizar os vídeos para que os leitores confiram todas as disputas. As classificações serão divididas em três categorias – A, B e Master. As duas provas do fim de semana terão duração de 23 minutos + 1 volta e começam às 9h05 e 12h50 deste domingo.

Comentários

  • Infelizmente a Vicar não permite utilizar a denominação comum a todos os campeonatos regionais que utilizam esses carros, “Marcas”. É a categoria mais equibrada e interessante, mesmo não tendo o apoio de indústria automotiva.
    Carros de verdade, ,sem frescuras, com preparação limitada e custo razoável, o segredo do sucesso.

  • Que notícia sensacional !!!

    Tomara que o campeonato cresça, com etapas em número ainda maior de praças.

    Poucas coisas são tão bacanas quanto ver, in loco, carros disponíveis nas concessionárias raspando portas e pára-choques pelo asfalto.

  • Cara, acompánho teu trabalho a pouco tempo, uns 3 anos no maximo, mas depois dessa comparação com os Gremlins virei teu fã! kkkkk, tambem sou fã de corridas de Endurance e Turismo, quando adolescente enquanto meus amigos só sabiam oque era F1 eu ja curtia o Boesel no Grupo C ou tentava acompanhar corridas como Lemans e outras, saber que o Marcas voltou me deixa super feliz, nada contra os prototipos, mas ver carros de verdade num campeonato nacional é de deixar qualquer um de agua na boca.
    Terá alguma etapa em SP?

  • Carros 1995?
    Antigos demais, não?
    Fica quase uma classic cup?
    poderiam limitar a 10 anos (2007 em diante).

    Brincadeiras à parte…. Gosto muito da idéia.
    Só no Sul do Brasil são 7 autódromos com publico esperando eventos para enche-los.
    Precisamos de atividade…

    Agora, umas perguntas tecnicas… Quais os motores? 1.6 de preparação livre? E os pneus… Seriam radiais?

  • Excelente notícia. Quem já assistiu uma etapa de um campeonato regional sabe o quanto é disputado…e desses campeonatos saem alguns bons preparadores de motores, e até alguns pilotos que depois vão ocupar campeonatos como os da Vicar que dão suporte à Stock.