World Series V8: novo líder no pedaço

MON_FV8_DL-7601-1024x675RIO DE JANEIRO – Está nascendo um novo líder na World Series V8: o austríaco René Binder quebrou neste fim de semana um enorme jejum. Há cinco anos sem vencer uma corrida sequer, o piloto de 25 anos levou logo para casa os dois troféus de vencedor da 3ª rodada da temporada, disputada neste fim de semana no circuito italiano de Monza.

Companheiro de equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi, Binder foi bafejado pela sorte em ambas as oportunidades. Ontem, na prova #1, ele foi 2º na pista – mas como o israelense Roy Nissany acabou punido com acréscimo de tempo de cinco segundos por vazar uma chicane logo na primeira volta e levar vantagem da situação, René subiu ao pódio pela primeira vez no topo, quebrando a escrita.

Hoje, o triunfo do piloto da Lotus se desenhou quando o Safety Car entrou na pista em decorrência de um acidente com o italiano Damiano Fioravanti. Binder parou para a troca obrigatória de pneus durante a neutralização da disputa – uma dose grande de sorte, que os outros pilotos não tiveram. Quando o russo Matevos Isaakyan, líder ocasional, precisou parar, Binder já estava com a faca e o queijo nas mãos para pegar a liderança – o que de fato aconteceu.

Roy Nissany liderou a primeira parte da disputa até o pit obrigatório e acabou mesmo na 2ª colocação, seguido pelo japonês Yu Kanamaru, que completava 23 anos neste domingo.

Pietro Fittipaldi salvou a quarta posição como melhor resultado do fim de semana, em mais uma corrida em que o brasileiro teve problemas no momento do arranque em cada uma das duas largadas. O brasileiro chegou a ser o 2º colocado, mas com o Safety Car, a sorte de Binder e um bom trabalho de Kanamaru antes da parada, ele perdeu contato com Roy Nissany e não teve chance de brigar pelo pódio.

Na véspera, foi ainda pior. Após largar mal, Pietro teve o pneu traseiro direito de seu carro furado. Voltou muito atrás, só para fazer a melhor volta. Terminou em 10º, mas depois ascendeu ao nono posto quando o italiano Giuseppe Cipriani acabou penalizado pelos comissários.

Com os resultados da rodada de Monza, Pietro sai como 3º colocado, 22 pontos atrás do próprio companheiro de equipe René Binder – uma distância considerável e que precisa ser descontada nas etapas que se realizarão em Jerez de la Frontera e Motorland Aragón, ambas na Espanha. Roy Nissany é o vice-líder a 17 pontos do austríaco.

Alfonso Celis Jr., que começou a etapa na ponta da tabela, acabou cometendo um erro na corrida de hoje e abandonou pela primeira vez na temporada, resultado que o fez cair para quarto, à frente do russo Egor Orudzhev, outro que teve um fim de semana para esquecer. Matevos Isaakyan fecha o top 6 da classificação.

A próxima rodada será em Jerez, no último fim de semana de maio.

Comentários