6h de Nürburgring: 29 carros e muitas caras novas na Alemanha

AUTO - WEC 6 HOURS OF NURBURGRING 2016
Largada das 6h de Nürbrugring do ano passado, ainda com a Audi na pista: a Porsche venceu as duas edições anteriores da prova que terá neste ano quatro brasileiros e diversas mudanças na lista de inscritos por conta da coincidência de datas com a Fórmula E em Nova York

RIO DE JANEIRO – Saiu a lista de inscritos para a 4ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC): as 6h de Nürburgring acontecem no próximo dia 16 – mesmo dia em que se encerra a rodada dupla de Nova York da Fórmula E, no que isto acarretará em alterações entre os pilotos que não poderão se alternar entre os Esporte-Protótipos e Grã-Turismos com os carros elétricos. Pelo menos cinco nomes já têm suas ausências confirmadas – mas por contrato, alguns nomes terão que competir obrigatoriamente na Alemanha.

É o caso de dois dos pilotos da Toyota: o suíço Sébastien Buemi e o argentino José María “Pechito” López estão garantidos na disputa de Endurance defendendo o construtor japonês. O caso de López já foi resolvido: Alex Lynn será seu substituto na rodada dupla novaiorquina da Fórmula E pela DS Virgin Racing. Mas Buemi, líder do campeonato, não pode se dar ao luxo de perder os pontos em jogo nos EUA. A e-Dams ainda não resolveu a situação e rumores apontam para que Pierre Gasly, que corre atualmente na Super Fórmula do Japão, seja o substituto do suíço, que ao se ausentar totalmente da prova dos carros elétricos poderá correr o risco da perda do bicampeonato.

Nelsinho Piquet e Nicolas Prost, por exemplo, não vão defender a Rebellion na Alemanha: já foram substituídos, respectivamente, por Pipo Derani e Filipe Albuquerque – que assim volta a trabalhar com Bruno Senna. Alex Lynn dará vez a Ben Hanley no carro #26 da G-Drive Racing e outra ausência é a de Jean-Éric Vergne: o francês da Manor vai defender a Techeetah em NY e o carro #24 terá Roberto Mehri a bordo. Sam Bird também não vai disputar as 6h de Nürburgring, dando prioridade à categoria dos elétricos. Em seu lugar na Ferrari 488 GTE #71 da AF Corse, virá o suíço Toni Vilander.

Lista de inscritos para as 6h de Nürburgring AQUI

O total de carros na etapa será de 29, graças à inscrição paralela do Ligier JS P217 da Tockwith Motorsports, que já disputara a prova de Spa-Francorchamps. Nigel Moore e Phil Hanson estarão a bordo. Para esta etapa, a trinca campeã em Le Mans, formada por Earl Bamber/Brendon Hartley/Timo Bernhard chega com a liderança do campeonato entre os pilotos de Esporte-Protótipo, somando 83 pontos contra 66 da trinca Buemi/Davidson/Nakajima e 50 de Ho-Pin Tung/Thomas Laurent/Oliver Jarvis, que conquistaram um impressionante 2º lugar geral em Sarthe.

André Negrão, que volta a defender a Signatech-Alpine Matmut, está em 6º lugar no campeonato, somando 24,5 pontos junto aos companheiros Nelson Panciatici e Pierre Ragues. Bruno Senna é o oitavo colocado da classificação com 22 e Nelsinho Piquet, que se não fosse a desclassificação técnica de seu carro estaria bem mais à frente no campeonato, está em 20º com 1,5 ponto somado.

Na classificação reservada somente aos pilotos da LMP2, a trinca da Jackie Chan DC Racing campeã em Sarthe disparou na classificação do campeonato. São 90 pontos para Tung/Jarvis/Laurent contra 52 de Senna/Canal/Prost e 42 de Gustavo Menezes/Matt Rao. André Negrão está em 6º lugar com 38 pontos e Nelsinho Piquet é o décimo, com 12.

O Campeonato Mundial para pilotos de Grã-Turismo chega à Alemanha com a trinca Pipo Derani/Harry Tincknell/Andy Priaulx comandando a tabela com 74 pontos, onze à frente de Jonathan Adam/Darren Turner/Daniel Serra. O contrato de Pipo com a Chip Ganassi Racing previa sua participação para apenas três corridas e Daniel, embora tenha assinado pelo mesmo período com a Aston Martin Racing, começa a colher os frutos do triunfo histórico em Le Mans. Tanto que os britânicos confirmaram a presença do piloto da Stock Car para mais uma etapa do Mundial de Endurance. Davide Rigon/Sam Bird estão em 3º lugar com 60 pontos, mas o britânico da AF Corse não disputa a próxima etapa.

Por fim, a classificação da LMGTE-AM aponta a trinca Mok Weng Sum/Keita Sawa/Matt Griffin comandando a classificação com 76 pontos, contra 70 de Mathias Lauda/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana e 63 de Marvin Dienst/Matteo Cairoli/Christian Ried.

Comentários

  • Sinceramente, eu ficaria com vergonha de ter que me ausentar de uma etapa do WEC para correr na FE, onde quer que fosse.

  • Você tem toda razão Gabriel não tem comparação.E pelo que entendi o Buemi vai perder as 2 corridas da F-e em Nova York, ou vai faltar no qualifying do sábado para correr apenas a primeira corrida ?