Blancpain GT Asia: estreia de brasileiro e 28 carros na rodada de Suzuka

timthumb

RIO DE JANEIRO –  O Blancpain GT Series Asia chega ao Japão neste fim de semana: o tradicional circuito de Suzuka verá a 3ª rodada dupla da temporada inaugural do certame organizado pela Stéphane Ratel Organisation (SRO), com diversas novidades – a começar pela presença de um piloto brasileiro.

O carioca Nicolas Costa estará a bordo do Lamborghini Huracán GT3 #66 da equipe do italiano Vincenzo Sospiri, dividindo o carro com o tailandês Sandy Stuvik, em substituição a Martin Kodric. No total, serão 28 carros na etapa japonesa, sendo 23 modelos GT3 e os restantes da subdivisão GT4.

Lista de inscritos para Suzuka AQUI

A notar algumas ausências em relação às provas anteriores: os times tailandeses que se inscreveram até que não surpreendem. Mas a Clearwater Racing, já ausente em Buriram, volta a ficar de fora do grid em Suzuka. Anthony Liu Xu/Davide Rizzo também não comparecem com a Ferrari 488 GT3 #37 da BBT Racing. A CMDT Eurasia igualmente estará fora da etapa do Japão, bem como o FIST-Team AAI, que já não vem frequentando o grid desde a rodada anterior.

Em compensação, três inscrições extras vêm do país do Sol Nascente: Hiroaki Nagai/Kota Sasaki estarão na Ferrari 488 GT3 da ARN com o número #28. A D’Station Racing inscreve um Porsche 991 GT3-R para Satoshi Hoshino/Seiji Ara e a Car Guy terá um Lamborghini Huracán para Kei Cozzolino/Takeshi Kimura, numeral #777.

A lista de inscritos também tem algumas substituições entre os pilotos: o chinês Lin Yue substituirá no #2 da FFF Racing Team by ACM o vencedor das 24 Horas de Le Mans na LMP2, Ho-Pin Tung. No carro #88 da Craft-Bamboo Racing estarão o britânico Devon Modell e o australiano Nick Foster, da equipe Gulf Racing UK no WEC. No #99, Peter Li volta a dividir o carro com Darryl O’Young.

Após a rodada da Tailândia, a situação do campeonato apresenta Hunter Abbott, da Gruppe M Racing, na liderança: ele soma 63 pontos, dois a mais que Marchy Lee/Shaun Thong, dupla da equipe Audi Hong Kong. Aditya Patel/Mitch Gilbert vêm em 3º lugar, com 58.

Na subdivisão GT3 Pro-Am, Abbott lidera com 78 pontos, contra 55 de Jeffrey Lee e 52 de Jiang Xin/Massimiliano Wiser. A classe GT3 Silver tem liderança de Lee/Thong, somando 80 pontos contra 68 de Gilbert/Patel e 48 da dupla Aidan Read/Alberto Di Folco. James Cai e Kenneth Lim são os ponteiros da GT3 Am, com 70 pontos.

A classificação da subclasse GT4 apresenta Eric Lo/Byron Tong (EKS Motorsports) na dianteira: eles somam 79 pontos – onze a mais que Frank Yu/Jean-Marc Merlin. Jeremy Wang/Keo Chang vêm em terceiro com 62.

O blog A Mil Por Hora terá os vídeos com o streaming dos treinos classificatórios e das duas provas do fim de semana no outro lado do planeta.

Comentários