Blancpain Sprint Series: começam treinos em Zolder com domínio dos Audi

timthumb (2)
O Audi de Jake Dennis/Pieter Schothorst liderou a primeira sessão de treinos livres da série Sprint do Blancpain GT em Zolder, na Bélgica

RIO DE JANEIRO – Após um ano de ausência, o tradicional circuito de Zolder, na Bélgica, volta a receber um evento das séries Blancpain GT. Nesse fim de semana, será disputada a 3ª rodada dupla da Sprint Series, que já teve neste ano provas em Misano e Brands Hatch. Um total de 33 carros estão inscritos para a competição.

Lista de inscritos para Zolder AQUI

Com 86 pontos e três vitórias nas últimas quatro corridas disputadas, seja Sprint ou Endurance, Christian Engelhart/Mirko Bortolotti vêm defender em Zolder sua liderança geral com o Lamborghini Huracán #63 da Grässer. No primeiro treino livre de hoje, terminaram em 13º lugar. As posições da linha de frente foram todas dominadas por pilotos e equipes com o modelo Audi R8 LMS.

Jake Dennis/Pieter Schothorst foram os mais velozes da sessão, marcando 1’30″064, um décimo à frente do #5 guiado por Marcel Fässler/Dries Vanthoor. A ISR ocupou terceira e quarta colocações com Filip Salaquarda/Clemens Schmid e Kevin Ceccon/Frank Stippler, respectivamente. Os atuais campeões Enzo Ide/Christopher Mies fecharam o top 5.

O melhor entre os não-Audi e também o mais rápido da Silver Cup foi o McLaren da Strakka Racing – 6º colocado com Lewis Williamson/David Fumanelli. Quem estreia pelo time de Nick Leventis é Côme Ledogar, formando dupla com Jonny Kane. Mas no primeiro treino, eles não foram além da 31ª colocação.

Na Pro-Am, a AKKA-ASP ficou com o melhor tempo – Jean-Luc Béaubélique/Jules Gounon ocuparam o 10º lugar geral, cinco posições à frente de Piti Birombhakdi/Carlo Van Dam. A Ferrari 458 Italia GT3 de David Perel/Stephen Earle é a única novidade entre os inscritos – e também o único carro da Am Cup, ocupando no primeiro treino a 25ª colocação.

As ausências em relação às primeiras provas são da Reiter Young Stars, que optou a partir dos 1000 km de Paul Ricard pelo programa de Endurance e também do Mercedes da equipe alemã Kornely Motorsport, que correu em Misano e Brands Hatch com  o inusitado patrocínio da personagem Hello Kitty.

Ainda hoje haverá mais um treino livre em Zolder, com os treinos classificatórios e a corrida #1 programados para amanhã. A prova classificatória será às 10h pelo horário de Brasília. Domingo, a corrida principal terá largada às 10h30. O blog traz o streaming do Blancpain Sprint Series ao vivo neste fim de semana.

Comentários