Equipes 24h de Le Mans – United Autosports (LMP2)

RIO DE JANEIRO – Segue o baile aqui no blog com a apresentação de todas as equipes participantes da 85ª 24 Horas de Le Mans e chegamos a mais uma estreia. É a vez da United Autosports, que tem gente da Fórmula 1 nos bastidores.

_0015_United_Autosports_Logo_36ae50

UNITED AUTOSPORTS
Sede: Leeds, Inglaterra
Site oficial: https://www.unitedautosports.com/
Twitter: @UnitedAutosport

Proprietários: Richard Dean e Zak Brown
Team Manager: Trevor Foster
Engenheiro: Gautier Boutelier

Carro: Ligier JS P217
Carroceria: Monocoque em fibra de carbono
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Transmissão: X-Trac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 930 kg
Tanque de combustível: 75 litros

Total de voltas percorridas no Journée Test: 77 (1.049,433 km)
Top speed: 333,9 km/h

lm-test-2017-finish-order-20

A história da United Autosports é muito interessante. Não é propriamente uma equipe novata, pois já participa há pelo menos uma década – e ativamente – de corridas de outras categorias. O que impressiona é a demora que esta escuderia mostrou para chegar às 24 Horas de Le Mans se comparada às outras estreantes na prova deste ano, uma vez que a expertise adquirida noutras categorias – principalmente em provas de Grã-Turismo, permitiria ao time se preparar sem grandes percalços.

Mas os donos Richard Dean e Zak Brown (ele mesmo que vocês estão pensando, o CEO da McLaren), jamais se permitiram a ousadia. No máximo quando chegaram os protótipos LMP3 é que veio a ideia de Le Mans e ela de fato brotou quando o time, muito competitivo na última temporada, emplacou o título do ELMS em sua categoria. Aí sim veio a passagem para a LMP2, a vitória logo na estreia em Silverstone e o time se entusiasmou. Mas o resultado em Monza e o desempenho nos testes de Le Mans foi um balde de água fria.

A equipe já viu que seu carro não está ainda à altura dos Oreca numa pista exigente como esta e pelo menos o carro #32 foi o “best of the rest” durante o último Journée Test. Nem o trabalho do ótimo engenheiro Gautier Boutelier e muito menos a chefia do ex-Fórmula 1 Trevor Foster na retaguarda desanuvia a sensação de que só com o azar dos outros o time sediado em Leeds vai alcançar um bom resultado nos dias 17 e 18 de junho.

Ponto forte: Filipe Albuquerque e a organização da equipe
Ponto fraco: a diferença de desempenho em relação aos protótipos Oreca

Os pilotos do #32:

Owen_William_32_05 copy_80558e

WILLIAM OWEN (EUA)
Twitter: @WOwen23
Graduação: Prata
Data de nascimento: 23/02/1995 (22 anos)
Cidade natal: Castle Rock, Colorado
Participações nas 24h de Le Mans: estreante
Tempo no Journée Test: 3’36″809 (25 voltas)

Sadeleer_Hugo_32_05 copy_56358e

HUGO DE SADELEER (Suíça)
Twitter: @hugodesadeleer
Graduação: Prata
Data de nascimento: 16/07/1997 (19 anos)
Cidade natal: Lausanne, Cantão de Vaud
Participações nas 24h de Le Mans: estreante
Tempo no Journée Test: 3’36″061 (21 voltas)

Alburquerque_Filipe_32_88 copy_19658e

FILIPE ALBUQUERQUE (Portugal)
Twitter: @AlbuquerqueFil
Graduação: Platina
Data de nascimento: 13/06/1985 (31 anos)
Cidade natal: Coimbra
Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado em Le Mans: 7º lugar em 2015
Tempo no Journée Test: 3’31″907 (31 voltas)

Comentários