Porsche vence 500 km de Curitiba e é líder no Dopamina Endurance

315044_711594_br_marcel_inicio_img_20170624_wa0013_1_
Um grid colorido e cheio na 2ª etapa do Dopamina Endurance, válida pelo Campeonato Brasileiro, em Pinhais (Foto: Rodrigo Guimarães/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – O último sábado mostrou que o Endurance está mais vivo do que nunca em nível nacional. Grid de largada com 37 carros, máquinas espetaculares e excelentes disputas marcaram os 500 km de Curitiba, segunda etapa do Campeonato Brasileiro, o Dopamina Endurance – corrida que o blog disponibilizou aos leitores ao vivo, via streaming. E um dos favoritos fez valer suas credenciais: o belo Porsche 911 GT3-R de Ricardo Maurício/Marcel Visconde completou as 136 voltas previstas e levou a quadriculada da vitória, a primeira da dupla do carro #20 no campeonato.

Não foi uma vitória tão fácil porque a corrida foi atribulada e cheia de incidentes que levaram a várias entradas do Safety Car. O Porsche logo assumiu a ponta na volta inicial e numa das janelas para a parada obrigatória o carro da Stuttgart perdeu algumas posições. Marcel Visconde assumiu o volante e em determinado momento da disputa, se viu atrás do MR18 Audi Turbo da dupla Emílio Padron/Fernando Fortes, que fez excelente corrida. Mas o carro germânico é um cavalo de batalha e em condições normais, é superior aos adversários.

Provou isso quando recuperou a ponta e de lá não mais saiu. Quando Ricardo Maurício reassumiu o volante no lugar do parceiro, seguiu na mesma toada até a quadriculada final, com pouco mais de 3h36min de disputa. A melhor volta da prova também foi do Porsche #20, em 1’17″881. E a vantagem ao fim da prova foi de uma volta inteira sobre o carro #117 de Padron/Fortes.

315044_711580_br_marcel_img_20170623_wa0012
Marcel Visconde/Ricardo Maurício foram os grandes vencedores da prova de Curitiba. A próxima será no fim de julho: os 500 km de Interlagos

Vencedores em Tarumã, Tiel Andrade/Franco Pasquale superaram algumas adversidades durante a disputa e conseguiram levar o MC Tubarão IX ao 3º lugar geral e na categoria GP1, um resultado que os deixa próximos dos líderes do campeonato. Alexandre Finardi/Carlos Antunes também se recuperaram de problemas – inclusive uma rodada – e o MRX Nissan da equipe do Bira Jacobsen conquistou a quarta posição na geral e na classe principal. O Lamborghini de Marcelo Sant’Anna/Kreis Júnior/William Freire fechou o top 5.

Pena que a disputa não tenha tido mais carros: o pole position AJR Honda de Juliano Moro/Oswaldo Scheer/Cristiano Almeida quebrou cedo, na nona volta. O Audi R8 LMS de Fábio Ebrahim/Betinho Valério, que regressou às pistas neste fim de semana, também andou bem, mas acabou desistindo. Mas a corrida teve um bom índice técnico: 24 dos 37 carros receberam a quadriculada e houve ainda a desclassificação do Gol de Geraldo e Algacir Sermann, por atitude antiesportiva contra um adversário.

Nas demais classes, Aldoir Sette/Marcelo Campagnolo conquistaram o 6º lugar geral e a vitória na P2 com seu MRX de motor Honda. Eles derrotaram o MC Tubarão Mugen de Paulo Souza/Mauro Kern por menos de cinco segundos na quadriculada. Marcelo Vianna/Júlio Martini driblaram uma troca de motor na véspera e deram à equipe MC Tubarão a vitória na divisão P3, com o oitavo posto na classificação final.

O Sonic com motor Stock V8 de André Senger/Humberto Giacomello ganhou a pontuação máxima na GT1 porque a Ferrari de Telmo Tecchio/Ricardo Mendes/Carlos Kray teve problemas com um furo de pneu e atrasou-se. Na GT2, pena que os três carros inscritos tiveram problemas e o que terminou melhor colocado foi o Stock de Giulio Borlenghi/Rafael Reis, que acabou saindo da prova com menos de 12 minutos para o fim. E na divisão TS/T, o Gol de Juarez Terres/Ricardo Terres/Pedro Ávila fechou a disputa como o único carro a terminar, já que o outro carro inscrito foi excluído da disputa.

A 3ª etapa do Dopamina Endurance – Campeonato Brasileiro – será no templo sagrado do automobilismo brasileiro: os 500 km de Interlagos, marcados para 29 de julho. Se Papai do Céu permitir, lá estaremos.

Classificação final dos 500 km de Curitiba:

1. #20 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R – categoria GP1
136 voltas em 3h36min52seg231

2. #117 Emílio Padron/Fernando Fortes
Protótipo MR18 Audi Turbo – categoria GP1
a 1 volta

3. #5 Tiel Andrade/Franco Pasquale
Protótipo MC Tubarão IX Ford Duratec Turbo – categoria GP1
a 2 voltas

4. #80 Alexandre Finardi/Carlos Antunes
Protótipo MRX Nissan V6 – categoria GP1
a 3 voltas

5. #31 Marcelo Sant’Anna/William Freire/Kreis Júnior
Lamborghini Gallardo LP560-4 – categoria GP1
a 4 voltas

6. #7 Marcelo Campagnolo/Aldoir Sette
Protótipo MRX Honda – categoria P2
a 5 voltas

7. #32 Paulo Souza/Mauro Kern
Protótipo MC Tubarão Mugen Honda – categoria P2
a 5 voltas

8. #69 Marcelo Vianna/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão VIII VW – categoria P3
a 10 voltas

9. #25 Ney Faustini/Maurício Salla
Protótipo Cobalt V8 – categoria GP1
a 10 voltas

10. #17 André Senger/Humberto Giacomello
Chevrolet Sonic Stock Car V8 – categoria GT1
a 11 voltas

Comentários

  • E olha que o Stock de Giulio Borlenghi/Rafael Reis quase não andou, eu estava na equipe do box vizinho. Com a supervisão do André Bragantini, eles estavam apenas treinando, então entravam no box, ficavam um tempo lá, trocavam de piloto, iam e voltavam sem compromisso. A vitória caiu de para quedas ma valeu, estavam ali.
    Pena que muitos carros que dariam uma boa disputa nas classes, quebraram cedo, como dito por vc, o do Moro, o Audi, o línea e 2 MR18. O Porsche é muito rápido e consistente, a equipe e sua esrutura de box tinha garçom e medico a disposição e o marcel foi muito receptivo no pós pódio tirando umas curiosidades nossa sobre o carro, inclusive num comparativo aos da Cup. Perguntei sobre as 12 horas de Tarumã e ele disse que esta na lista. Tomara.