PWC: Fong e Long vencem em Road America

Fong-Wins
Adderly Fong venceu em Road America pela primeira vez no Pirelli World Challenge

RIO DE JANEIRO – O Pirelli World Challenge voltou neste fim de semana ao formato de provas Sprint na temporada 2017 após três eventos Sprint-X, com corridas em dupla e duração maior das baterias. No circuito Road America, em Elkhart Lake, foram disputadas a quarta e a quinta etapas. E no sábado, o sino-canadense Adderly Fong, de 27 anos, conquistou sua primeira vitória na categoria.

O piloto da equipe Bentley Racing Absolute deu à marca britânica a primeira vitória no PWC desde 2015 – cortesia de Chris Dyson, lá mesmo em Road America – num fim de semana que entrou para a história do construtor, já que na Europa venceram os 1000 km de Paul Ricard, válidos pelo Blancpain Endurance Series. Fong saiu da pole position, fez a volta mais rápida e venceu com 0″685 de vantagem para o Porsche de Patrick Long. Isto porque o tetracampeão Johnny O’Connell, que tentou discutir a ponta com o rival da Bentley após a largada, acabou rodando e despencando para a última colocação. O tetracampeão da categoria ainda voltou para chegar em oitavo.

Michael Cooper ganhou três posições logo no início e se manteve inabalável para conquistar um pódio com o Cadillac ATS-V.R, seguido por Daniel Mancinelli, Peter Kox e Álvaro Parente, que chegou a Road America como líder do campeonato na série Sprint. Xandinho Negrão disputou a prova com a Mercedes-AMG GT3 da MCC Motorsports, terminando em 15º na geral e décimo-segundo na divisão GT Pro.

Na GT Am, vitória de James Sofronas com o Porsche da GMG Racing, seguido por John Potter no Audi da Magnus Racing e Tim Pappas, com a Mercedes-AMG GT3 da Black Swan. Yuki Harata, da Dream Racing, venceu entre os carros da GT Cup – além dele, apenas Marko Radisic alinhou, sem concluir a disputa no entanto.

A prova #2 foi bem mais atribulada e marcada por um violento acidente. Na 4ª volta, logo após uma relargada, Jon Fogarty colidiu com Ryan Eversley e perdeu o controle do Porsche 911 GT3-R da Gainsco/Bob Stallings Racing. O “Red Dragon” rodou e foi colhido pelo carro de Peter Kox, antes dos dois pilotos colidirem com a mureta de proteção. A direção de prova deu bandeira vermelha por 16 minutos, para reparos e limpeza da pista. Felizmente, ninguém se machucou gravemente.

longwin
Patrick Long impediu a “varrida” do rival da Bentley e venceu domingo em Road America

Patrick Long inverteu os papéis no domingo e venceu com o Porsche da Wright Motorsports, impedindo a “varrida” de Adderly Fong e da Bentley. Johnny O’Connell levou a terceira colocação, sem que desta vez tivesse que cair para os últimos lugares. Daniel Mancinelli, Michael Cooper e Álvaro Parente fecharam o top 6. Xandinho Negrão foi de novo o 15º na geral e 12º entre os pilotos da Pro.

Na classe Am, James Sofronas emplacou mais uma vitória com seu Porsche, terminando a prova em décimo-segundo na geral. O pódio foi exatamente o mesmo da corrida anterior, sem tirar nem pôr: Potter foi o 2º e Pappas, o terceiro.

As duas baterias da categoria GTS foram ganhas pelo mesmo piloto: Ian James levou o novo Panoz Avezzano a duas vitórias consecutivas em Road America. George Kurtz fez o mesmo, só que entre os pilotos da divisão Am, com seu McLaren 570S. E na divisão TC, que correu em conjunto com a GTS – sem contar pontos para o campeonato, no entanto, vitórias de Nick Wittmer no sábado e Cody Ellsworth no domingo.

O brasileiro Rodrigo Baptista, que em Lime Rock chegou à primeira vitória no Pirelli World Challenge, foi punido no sábado por desrespeitar o procedimento de largada atrás do Safety Car e acabou despencando do 3º lugar na pista para o 29º na divulgação do resultado oficial. Na prova de domingo, ele chegou em quinto.

A próxima prova do Pirelli World Challenge será em Mid-Ohio, no último fim de semana de julho.

Comentários