Só deu Miguel no International GT Open em Paul Ricard

ramos web
Miguel Ramos e Mikkel Mac Jensen triunfaram em Paul Ricard e quebraram a sequência de vitórias dos Lexus no International GT Open

RIO DE JANEIRO – Seja em bom português ou no idioma nórdico, só deu Miguel no International GT Open em Paul Ricard: Mikkel Mac Jensen conquistou a pole position para a etapa de abertura da rodada #3 da temporada 2017 e no correr da disputa, o dinamarquês e seu parceiro Miguel Ramos tiveram o mérito de faturar a primeira vitória para eles e para a equipe suíça Spirit of Race (braço da AF Corse) no campeonato, quebrando assim uma sequência de quatro triunfos do modelo Lexus RC-F GT3 nas provas disputadas no Estoril e em Spa-Francorchamps.

A corrida, disputada sob sol e temperatura próxima de 30ºC em Paul Ricard, começou com atraso. É que a Lamborghini Huracán que seria guiada pelo ex-piloto de Fórmula 1 Vitantonio Liuzzi e pelo japonês Hiroshi Hamaguchi teve um princípio de incêndio nas voltas de alinhamento em decorrência de um vazamento de óleo, o que demandou a entrada da equipe de limpeza. O início, previsto para cerca de 16h15 na hora local, só aconteceu cerca de 10 minutos depois.

E dada a largada, quem pulou espetacularmente bem do 3º lugar do grid para a liderança foi o brasileiro Augusto Farfus, mantendo a ponta a bordo da BMM M6 GT3 da equipe Téo Martin Motorsport por mais da metade dos 70 minutos previstos. Rob Bell assumiu a 2ª posição e a Ferrari de Mac Jensen baixou para a terceira. Na 8ª volta, com problemas na direção de seu Lexus RC-F GT3, abandonou o líder do campeonato até então, Dominik Farnbacher.

Farfus começou a sofrer com problemas de pneus, mas manteve a liderança sob controle enquanto o pau comia atrás do carro do brasileiro. A briga pelo 2º posto era frenética entre Bell, o italiano Giovanni Venturini (Lamborghini Huracán da Imperiale Racing) e Tom Onslow-Cole (Mercedes-AMG da SPS Automotive Performance). Na 14ª passagem, o britânico da Balfe Motorsport seria superado pelos dois adversários.

Quando os boxes foram abertos para as trocas de pilotos, respeitando o handicap de alguns dos inscritos, a Spirit of Race chamou Mac Jensen mais cedo e entregou o carro #488 em decisão estratégica para o luso Miguel Ramos. Farfus, então líder, parou na 18ª volta. Mas ao parar e ceder o assento ao parceiro Lourenço Beirão da Veiga, uma fumaça preta e espessa saiu por baixo de sua BMW: um vazamento de óleo vindo da transmissão lambuzou os freios e encerrou a corrida da equipe do carro bávaro de forma prematura.

Onslow-Cole, um dos últimos a parar, assim como Venturini, entregou seu carro a Valentin Pierburg. E quando este regressou, perdeu a liderança para Miguel Ramos. Na 23ª volta, Thomas Biagi, que assumiu a Lambo #1, superou Pierburg e assumiu de vez a segunda colocação, enquanto Philipp Frommenwiler se mantinha num confortável quarto posto.

Mais atrás, chamou a atenção a interessante disputa pelo 5º posto entre Shaun Balfe, Vito Postiglione e Marco Cioci. No fim, o italiano da AF Corse deixou os rivais para trás, enquanto a Lambo de Postiglione quebrava e Balfe perdia rendimento. A quebra do segundo carro da Imperiale permitiu que a dupla brasileira formada por Alan Hellmeister/Marcelo Hahn subisse ao pódio da divisão Pro-Am. Os pilotos da Drivex School terminaram em 8º lugar na geral, numa ótima corrida.

Na divisão Am, a Ferrari de Davide Rizzo/Alex Moiseev levou a melhor, depois que a Mercedes-AMG de Luis Silva/Antônio Coimbra foi vítima de uma rodada após liderar absoluta o primeiro trecho da disputa. Martin Konrad/Alexander Hrachowina levaram os pontos do 2º lugar na divisão e a dupla Jose Manuel Balbiani/Márcio Basso fechou o pódio, completando a corrida em 16º lugar na classificação geral.

O abandono dos irmãos Mario e Dominik Farnbacher deu um novo colorido ao campeonato: a dupla Costa/Frommenwiler agora comanda a tabela com 41 pontos, três à frente dos alemães que zeraram neste sábado. Com a vitória de hoje, Mac Jensen/Ramos subiram para 34 pontos, mesmo total de Thomas Biagi/Giovanni Venturini. Rob Bell/Shaun Balfe vêm em 5º lugar com 31. Entre os brasileiros, Nelsinho Piquet é o mais bem classificado, somando oito pontos com o 14º posto na tabela.

Na divisão Pro-Am, Balfe/Bell somam 33 pontos, contra 30 de Marco Cioci/Pier Giuseppe Perazzini e 24 de Duncan Tappy/Michael Benham. Marcelo Hahn subiu para quinto na classificação, com 17. E na classe Am, a dupla portuguesa Silva/Coimbra tem apenas um ponto de vantagem para Rizzo/Moiseev. Márcio Basso é o quarto colocado na tabela e Flávio Nonô Figueiredo – que não corre em Paul Ricard neste fim de semana – é o quinto.

A corrida #2 é neste domingo às 9h15 da manhã pelo horário de Brasília, com duração de 60 minutos. Antes, haverá a definição do grid a partir de 4h45. O blog vai trazer o live streaming da 6ª etapa do campeonato.

Comentários