6h de Nürburgring: Porsche lidera com 1-2 na sexta-feira

5968f5ba7c9e5
A Porsche liderou os treinos de sexta-feira para as 6 Horas de Nürburgring em dobradinha, com o carro #2 da trinca campeã em Le Mans sendo o mais rápido

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) abriu os trabalhos para a 4ª etapa do campeonato, as 6h de Nürburgring, com os primeiros treinos livres disputados nesta sexta-feira. E na primeira pista em que usou o pacote aerodinâmico com mais carga, a Porsche botou as asas de fora e fez 1-2 no agregado das duas sessões.

À tarde, Brendon Hartley marcou o melhor tempo em 1’38″663, confirmando o domínio do carro #2 ao longo do dia. Mais cedo, Timo Bernhard, com a pista ainda sem muita aderência, marcou 1’41″612 e estabeleceu a volta mais rápida da primeira sessão. A melhora de um treino para outro foi de quase três segundos.

Andre Lotterer ficou com o 2º melhor tempo a bordo do outro 919 Hybrid – 1’39″629, a 0″966 do tempo do neozelandês, integrante da trinca vencedora da última edição das 24 Horas de Le Mans. À Toyota, restou a terceira e quarta posições, com o carro #8 guiado por Anthony Davidson a 1″110 da melhor volta do dia e o #7 a 2″993, com Kamui Kobayashi a bordo. O ENSO CLM P1/01 Nismo da ByKolles completou poucas voltas nas duas sessões – nenhuma delas muito relevante.

Dessa forma, o quinto lugar na geral após a soma dos resultados dos dois treinos ficou com a G-Drive Racing e seu Oreca 07 LMP2. Ben Hanley, substituto do titular Alex Lynn, fez o melhor tempo do dia em 1’47″188. A G-Drive, mesmo que conquiste a pole, terá que pagar uma punição stop & hold de 3 minutos no box durante a corrida do próximo domingo por conta de uma colisão com um Porsche LMGTE-AM nas 24 Horas de Le Mans. Não será o únic0: o #24 da Manor levou um stop & hold de sete minutos graças a uma colisão de Jonathan Hirschi com um dos Ford GT EcoBoost da Chip Ganassi Racing. A direção de prova considerou o incidente “culpa total” do suíço e a trinca da CEFC Manor TRS Racing é quem pagará o pato na corrida.

A segunda posição da divisão ficou com o suíço Mathias Beche, com o carro #13 da Vaillante Rebellion que terá Pipo Derani em substituição a Nelsinho Piquet. O suíço marcou 1’47″410, enquanto Gustavo Menezes ficou com o 3º tempo entre os LMP2. Bruno Senna foi quarto colocado hoje e o #31 só não melhorou à tarde porque se envolveu numa colisão com o Porsche #77 da Dempsey Racing-Proton e o protótipo precisou ser reparado nos boxes para voltar à pista amanhã.

André Negrão, que deixou ótima impressão em sua estreia em Sarthe, continua muito bem a bordo do #35 da Signatech-Alpine Matmut. Foi o mais rápido do trio e ficou com a 5ª posição ao longo do dia. Já a Jackie Chan DC Racing, campeã das 24 Horas de Le Mans em sua categoria, não foi além do 7º tempo com o melhor de seus dois protótipos. Em sua volta aos LMP2, Pipo Derani fez apenas voltas de instalação pela manhã. De tarde, completou 11 voltas – a mais rápida delas em 1’48″961.

5968f5aed2bd3
Não foi só na LMP1 que a Porsche ficou à frente de todo mundo na sexta-feira: na LMGTE-PRO, também, com Fred Makowiecki

Além do melhor tempo na categoria principal, a Porsche foi a mais rápida também na LMGTE-PRO: o francês Fred Makowiecki ficou com o melhor tempo na principal categoria de Grã-Turismo, com 1’56″244, quase um décimo de segundo melhor que o dinamarquês Nicki Thiim a bordo de um dos dois Aston Martin Vantage GTE. Ale Pier Guidi foi o terceiro com a Ferrari da AF Corse e Stefan Mücke o quarto, com o Ford da Chip Ganassi Racing UK. Portanto, as quatro marcas ficaram nas quatro primeiras posições.

O Aston Martin do brasileiro Daniel Serra ficou com a 6ª posição ao fim do dia – o tempo de Daniel foi apenas 0″014 pior que o de Jonathan Adam, que foi o mais rápido da sexta-feira a bordo do #97. Enquanto isso, na LMGTE-AM, o espanhol Miguel Molina fechou os dois treinos como o mais rápido em sua Ferrari 488 GTE da Spirit of Race, registrando 1’57″592 contra 1’57″802 do irlandês Matt Griffin. Matteo Cairoli foi o mais rápido no Porsche #77 da Dempsey Racing-Proton, seguido pelo Aston Martin de Pedro Lamy e o Porsche da Gulf Racing com Ben Barker.

O terceiro e último treino livre será realizado às 9h45 locais (4h45 de Brasília) neste sábado, com a definição do grid a partir de 14h55 locais (9h55 de Brasília). Transmissão somente pelo live streaming do site oficial (paga, é bom lembrar). O Fox Sports só exibirá highlights das 6h de Nürburgring durante a próxima semana.

Comentários