6h de Nürburgring: Toyota rouba a pole da Porsche

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Desta vez não foi sozinho: Kamui Kobayashi e José María López conquistaram para a Toyota a pole position para as 6h de Nürburgring que serão disputadas neste domingo

RIO DE JANEIRO – Correndo em casa, a Porsche era a natural favorita à pole para a disputa das 6h de Nürburgring, quarta etapa do FIA World Endurance Championship. Mas a marca de Weissach se esqueceu de combinar com a Toyota – cuja sede de motorsport é também na Alemanha, em Colônia. A marca japonesa conquistou a pole position para a corrida deste domingo, pela quarta vez em quatro provas que se realizaram em 2017.

Desta vez, Kamui Kobayashi não trabalhou sozinho: o argentino José María “Pechito” López também andou muito bem no treino classificatório e, muito embora não tenha sido o mais rápido piloto – primazia que pertenceu a Andre Lotterer, da rival Porsche – a média de voltas foi melhor e rendeu ao carro #7 o ponto extra com o tempo de 1’38″118.

A média da dupla foi 0″154 melhor que a obtida por Timo Bernhard e Brendon Hartley, da tripulação do Porsche #2 atual campeão das 24 Horas de Le Mans e líder do campeonato após três etapas. E se Lotterer foi especialmente veloz no outro carro da marca germânica, Neel Jani ficou devendo. Por isso o carro #1 larga em 3º, à frente do outro Toyota partilhado na qualificação por Kazuki Nakajima e Anthony Davidson.

O ByKolles, em sua prova de despedida na atual temporada, não repetiu ao menos a razoável performance de Sarthe e numa pista muito seletiva e de trechos mais lentos, ficou devendo. O protótipo ENSO CLM P1/01 com motor Nissan biturbo só foi mais rápido que um LMP2 na formação do grid.

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A Jackie Chan DC Racing levou a pole na classe LMP2 por herança, mercê a desclassificação do #26 da G-Drive Racing por infração técnica

Menos mal que atrás dele ainda largará o Oreca 07 Gibson que fez a pole da LMP2 com Ben Hanley e Pierre Thiriet em revezamento no treino classificatório. A G-Drive Racing perdeu a posição de honra porque o chamado “skid block”, a prancha de madeira que fica sob o assoalho do bólido, apresentava um desgaste superior ao tolerável pelo artigo 3.5.6 do regulamento técnico da categoria. Para piorar, o carro #26 ainda terá que pagar um pênalti de 3 minutos por conta de um incidente em Le Mans.

Assim, a pole position da categoria caiu no colo do #38 da Jackie Chan DC Racing, 2º colocado geral nas 24 Horas de Le Mans, com mais uma performance soberba do francês Thomas Laurent junto ao britânico Oliver Jarvis. Em segundo, sai o carro #31 da Vaillante Rebellion que teve a bordo o brasileiro Bruno Senna e o também francês Julien Canal – que acabou dando uma rodada no final da sessão.

“Entramos na pista buscando a pole, muito importante aqui pelas dificuldades de ultrapassagem do traçado, mas as condições do asfalto evoluíram ao longo do dia e talvez não tenhamos nos adaptado tão bem quanto nossos adversários. Acho que ainda tinha um décimo para melhorar, mas no final não teria feito diferença”, frisou Bruno.

Mathias Beche e David Heinemeier-Hänsson fizeram também um bom trabalho a bordo do segundo protótipo da Vaillante Rebellion, que terá outro brasileiro – Pipo Derani. O suíço ajudou o carro #13 a largar de terceiro na categoria e sétimo da geral. André Negrão e um de seus parceiros, Nelson Panciatici, ajudaram a classificar o #35 da Signatech-Alpine Matmut na quarta posição da classe. Contudo, em virtude de um incidente com um dos Toyota, a tripulação terá que pagar um stop & hold de 30 segundos durante a corrida.

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Primeira: pole position da LMGTE-PRO ficou com o novo Porsche 911 GTE dotado de motor central-traseiro

Na LMGTE-PRO, a honra do ponto extra, pela primeira vez em 2017, ficou com a Porsche e seu 911 GTE de motor central-traseiro: o #92 tripulado por Michael Christensen e Kévin Estre bateu o Aston Martin dos atuais campeões Nicki Thiim e Marco Sørensen por respeitáveis 0″345 na média da melhor volta dos dois pilotos. Os alemães mostraram que não vieram a esta prova para passear, já que o #91 de Fred Makowiecki/Richard Lietz acabou na terceira posição do treino, à frente do melhor Ford GT e da melhor Ferrari.

O Aston Martin #97 foi classificado desta vez por Daniel Serra (numa absurda prova de confiança do time na capacidade do brasileiro, após a vitória em Le Mans) e por Jonathan Adam. Se o primeiro foi bem e fez o tempo de 1’54″834 na média de suas duas voltas mais rápidas, Adam foi pior e ficou a um segundo do brasileiro. Com isso, o carro ficou na oitava e última posição da categoria – o que é complicado numa divisão tão equilibrada e numa pista de ultrapassagens dificílimas.

Já na LMGTE-AM, os integrantes do #98 – no caso, Pedro Lamy e Paul Dalla Lana – foram bem mais felizes: o português encaixou uma ótima média (melhor que a de Jonathan Adam) e o canadense foi o mais rápido com sobras dentre os pilotos de graduação prata ou bronze. Assim, não ficou difícil coletar mais um ponto extra na temporada. A 2ª posição ficou com o Porsche de Matteo Cairoli e Christian Ried, da equipe Dempsey Racing-Proton, seguidos por Miguel Molina e Thomas Flöhr, da Spirit of Race.

As 6h de Nürburgring terão largada às 8h de Brasília neste domingo. O Fox Sports só vai exibir highlights. A transmissão ao vivo é no site oficial, em live streaming pago.

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