Havaianas… Havaianas… Halo!

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RIO DE JANEIRO – Nem Shield e nem Aeroscreen: a FIA faz saber, via press release, que o horrendo Halo, que mais parecem tiras gigantes das indefectíveis e popularíssimas sandálias Havaianas, vai mesmo ser introduzido como o novo aparato de segurança dos Fórmula 1.

E já para o próximo ano. Decisão tomada na reunião do “Grupo de Estratégias” da Fórmula 1, que entre outros assuntos decidiu pela adoção do Halo em detrimento das outras opções apresentadas. O Shield, último testado, foi criticado por Sebastian Vettel por deixar o piloto alemão nauseado.

Sinceramente, não sei se foi a melhor decisão. Esteticamente os carros vão ficar pavorosos. Mas se os pilotos precisam de mais segurança e se é imperioso usar o Halo, paciência.

Automobilismo, desde que o mundo é mundo, é esporte de risco. Quando o piloto começa a se arriscar menos, é que chegou a hora de ir embora. É claro que falamos em vidas perdidas – a última delas foi a de Jules Bianchi, há exatos dois anos. Mas a Fórmula 1, por exemplo, passou 21 anos sem ter ninguém como vítima fatal. O período anterior à tragédia dupla de Imola com Roland Ratzenberger e Ayrton Senna foi de menos de oito anos, desde a perda de Elio de Angelis num teste privado em Paul Ricard e menos de 12 desde que Riccardo Paletti perdeu a vida em Montreal, 1982.

Então, do lado de fora, eu fico sem saber se realmente a opção pelo Halo valerá a pena em todos os sentidos. E ficam no ar algumas questões…

Será que ele resistiria ao peso de um trator se já estivesse protegendo a cabeça de Jules Bianchi em 2014?

Será que se nova mola voar (vai saber, né…), essa porra de Halo vai proteger a cabeça do piloto?

 

Comentários

  • Acho que esse Halo protege pouco ou quase nada. E se tomar uma pancada forte e quebrar, ainda pode atingir o piloto como se fosse uma lança (vide o braço de suspensão ou de direção que atingiu a cabeça do Ayrton Senna)
    No caso dos prototipos os parabrisas são curvos como o shield e nunca vi piloto de endurance reclamando de ´nauseas….Outro dia mesmo vi um video de dentro de um 917 em Nurburgring, e o parabrisas não só eh curvo como tem dois pilares laterais de toda a alrgura, que obstruem bastante a visão…e os pilotos dos 917 sempre desceram a borduna nas pistas, sem reclamar de nada !!!

    • É que o pára-brisa dos protótipos é maior do que um shield ou canopy estreito num cockpit de F1.’. A distorção que o policarbonato causa na visão do piloto pode atrapalhar num ponto de frenagem ou na proximidade de outros carros, ou mesmo causar náuseas (reação que depende de pessoa para pessoa).

  • Acho que esse Halo protege pouco ou quase nada. E se tomar uma pancada forte e quebrar, ainda pode atingir o piloto como se fosse uma lança (vide o braço de suspensão ou de direção que atingiu a cabeça do Ayrton Senna)
    No caso dos prototipos os parabrisas são curvos como o shield e nunca vi piloto de endurance reclamando de ´nauseas….Outro dia mesmo vi um video de dentro de um 917 em Nurburgring, e o parabrisas não só eh curvo como tem dois pilares laterais de toda a largura, que obstruem bastante a visão…..e os pilotos dos 917 sempre “desceram a borduna” nas pistas, sem reclamar de nada !!!
    Vai ver o Vettel ficou nauseado porque estava gravido e ainda não sabia….ele é muito prima-donna pro meu gosto.
    Eu optaria por um fechamento total tipo cabine de jato de combate, ou seja uma “carlinga” de platisco totalmente fechada, que protegeria contra objetos lançados e contra objetos que caen do alto. /claro que não suportariam bater entrando por baixo de tratores

  • A única coisa que eu consigo imaginar que isso proteja é de pneus desgarrados, mas já têm aqueles cabos, então não sei. A FIA poderia voltar a liberar todos aqueles penduricalhos aerodinâmicos de uma década atrás pra desviar a atenção, então.

  • Esse Halo com certeza teria salvo a vida do Justin Wilson,o filho do Surtees que o pneu pegou na cabeça,talvez o Senna,pq ninguém sabe como aquele pedaço de suspensão pegou na cabeça dele,o Jules Bianchi na minha opinião nem que ele estivece com Halo,aero screm ou qualquer outro objeto pra proteger a cabeça dele,ele teria morrido do mesmo jeito,sobre a mola do Felipe Massa,se ele tivece num carro de turismo aquela mola acertaria na cabeça dele,pq aquele cara é azarado,nunca vi ninguém ser campeão da fórmula 1 por 30 segundos

  • Que raiva dessa FIA, agora que os carros estão com uns visuais bonitos, com rodões e mais largos, a FIA, inventa de colocar esse treco horroroso nos carros. Eu acho que as equipes devem fazer alguma coisa, de forma a evitar esse negócio nos carros, tipo um boicote ou algo parecido. Este “Halo”, vai desfigurar completamente o carro de F1.

  • Cara, essa decisão tem mais selo de politicagem barata do que os acontecimentos atuais no Brasil.

    É incrível você ter 10 votantes, 9 serem contra, e a coisa ser aplicada. Mas o que eu acho mais chocante é que da parte deles, não há diálogo (público ao menos) sobre os prós e os contras, as estatísticas etc.

    Uma das pessoas que vi opinar de forma bastante clara sobre o assunto foi o Tony Kanaan em um dos Paddock GP. Primeiro, ele informou algo que muitos ainda insistem em não saber, o impacto na cabeça do Justin Wilson veio por cima, e nem o Halo nem o Shield evitariam. E o mais importante de tudo, é você balancear as probabilidades. Quantos acidentes fatais ocorreram nas principais categorias de fórmula nos últimos 10/15 anos? Destes quantos o Halo evitaria? Quantos % dos acidentes em geral essas fatalidades representam? Será que essa decisão não pode aumentar o número de acidentes? Ou dificultar resgates?

    Esse assunto sempre me lembra as repercussões de acidentes aéreos. A comoção é imensa, porém a probabilidade continua ínfima. E sim, sempre tira-se algo positivo de tais acidentes, mas nada é tomado à ferro e fogo. O caso do Massa, por exemplo, teve como resultado um avanço na proteção dos capacetes na região da viseira. No caso do Bianchi, houve a adoção do Virtual Safety Car. Mesmo no caso do Senna, os autódromos ganharam inúmeros recursos de segurança.

  • Esteticamente pavoroso. Não vou discutir a questão de segurança, que num carro de F1 nunca será total. Mas o impacto negativo no público será grande, em um momento que a categoria tenta trazer novos fãs. O pior é que se vingar, vira padrão para as demais categorias de fórmula. Gostaria que o conceito do shield fosse melhor desenvolvido, pra mim foi a melhor opção visual das três apresentadas.

  • A FIA está tentando prevenir um acidente como o do Bianchi com isso aí?!?! É só por safety car quando tiver uma chuva daquela e um trator do lado da pista em uma curva de alta!!!!!!!!! Dessas últimas mortes no automobilismo eu creio que a única morte evitada com as havaianas seria a do Surtees… pedaços de carros (como aconteceu com o Wilson, a mola que quase matou o Massa, a morte do Senna, do Paletti, etc não teriam sido evitados com esse treco aí!! A FIA está dando a entender que todo ano há morte na F1! É como você disse Rodrigo, excluindo a morte do Bianchi, que protetor nenhum o salvaria, havia 20 anos sem morte de piloto na F1, porque os carros são (muito) seguros! Com os carros atuais eu acredito que até o Senna teria sobrevivido àquele acidente… mas enfim… temos que engolir!

  • O piloto vai ter que ter muita sorte para o detrito acertar o carro no angulo certo. Imagina se um piloto se machucar gravemente em um acidente em que o tal do halo deveria protegê-lo?

    • Será que fizeram estudo, porque me parece que se algum defeito ricochetear no pavoroso Halo, ao invés de desviar a trajetória para fora, poderá ser direcionada para dentro do cockpit, e não dá para prever as consequências, pois deverá variar de tipo , massa e volume.

  • Eu já bato nessa tecla a muito tempo: Esse halo aí (ou mesmo outras imposições de proteção de cabeça que a FIA fez de tudo pra enfiar goela abaixo) é uma forma da FIA se livrar da responsabilidade na morte do Bianchi, eu sei que posso estar falando uma besteira desmedida, fazendo uma acusação grave, podem me repreender, mas é o meu ponto de vista. Aquele trator JAMAIS deveria ficar do lado de dentro da pista, ele jamais deveria estar ali, naquela situação de chuva extrema e visibilidade quase nula e com carros na pista, a FIA quem permitiu aquela situação, e quando viu a fatalidade se concretizou. Foi negligência dela, e agora como forma de tirar peso da consciência, quer implementar a todo custo essa coisa horrível que, pra mim, afeta o conceito de monoposto de roda aberta além de não ter nenhuma eficiência comprovada de fato, ou isso por acaso vai parar uma eventual mola voadora outra vez? Daí pra FIA é muito mais fácil impor essas soluções bizarras do que de fato ela assumir alguma responsabilidade naquela tragédia, o que de fato ela nunca fez, e provavelmente nunca o fará.

    • Igor, concordo plenamente com você. A responsabilidade pela morte do Bianchi é 100% da FIA, aquilo foi uma sucessão de erros infantis na direção da corrida que acabaram custando a vida de alguém.

      Agora, se é pra usar essa joça, é melhor fechar o cockpit logo de uma vez.

      É inacreditável o amadorismo com que a F1 e o automobilismo em geral é gerido.

  • Ainda acho que colocar uma bolha fechada no cockpit, transparente ou fumê, seria melhor do que este Halo.

    Seria um Shield encurtado em forma de gota, que envolve toda parte superior do cockpit.

    Algo parecido com o cockpit dos protótipos da WEC.

    Espero que os estudos continuem e adotem no futuro.

    • Essa bolha teria que ser feita do mesmo material que os canopies de caças são feitos, algo tão care que é completamente fora de questão até para a F1.

  • Uma das coisas mais incríveis dessa história toda é que praticamente descartaram o shield depois dele ter sido testado por meia volta pelo piloto mais reclamão do grid, quicá do mundo inteiro…

  • Além de ser horrendo esteticamente, esse troço proteje pouco ou quase nada. Sendo util apenas contra objetos grandes ou médios. E, ainda assim, considerando-se o ângulo de incidência do mesmo. Aliás, na eventualidade de um objeto pontiagudo (pedaço de asas ou detritos de pista) avançar na direção do piloto, podendo rechicotear nesse troço e ser lançado para dentro do cockpit. Imagine se aquela mola (Felipe Massa), em vez do capacete, tivesse atingido o tórax do piloto.