IMSA: apenas 24 carros em Lime Rock

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RIO DE JANEIRO – A 8ª etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, no circuito localizado em Lakeville, no estado de Connecticut, marca o primeiro de dois eventos da série em que os carros das classes Grã-Turismo terão a pista todinha para eles, sem se preocupar com os Protótipos. Por isso, a lista de entradas não tem um total de carros tão significativo, embora o plantel seja muito forte. A organização divulgou a prévia com 24 carros para o evento e o único brasileiro presente será Oswaldo Negri, defendendo a Michael Shank Racing com um Acura NSX-GT3.

Lista de inscritos para Lime Rock

Com pouco mais de 2,4 km de extensão, o apertado circuito sedia a terceira batalha em quatro semanas entre os carros das classes GTLM e GTD. Faltam ainda cinco corridas para ambas – a começar desta – e a luta pelo título está muito equilibrada, especialmente na GTLM.

Apesar de apenas oito carros inscritos, a disputa está muito parelha entre os quatro construtores presentes – muito embora o BoP mais recente tenha servido à ascensão da BMW, que soma duas vitórias consecutivas. A equipe de Bobby Rahal, depois de um início claudicante, luta agora na parte de cima da tabela, com Bill Auberlen/Alexander Sims bastante próximos de Jan Magnussen/Antonio Garcia, que lideram o campeonato com apenas três pontos de vantagem.

No ano passado, a Corvette venceu esta prova com Oliver Gavin/Tommy Milner, mas não só os bávaros estão de olho nesse topo de pódio: a Porsche ainda não venceu com seu novo projeto nos EUA e Gianmaria Bruni continua a adaptação ao carro em sua terceira prova pela casa de Weissach. A Ford Chip Ganassi Racing vem na chamada “seca”, pois nas seis corridas anteriores, ganhou somente na abertura em Daytona.

O plantel da classe GTD terá 16 carros com a participação extra da Alex Job Racing – o que não estava previsto desde o princípio do campeonato, já que a equipe estava inscrita somente para as provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup – e quem também regressa é a TRG: o time de Kevin Buckler vendeu seu Porsche 911 GT3-R para uma outra organização e o bom e velho Aston Martin Vantage GT3 reaparecerá com Brandon Davis e James Davison. Outra novidade será a presença de Jesse Krohn com a equipe Turner Motorsport, compondo uma boa dupla com Jens Klingmann.

Sem ter ganho uma única corrida até aqui – mas com seis pódios (quatro vezes em 2º lugar e duas em 3º) – a dupla Christina Nielsen/Alessandro Balzan lidera a temporada com 203 pontos contra 195 de Ben Keating/Jeroen Bleekemolen, que após dois triunfos consecutivos, têm tido uma sequência ruim de resultados.

Comentários

  • Oi Rodrigo como vai.? Você não tem a impressão de que a LMP1 do WEC está igual ao começo dos anos 90, só que agora ao invés de Peugeot e Mazda , temos a mesma situação com Porsche e Toyota ?
    Abraço

  • Olá Rodrigo, tudo bem ?
    Qual a razão de termos um calendário diferente para os GT’S, e ainda por cima maior do que o “principal” ? Parece logística e economicamente contraditório.
    Obrigado e um abraço !

    • Danilo, a razão é que a IMSA faz um calendário com um número X de corridas, mas não são todas que contam com todas as equipes. Veja o GP de Detroit, por exemplo. Lá, a GTLM não correu porque havia cinco carros de três equipes na França para a disputa das 24h de Le Mans.

      E outra: nem todos os circuitos possuem a logística adequada para ter todas as categorias competindo juntas. Ou a pista é curta – caso de Lime Rock – ou a capacidade do Paddock não atende todas as classes – caso de Laguna Seca.

      De mais a mais, a Prototype Challenge, que será extinta ao fim do ano, só estará presente em mais dois eventos. Com apenas três carros na temporada regular, ela já não tem mais nenhuma serventia na série.

      Abraços!