IMSA: pole da Tequila Patrón ESM e Derani para as 6h de Watkins Glen

pipopole
P1: trabalho excepcional de Pipo Derani e o brasileiro conquista a primeira pole da Tequila Patrón ESM. O Fox Sports 2 transmite a disputa das 6h de Watkins Glen AO VIVO neste domingo (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – Finalmente o domínio dos Cadillac DPi-V.R chegou ao fim em qualificação: a Tequila Patrón ESM conquistou neste sábado a pole position para a disputa das 6h de Watkins Glen, sexta etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. E com uma performance extraordinária do brasileiro Pipo Derani, que já foi o astro da escuderia ano passado nas vitórias conquistadas em Daytona e Sebring.

A bordo do Nissan Ligier DPi, o piloto de 23 anos – que retorna ao carro após alguns meses afastado e envolvido com o programa da Ford e da Chip Ganassi no WEC – quebrou os cronômetros ao marcar 1’34″405 para os 5,435 km do circuito novaiorquino – tornando-se o primeiro a marcar a média de 130 mph com um Esporte-Protótipo.

Não foi uma conquista de pole tão fácil assim para Derani: o francês Olivier Pla deu muito trabalho e mostrou toda a sua competência com o Ligier JS P217 da PR1/Mathiasen Motorsports. Ele mostrou que é um piloto excepcional e fez sua melhor volta em 1’34″567, apenas 0″162 mais lento que o brasileiro. Ponto para a Onroak Automotive, que coloca dois de seus chassis na primeira fila.

E ponto também para Christian Fittipaldi, que conseguiu num último esforço superar o Cadillac dos invictos ‘irmaõs metralha’ Jordan e Ricky Taylor, marcando o 3º tempo do grid – e dentro do mesmo segundo da pole. Ricky não ficou muito longe, já que classificou seu #10 com a quarta posição.

Parceiro de Bruno Senna, o estadunidense Johannes Van Overbeek chegou a se posicionar entre os três mais rápidos em dado momento da sessão, mas acabou em 5º. Eric Curran colocou o carro dos atuais campeões da IMSA em sexto, à frente do Riley da Visit Florida, do Oreca da JDC-Miller e dos dois Mazda DPi da Speedsource.

Na Prototype Challenge, nenhuma surpresa: James French veio fácil para a pole – quarta do #38 da Performance Tech Motorsports – com o tempo de 1’40″049, dois segundos mais rápido que Don Yount com o carro #20 da BAR1 Motorsports. Brian Alder, com o terceiro e último carro inscrito, foi superado por todos os carros da GTLM e ainda bateu em sua última volta de classificação…

handpole11
No último suspiro, Joey Hand fez a pole position das 6h de Watkins Glen para os carros da GTLM

A disputa da GTLM foi acirrada como de costume e os oito carros ficaram dentro do mesmo segundo. E após uma alternância incrível entre os mais rápidos na pole, quem garantiu a posição de honra em sua divisão foi Joey Hand. O piloto estadunidense marcou 1’42″507, superando as BMW M6 GTLM de Alexander Sims e Martin Tomczyk, que vieram na sequência, antecedendo o segundo Ford GT guiado por Richard Westbrook.

A Porsche chegou a ocupar a liderança da classificação em sua categoria com o #911, mas Patrick Pilet acabou em 5º, com o melhor Corvette em sexto. O #912 em que estreará o italiano Gianmaria Bruni ficou com a sétima posição e os veteranos Antonio Garcia/Jan Magnussen foram relegados ao último posto – mas é uma prova de seis horas de duração e tudo pode acontecer.

Já na GTD, o treino acabou interrompido antes dos 15 minutos regulamentares por conta de uma senhora porrada de Sage Karam a bordo de um dos Lexus RC-F GT3 da equipe 3GT Racing. O parceiro de Scott Pruett perdeu o controle do carro na curva 10 do circuito e destruiu completamente a seção dianteira do Lexus. Como provocou uma bandeira vermelha, Karam perdeu a volta mais rápida: ele tinha o 5º tempo da divisão e acabou baixando para nono.

A melhor volta e a pole, comprovando o ótimo momento dos Acura NSX-GT3 da Michael Shank Racing, foi de Andy Lally, marcando 1’46″051, 0″220 mais rápido que o Audi R8 LMS de Lawson Aschenbach. Bom trabalho também de Jack Hawksworth, que classificou o outro Lexus em terceiro.

Companheiro do brasileiro Oswaldo Negri, Jeff Segal fez também uma boa volta e ficou em quarto na categoria, seguido pelo experiente Paolo Ruberti e por Justin Marks na BMW da Turner Motorsport. Ao todo, foram cinco marcas diferentes nas seis primeiras posições.

As 6h de Watkins Glen serão transmitidas AO VIVO e na ÍNTEGRA pelo Fox Sports 2 a partir de 11h com Thiago Alves, Rodrigo Mattar (vulgo eu) e Edgard Mello Filho. Não percam!

Comentários

  • Finalmente,pois até agora só nas 12 h sebring um chassi não cadillac da Rebellion que largou na pole com Neel Jani, e amanhã deveremos ter uma corridaça não perco por nada