McLaughlin versus Whincup: duelo à vista no Supercars?

New-heights
Jamie Whincup e Scott McLaughlin: uma vitória e um 2º lugar para cada um em Townsville – prenúncio de uma luta titânica até o fim do campeonato do Supercars australiano

RIO DE JANEIRO – Agora a temporada do Supercars da Austrália parece caminhar para uma luta titânica entre duas potências da categoria: DJR Team Penske e Red Bull Racing Australia, também conhecida como Triple Eight Race Engineering. E para um embate que promete muito, tendo como protagonistas o neozelandês Scott McLaughlin, de 24 anos e o seis vezes campeão Jamie Whincup, uma década mais velho.

No último fim de semana, no circuito urbano de Townsville, eles foram os grandes personagens das duas provas, numa batalha absolutamente igual e que teve para ambos o mesmo resultado: vitória e 2º lugar para cada um. A fase da Penske é melhor, o que contribui para que McLaughlin seja o novo líder do campeonato. Em 14 corridas – ainda que se considere para os compêndios a prova cancelada em Symmons Plains – o neozelandês tem nada menos que nove pole positions. A vitória na prova #1 do fim de semana foi também a oitava da equipe, sendo cinco de McLaughlin e três do antigo líder do campeonato, Fabian Coulthard.

Whincup, em contrapartida, só chegou à sua primeira vitória em 2017 agora, mas a regularidade do multicampeão tem feito a diferença a seu favor, com nada menos que sete pódios nas últimas quatro rodadas e nove vezes entre os três primeiros neste ano. O pior resultado dele é um 18º lugar em Phillip Island.

Enquanto Coulthard baixou da dianteira que ocupava após Darwin para 3º na classificação, o atual campeão Shane Van Gisbergen vem num discreto quarto posto, seguido por Chaz Mostert – único a vencer por outra equipe que não Penske e Red Bull neste ano – e Mark “Frosty” Winterbottom. Craig Lowndes é o sétimo na classificação sem ter conquistado um único pódio neste ano. O top 10 fecha com Garth Tander, Cameron Waters e David Reynolds.

Os pilotos Nissan vêm mal no campeonato: o melhor deles é Rick Kelly em décimo-sexto lugar. A próxima etapa do campeonato será no fim de julho em Ipswich, no Queensland Raceway. Após a rodada de Eastern Creek, os times começam a preparação para o certame paralelo de Endurance, com provas em Sandown, Bathurst e Surfers Paradise. Para essas provas, apenas a Lucas Dumbrell Motorsport não definiu os copilotos dos dois carros do time.

Comentários