Porsche “varre” em Lime Rock

IMSA WeatherTech Series
Em meio ao tráfego: a Porsche “varreu” em Lime Rock nas duas categorias que disputaram a prova de sábado no estado de Connecticut (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – No primeiro de dois eventos exclusivos dos Grã-Turismo no IMSA Weather Tech SportsCar Championship, deu Porsche na cabeça: o construtor alemão simplesmente “varreu” nas duas categorias e conquistou, ainda de quebra, a primeira vitória do 911 RSR com motor central-traseiro, desenvolvido exaustivamente durante o último ano para as competições a partir de 2017.

Na pista curta de Lime Rock Park, os Porsches estavam à vontade e foram absolutos no resultado final, com vitória geral de Patrick Pilet/Dirk Werner e dobradinha com Laurens Vanthoor/Gianmaria Bruni – que fizeram a pole position e perderam o primeiro lugar porque o italiano fez uma excursão para fora da pista e depois no pit stop perdeu-se tempo precioso, o que foi decisivo para a vitória da dupla do carro #911.

A Chip Ganassi Racing optou por uma estratégia diferente, pensando que a corrida teria muitas bandeiras amarelas e o #67 de Ryan Briscoe/Richard Westbrook assim daria o pulo do gato para superar os alemães, já que completaram nada menos que 86 voltas no primeiro “stint” com um carro que tem 92 litros de combustível no tanque.

Mas não aconteceu nem uma coisa, nem outra: a prova foi “caution free”, algo inédito nas provas em que só os GTs correm e Briscoe precisou de um rápido splash and dash no final. Acabaram em 5º lugar, com Martin Tomczyk/John Edwards salvando o pódio depois que o alemão resistiu à enorme pressão de Antonio Garcia, que junto a Jan Magnussen mantém a liderança do campeonato.

O domínio dos Porsche não se resumiu à classe principal: na GTD, por pouco não houve outro 1-2, com vitória de Patrick Lindsey/Jörg Bergmeister, seguidos de Madison Snow/Bryan Sellers e também por Patrick Long/Daniel Morad. As batalhas nessa categoria foram garantia de animação, especialmente envolvendo o Acura de Katherine Legge/Andy Lally. A britânica parecia “virada no Jiraya” e botou dois adversários pra fora da pista – levando inclusive dois drive-through por conta disso.

Mesmo assim, conseguiram o 5º lugar – apenas e tão somente porque o Aston Martin da equipe TRG guiado por Brandon Davis/James Davison quebrou perto do finalzinho. Alessandro Balzan/Christina Nielsen completaram a disputa em sexto, o pior resultado da dupla desde o abandono em Daytona, quebrando uma sequência de cinco pódios. Mesmo sem vitória nenhuma, os dois seguem na liderança do campeonato em sua categoria, novamente beneficiados por problemas na Mercedes-AMG de Jeroen Bleekemolen/Ben Keating.

Oswaldo Negri e Jeff Segal sofreram com a falta de ritmo do Acura #86 da Michael Shank Racing e lutaram com bravura para terminar onde dava. Acabaram em 16º na geral e nono na categoria – mesma posição que ocupam na tabela de classificação, com 174 pontos.

A temporada tem prosseguimento no próximo dia 6 em Elkhart Lake, no Wisconsin. As duas categorias de Protótipos estarão de volta. Espera-se que a Risi Competizione também, assim como é prevista a participação da Lone Star Racing com sua Mercedes-AMG na classe GTD.

Comentários