SRO divulga calendários para 2018

MOTORSPORT : BLANCPAIN GT SERIES - ZOLDER (BEL) ROUND 5 06/01-04/2017
No próximo ano, Zolder será o circuito-sede da prova inaugural da temporada do Blancpain GT Series. Calendário foi divulgado hoje em Spa (Foto: Blancpain GT/Vision Sports Agency)

RIO DE JANEIRO – A Stéphane Ratel Organsation (SRO) divulgou hoje em coletiva de imprensa antes da disputa da Super Pole das 24 Horas de Spa-Francorchamps os calendários das séries internacionais para a próxima temporada – Blancpain GT (englobando Sprint e Endurance), Intercontinental GT Challenge (IGTC), Blancpain GT Series Asia e – novidade absoluta – o Campeonato Ásia-Pacífico de Endurance, que será bianual, começando com uma inédita prova em Hampton Downs, na Nova Zelândia, em data a ser definida.

O Blancpain GT continua com um total de 10 corridas, cinco de Sprint e cinco de longa duração, com destaque mais uma vez para os 1000 km de Paul Ricard e as 24 Horas de Spa-Francorchamps. A prova francesa foi antecipada em algumas semanas porque a data reservada ao evento agora será do GP da França de Fórmula 1. O pior é que o evento será no mesmo fim de semana do Journée Test de Le Mans.

Outra alteração é o palco da prova de abertura: Misano Adriático e seu evento noturno será trocado por Zolder como a prova inicial da temporada 2018, mas a pista italiana segue no calendário como a 3ª etapa da série Sprint. O campeonato de Endurance começa em Monza e termina em Barcelona, na Espanha.

O calendário do próximo ano do Intercontinental GT Challenge também vem com novidades: como já havia sido comentado pelo blog, os 1000 km de Suzuka do Super GT serão substituídos por uma prova de 10 horas de duração marcada para o fim de agosto. Bathurst, Spa e Mazda Raceway (Laguna Seca) são as demais pistas da competição de Endurance.

No Blancpain GT Series Asia, que terá seis rodadas e 12 corridas na próxima temporada, as divisões GT3 e GT4 vão correr em separado. Ratel espera poder contar com mais fabricantes envolvidos no regulamento FIA GT4 e, consequentemente, com mais carros e pilotos. Já o novo Campeonato Asia-Pacífico de Endurance, com três provas de 12 Horas de duração, vai contar com a prova de Sepang, na Malásia, preterida ano que vem no calendário de provas do IGTC em detrimento das 10 Horas de Suzuka.

Confira as datas:

Blancpain GT Series

7/8 de abril – Zolder (Sprint)
21/22 de abril – Monza (Endurance)
5/6 de maio – Brands Hatch (Sprint)
12/13 de maio – Silverstone (Endurance)
2/3 de junho – Paul Ricard (Endurance)
23/24 de junho – Misano (Sprint)
3 de julho – Test Day 24h de Spa-Francorchamps
26/29 de julho – 24h de Spa-Francorchamps (Endurance)
a definir – Hungaroring (Sprint)
15/16 de setembro – Nürburgring (Sprint)
29/30 de setembro – Barcelona (Endurance)

Intercontinental GT Challenge (IGTC)

2/4 de fevereiro – Liqui-Moly 12 Horas de Bathurst (Austrália)
26/29 de julho – Total 24 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
25/26 de agosto – 10 Horas de Suzuka (Japão)
20/21 de outubro – 8 Horas da Califórnia (EUA)

Blancpain GT Asia Series

14/15 de abril – Sepang (Malásia)
19/20 de maio – Buriram International (Tailândia)
a confirmar (junho ou julho) – Fuji (Japão)
30 de junho/1º de julho – Suzuka (Japão)
a confirmar (setembro) – Xangai (China)
a confirmar (outubro) – pista a confirmar (China)

Asia Pacific 36 Endurance Cup

a confirmar (novembro/dezembro) – 12 Horas de Hampton Downs (Nova Zelândia)
9 de dezembro – 12 Horas de Sepang (Malásia)
3 de fevereiro de 2019 – 12 Horas de Bathurst (Austrália)

Comentários