ELMS de volta à ação com 35 carros em Paul Ricard

Start-04 (1)
Largada no Red Bull Ring: o ELMS volta no último domingo do mês em Paul Ricard com disputas equilibradas pela liderança nas três categorias em disputa (Foto: Jakob Ebrey Photography)

RIO DE JANEIRO – Após uma pausa de um mês, o European Le Mans Series (ELMS) está de volta às pistas no próximo dia 27. O tradicional circuito francês de Paul Ricard, na região de Bandol, terá a 4ª etapa da temporada, mais uma vez com um bom grid. A organização confirmou a presença de 35 carros nas três categorias em disputa.

Lista de inscritos para as 4h de Paul Ricard AQUI

Serão 12 protótipos LMP2 na pista, junto a 17 carros da divisão LMP3 e os seis restantes da LMGTE. Na divisão principal de protótipos do ELMS, a novidade é a ausência da equipe britânica Tockwith Motorsports, que tinha um Ligier JS P217. O time pôs fim às suas atividades nesta temporada por conta de um problema absolutamente bizarro: o uso, sem autorização, de um vídeo promocional de um concorrente do programa “X-Factor”, que tem (ou teve, sei lá) uma versão brasileira. A decisão foi tomada pela família do piloto Phil Hanson e assim a parceria com Nigel Moore, que rendeu o título do AsLMS na divisão LMP3 na última temporada e a consequente conquista de uma vaga direta às 24h de Le Mans, está encerrada.

Isto posto, nesta corrida de Paul Ricard os pilotos Léo Roussel e Memo Rojas (G-Drive Racing), que terão mais uma vez Nicolas Minassian como parceiro, chegam como líderes da temporada com 62 pontos e uma vitória, contra duas do trio Will Owen/Hugo De Sadeleer/Filipe Albuquerque, que têm 58. A pista de Paul Ricard, com a longa reta Mistral, de 1,8 km de extensão, deve favorecer os protótipos Oreca 07 em detrimento do Ligier JS P217. Não se surpreendam se as equipes High Class Racing e Cetilar Villorba Corse andarem bem nesta etapa, porque o Dallara P217 é um carro muito rápido em velocidade de ponta.

Além de mais uma participação de Minassian, a torcida local verá muitos outros representantes da casa na LMP2. Nicolas Lapierre (DragonSpeed) e Olivier Pla (IDEC Sport Racing) são os principais nomes. Em compensação, Franck Matelli perdeu mesmo sua vaga no carro #40 da Graff Racing para o colombiano Gustavo Yacamán, que já defendera o time de Pascal Rauturier no Red Bull Ring.

Entre os inscritos da LMP3, a boa notícia é a chegada de um quarto Norma M30 à categoria: a Duqueine Engineering finalizou a montagem de mais um chassi e agora terá seus dois carros construídos pela marca de Norbert Santos. Com relação a pilotos, Nicolas Melin faz sua estreia exatamente no novo chassi Norma da Duqueine, enquanto Max Hanratty retorna a bordo do #12 da Eurointernational. A disputa pela liderança é acirrada: Sean Rayhall/John Falb (United Autosports) lideram com 45 pontos, assim como François Heriau/Jean-Baptiste Lahaye/Matthieu Lahaye (Ultimate). Alexandre Cougnaud/Antoine Jung/Romano Ricci (M.Racing-YMR) vêm em 3º lugar com 43.

Na LMGTE, nenhuma novidade em relação à etapa da Áustria. A trinca a ser batida é da equipe britânica TF Sport: Euan Hankey/Salih Yoluc/Nicki Thiim lideram com 59 pontos, seis à frente de Robert Smith e Jody Fannin, da JMW Motorsport. Jonathan Cocker é o terceiro, tendo disputado uma prova a menos. Os vencedores no Red Bull Ring, Aaron Scott/Duncan Russell Cameron/Matt Griffin estão em 4º lugar com 38 pontos.

Comentários