ELMS: DragonSpeed e Lapierre começam na frente em Paul Ricard

21-DragonSpeed-Oreca-ELMS-Paul-Ricard-2017

RIO DE JANEIRO – Finalmente o European Le Mans Series está de volta e começaram as atividades de pista para a 4ª etapa, que acontece neste domingo no tradicional circuito francês de Paul Ricard. Quem fez as honras da casa foi Nicolas Lapierre: o piloto da DragonSpeed levou o Oreca 07 #21 ao melhor tempo desta sexta-feira de treino livre – o único realizado, afora o Bronze Test mais cedo, para os pilotos de graduação inferior ganharem mais horas de voo a bordo de seus carros na pista de 5,791 km de extensão.

Lapierre fez o tempo de 1’54″234, menos de um décimo de segundo à frente do #39 da Graff Racing, em que Enzo Guibbert foi o piloto responsável pela volta mais rápida da equipe de Pascal Rauturier. Assistido pela DragonSpeed, o #22 dos líderes do campeonato Léo Roussel e Memo Rojas, mais o experiente Nicolas Minassian, ficou com a 3ª colocação – a pouco mais de meio segundo do melhor tempo do treino.

Os garotos Egor Orudzhev e Mateevos Isaakyan se constituíram na grata surpresa do treino com o Dallara da SMP Racing: os russos ficaram com o quarto tempo ainda dentro do mesmo segundo de Lapierre. O melhor Ligier ficou em 5º, cortesia da United Autosports, com a trinca Filipe Albuquerque/Will Owen/Hugo de Sadeleer.

Na classe LMP3, a novidade foi o melhor tempo de Alex Kapadia a bordo do Ligier JS P3 #15 da equipe britânica RLR MSport. O piloto estabeleceu 2’03″054 e foi um décimo mais rápido que o compatriota Ross Kaiser, da também britânica 360 Racing. Sobrinho do multicampeão do WTCC Yvan Muller, Yann Ehrlacher fez novamente um bom trabalho e ficou com a 3ª posição a apenas sete centésimos do segundo colocado.

A quarta posição nos primeiros ensaios ficou com a AT Racing e seu Ligier guiado por Mikkel Mac Jensen, enquanto Wayne Boyd completou o grupo dos cinco primeiros. A Ultimate, que lidera o campeonato, fez o 6º tempo com Jean-Baptiste Lahaye, a pouco mais de meio segundo do melhor tempo. Dos 17 carros inscritos, nove ficaram dentro do mesmo segundo do tempo de Alex Kapadia.

Entre os LMGTE, prevaleceram os vencedores da etapa da Áustria: a Spirit of Race ficou na frente graças a Andrea Bertolini, no tempo de 2’05″961, 0″130 melhor que a marca do dinamarquês Nicki Thiim, da TF Sport. O outro Aston Martin inscrito veio a seguir com Ross Gunn em terceiro a praticamente um segundo do tempo da Ferrari do time vinculado à AF Corse.

Amanhã, os pilotos retornam à pista para mais um treino livre e depois definem o grid nas sessões de classificação que terão 10 minutos de duração para cada uma das três categorias e início às 13h45 locais (8h45 de Brasília), com transmissão ao vivo aqui no blog.

Comentários