PWC: primeira vitória do Acura e Ferrari quebra sequência de vitoriosos em Utah

U93Acura-696x522
O veteranaço Peter Kox e seu parceiro Mark Wilkins brilharam na prova de abertura de mais uma rodada do SprintX em Utah

RIO DE JANEIRO – No último fim de semana, o Pirelli World Challenge realizou a penúltima rodada dupla da série SprintX, onde os pilotos se revezam em corridas com duração de 60 minutos cada uma. As provas aconteceram no Utah Motorsports Campus, circuito salvo da extinção por um grupo de investidores e reuniram 31 carros nas provas principais da programação que contou ainda com outros 70 veículos das diversas categorias que compõem o evento.

No sábado, o veterano holandês Peter Kox conquistou a pole position para a primeira corrida da rodada dupla e o carro #93 da RealTime Racing partilhado com o canadense Mark Wilkins estava mesmo em ponto de bala. A dupla levou o primeiro triunfo dela e do modelo Acura NSX-GT3, chegando a um total de seis vencedores diferentes na temporada – a prova #2 de Mosport foi cancelada e será realizada no COTA, que abrigará uma inédita rodada tripla no encerramento da SprintX em 2017.

Daniel Mancinelli/Niccolò Schirò chegaram em 2º lugar com a Ferrari 488 GT3 da escuderia TR3 Racing, seguidos pelos experientes Patrick Long/Jörg Bergmeister, que estavam a bordo do Porsche #58 da Wright Motorsports – cuja equipe venceu na Pro-Am graças a Michael Schein/Jan Heylen, que fecharam a disputa na décima-primeira posição.

Nas demais subclasses, feito a GT Am, deu Momo NGT Motorsports com Henrique Cisneros/Jonathan Ziegelman; Erich Joiner/Andy Lee faturaram na GT Cup com um Porsche e na GTS ganhou a dupla da NOLASport, formada por Jason Hart e Matt Travis.

U31Ferrari31-696x464
A Ferrari #31 de Daniel Mancinelli/Niccolò Schirò foi a primeira a ganhar mais de uma corrida na SprintX

Com a melhor volta na prova do sábado, a dupla Mancinelli/Schirò obteve o direito de largar da pole position. E dessa vez a Ferrari da TR3 não deixou pra ninguém: os italianos foram dominantes do início ao fim das 26 voltas, foram os mais rápidos da pista e, com este resultado, quebraram a sequência de vitoriosos diferentes na SprintX.

Foi a primeira vitória de Schirò, é bem verdade. Mas Mancinelli venceu no VIR com Andrea Montermini a prova inaugural do campeonato e com isso tivemos um vencedor repetido pela primeira vez em 2017.

A RealTime Racing voltou a fazer um ótimo papel, pois quem chegou em 2º foi a dupla Tom Dyer/Ryan Eversley, seguidos do Cadillac ATS-V.R de Michael Cooper/Jordan Taylor. Os vencedores da véspera terminaram no domingo em 11º apenas.

Na GT Pro-Am, Michael Schein/Jan Heylen levaram mais uma na pista com o Porsche da Wright Motorsports. Mas acabaram perdendo a vitória numa canetada: a dupla não cumpriu o delta mínimo de 1min30seg entre entrada e saída de pit stop, bem como a troca de pilotos. Foram penalizados em 32 segundos, equivalentes a um drive through, o que ofertou a vitória no domingo à dupla formada por James Sofronas/Mathieu Jaminet, noutro Porsche – só que da GMG Racing. A dupla Ziegelman/Cisneros voltou a ganhar entre os carros da GT Am.

Nas demais categorias, Yuki Harata/Alessandro Bressan levaram o Lamborghini Huracán Super Trofeo da Dream Racing Motorsport ao primeiro lugar na GT Cup e Travis/Hart ganharam outra entre os GTS.

Por falar em GTS, esta subdivisão do Pirelli World Challenge disputou sua 7ª rodada dupla na temporada e o brasileiro Rodrigo Baptista comemorou a pole position no sábado e a vitória na prova #1. Foi o terceiro triunfo do piloto que defende a Flying Lizard Motorsports com um Porsche Cayman ClubSport MR4.

No domingo, porém, o piloto acabou apenas em 14º, cinco voltas atrasado: a vitória foi de Ian James a bordo de seu Panoz Avezzano. A liderança do campeonato segue nas mãos de Lawson Aschenbach, que antes da etapa de Utah tinha uma sólida vantagem para os rivais e que se mantém inalterada.

O Pirelli World Challenge volta a se reunir no início de setembro em Austin, no Texas. Lá, será definido o campeonato da SprintX com a inédita rodada tripla pelos motivos já descritos. As classes GTS e TC/TCA/TCB também farão parte da programação e são aguardados novamente mais de 100 carros, juntando todas as classes do evento.

Comentários