Recorde de inscritos no Blancpain GT Series Asia para Fuji

timthumb (2)
Com novos carros e equipes, afora o regresso de outros competidores, o Blancpain GT Series Asia terá recorde de participantes na etapa de Suzuka

RIO DE JANEIRO – Uma semana antes da clássica prova 1000 km de Suzuka – que é do Super GT, é bem verdade – o público japonês verá a volta do Blancpain GT Series Asia ao seu território. A quarta rodada dupla da temporada é neste fim de semana no Fuji Speedway, com recorde de inscritos: serão 34 carros na pista de 4,563 km de extensão brigando pela liderança do campeonato.

Nas provas anteriores realizadas na Malásia e Tailândia, fora a corrida de Suzuka, o grid teve ao todo 28 inscritos. A principal novidade é que a divisão GT4 terá a estreia do primeiro carro não-Porsche: a Clearwater Racing, equipe que disputa o WEC na divisão LMGTE-AM, inscreveu um McLaren 570S para Richard Wee/Mok Weng Sun.

Outras estreias previstas para a 4ª rodada são do Porsche 911 GT3-R da Porsche Team EBI para Yuya Sakamoto/Naoya Yamano e da SACCESS Racing com um Lamborghini Huracán alinhado para Yuki Urata/Makio Saitou. A BBT Racing se desvinculou da Ferrari após a ausência em Suzuka e vai de Audi R8 LMS, com Anthony Liu Xu/Davide Rizzo, a dupla habitual. Também retorna a CMRT Eurasia com um Aston Martin para James Cai/Kenneth Lim.

Ausente desde a rodada inaugural em Sepang, o FIST Team AAI promove seu regresso com dois carros: o #90 terá Jun San Chen/Shinichi Takagi. Jesse Krohn/Sean Walkinshaw – este último venceu a última corrida do Super GT na divisão GT300 em Fuji – formam a dupla do #91. Ambas as formações vão de BMW M6 GT3. No total, oito marcas diferentes estão inscritas para o evento.

Apesar do pódio na prova #2 em Suzuka, que valeu também a vitória na divisão Silver, o brasileiro Nicolas Costa não participa desta etapa. O croata Martin Kodric retorna ao volante do Lamborghini #66 da Vincenzo Sospiri Racing. Com isso, Nicolas não sairá dos 22 pontos na tabela, mas com possibilidade de perder muitas posições na classificação.

A liderança é de Hunter Abbott, que com a Mercedes-AMG GT3 da GruppeM Racing Team já conquistou duas vitórias e soma 94 pontos, oito à frente de Marchy Lee/Shaun Thong, que vêm em segundo. Nesta etapa, assim como em Buriram, Abbott terá como parceiro o veloz piloto alemão Maximilian Bühk.

O britânico também comanda a classificação específica dos pilotos Pro-Am, com 118 pontos, contra 79 de Jeffrey Lee e 75 do moçambicano naturalizado português Rui Águas. Na Silver, Marchy Lee/Shaun Thong têm 30 pontos de vantagem para Mitchell Gilbert/Aditya Patel, enquanto Nicolas Costa é o 9º colocado com 35. Na Am, lideram os japoneses Takuya Shirasaka/Naoto Takeda – a dupla da KCMG tem 93 pontos.

Na classificação dos GT4, Eric Lo Piu/Byron Tong (EKS Motorsports) vêm no comando da classificação com 109 pontos, tendo uma vitória e cinco pódios nas três rodadas anteriores. Keo Chang, que já correu com dois parceiros diferentes e venceu duas vezes no ano, tem 105. Jean-Marc Merlin/Frank Yu foram os que mais venceram – três vezes – só que uma exclusão em Buriram os deixou para trás, mas não muito. A dupla da Craft-Bamboo Racing está a apenas seis pontos da liderança.

O blog terá os vídeos ao vivo com a rodada dupla de Fuji.

Comentários