Recorde e pole surpreendente de João Paulo de Oliveira para os 1000 km de Suzuka

Kondo-Nissan-Super-GT-2017-Suzuka
João Paulo de Oliveira está nos compêndios dos 1000 km de Suzuka em sua última edição: pole histórica do brasileiro com novo recorde da pista para a GT500

RIO DE JANEIRO (Dá-lhe Gaijin!) – João Paulo de Oliveira já entrou para a história da última edição dos 1000 km de Suzuka, a acontecer na madrugada deste domingo pelo horário de Brasília. Haja o que houver, o piloto brasileiro deixou escrito seu nome no galardão da competição com a pole position conquistada neste sábado no circuito japonês. Com o Nissan GT-R da Forum Engineering Advan Kondo Racing, ele também estabeleceu o novo recorde da pista para o Super GT.

Com o tempo de 1’47″074, ele eclipsou a marca anterior em quatro décimos de segundo, dando uma esperança ao tradicional time de Masahiko Kondo em finalmente ganhar um dos mais tradicionais eventos do campeonato. Foi a sexta pole de João Paulo, a primeira da Kondo em décadas na categoria e o “Oribeira” busca enfim igualar Maurizio Sandro Sala, vencedor do evento em 1995 e se tornar vitorioso em sua 12ª participação na prova. Nunca a chance foi tão real.

“Desde que Daiki (Sasaki) classificou bem o carro no Q1, sabíamos que podíamos ter uma chance no Q2 se eu fosse capaz de encaixar uma volta limpa. Felizmente fui capaz. Estou feliz por conquistar essa última pole dos 1000 km de Suzuka”, comentou Oliveira.

Fato é que os carros com pneus Yokohama renderam bem e o Lexus #19 da WedsSport, com a trinca Yuji Kunimoto/Yuhi Sekiguchi/Kamui Kobayashi, ficou com a 2ª posição do grid superando também o antigo recorde do traçado, mas incapaz de roubar a pole do Nissan da Kondo. O tempo obtido por Kunimoto no Q2 foi de 1’47″269.

A segunda fila é inteira dos Honda NSX Concept GT: a terceira posição do grid é do carro #17 da Keihin com Koudai Tsukakoshi/Takashi Kogure, largando ao lado do #64 de Bertrand Baguette/Kosuke Matsuura. Esse bólido é alinhado pelo time de Satoru Nakajima e usa pneus Dunlop.

O campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button quase levou o Honda do Team Mugen para a segunda fase do treino classificatório. Acabou alijado por apenas 0″089 e larga da 9ª posição, à frente do Lexus do líder do campeonato James Rossiter, que carrega 88 kg extras de handicap por sua pontuação atual na tabela.

Os atuais campeões da prova – Hiroaki Ishiura e Yuji Tachikawa – partem da 13ª posição com o Lexus LC500 do ZENT Team Cerumo, enquanto os recentes vencedores em Fuji, Tomoki Nojiri/Takashi Kobayashi, fecham a raia entre os 15 inscritos da classe principal.

Super-GT-2017-Suzuka-BRZ
Mesmo com 82 kg extras, Kenta Yamashita levou o Toyota 86MC do VivaC Team Tsuchiya ao melhor tempo do grid e ao recorde na GT300

Na GT300, também houve quebra de recorde: com o Toyota 86MC #25 da VivaC Team Tsuchiya, o jovem Kenta Yamashita quebrou a marca anterior de Tadasuke Makino e registrou 1’57″543 – apesar dos 82 kg adicionais por conta da pontuação no campeonato após a 5ª etapa.

Os “Mother Chassis” construídos pela GTA – organizadora do campeonato – ocuparam as três primeiras posições do grid e todos eram o Toyota 86. Yukhi Nakayama ficou com a segunda posição na categoria e Natsu Sakaguchi classificou o “Mach 5” em terceiro. A Mercedes-AMG de Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka larga de quarto apesar dos 100 kg adicionais por conta da liderança do campeonato. Bom trabalho dos comandados de Ukio Katayama.

Vencedores em Fuji, Sean Walkinshaw/Takashi Kobayashi falharam – e por muito – a classificação para o Q2. Ficaram com o vigésimo-terceiro lugar entre os 30 carros da classe. A BMW do brasileiro Augusto Farfus também não foi bem em termos de performance e o carro #7, que teve Seiji Ara a bordo no Q1, não passou da 25ª colocação. Terão que remar para conseguir alguma coisa na corrida, que terá 172 voltas.

A última edição dos 1000 km de Suzuka começa à 0h30 pelo horário de Brasília, com transmissão AO VIVO e na íntegra aqui no blog.

Comentários