Recorde para Whincup no Supercars

Jamie-Whincup-960x540
O maior de todos os tempos? Seis vezes campeão, Jamie Whincup é o novo recordista de vitórias no Supercars australiano

RIO DE JANEIRO – A série Supercars da Austrália tem um novo recordista de vitórias: o hexacampeão Jamie Whincup, do Red Bull Racing Australia (a.k.a Triple Eight Engineering) venceu a corrida #2 em mais uma rodada disputada no Sydney Motorsports Park, em Eastern Creek, para superar a marca que ele dividia com outra lenda da categoria, Craig Lowndes, que também é um de seus companheiros de equipe junto ao atual campeão Shane Van Gisbergen.

Whincup chegou com o triunfo de domingo ao total de 106 vitórias na história da competição, passando o recorde que era de Lowndes até o início desta temporada. Em contrapartida, o piloto do Holden #888 não subiu uma única vez ao topo do pódio neste ano. Sétimo na classificação geral com 1446 pontos, sequer esteve entre os três primeiros: seu melhor resultado foi um 4º lugar até agora, enquanto Jamie ganhou duas vezes e conquistou onze pódios.

Com a vitória e o 3º lugar na primeira corrida, Whincup diminuiu também a diferença que o separava de Scott McLaughlin, da DJR Team Penske. São apenas 12 pontos entre eles, já que o piloto do carro #17, mesmo conquistando mais duas pole positions e ampliando seu recorde para 13 em 18 corridas realizadas nesta temporada, só alcançou um quarto lugar como melhor resultado em Eastern Creek. A 21ª posição na prova curta, por conta de uma punição que o fez despencar onze posições em relação ao resultado conquistado na pista, pode lhe custar caro daqui para diante na luta pelo título.

Fabian Coulthard, também da equipe DJR Team Penske, venceu a prova #1 em Eastern Creeek e permanece vivo na briga pela linha de frente do campeonato. O piloto neozelandês tem 1951 pontos, se consolidando à frene do atual campeão Van Gisbergen. Chaz Mostert é o 5º colocado da classificação e Mark “Frosty” Winterbottom fecha o bloco dos seis primeiros.

A partir do próximo mês, terá início um campeonato dentro do outro: começa em 17 de setembro, na pista de Sandown Park, o Pirtek Enduro Cup, com classificação em separado para os eventos de longa duração e realizados em duplas. Mas que serão decisivos para a temporada geral do Supercars Series. Este minicertame de Endurance tem como grande atração os 1000 km de Bathurst no lendário circuito Mount Panorama (8 de outubro) e a Gold Coast 600 em Surfers Paradise (21 e 22 de outubro).

Classificação do campeonato após nove rodadas e 18 corridas:

1. Scott McLaughlin (Ford) – 2058 pontos
2. Jamie Whincup (Holden) – 2046
3. Fabian Coulthard (Ford) – 1951
4. Shane Van Gisbergen (Holden) – 1800
5. Chaz Mostert (Ford) – 1794
6. Mark Winterbottom (Ford) – 1503
7. Craig Lowndes (Holden) – 1446
8. David Reynolds (Holden) – 1395
9. Garth Tander (Holden) – 1368
10. Cameron Waters (Ford) – 1264

Comentários

  • Meio que passou da hora de algum canal por assinatura comprar os direitos de transmissão do Supercars….

    Assisti outro dia uma das provas e V8SC deixa até o WTCC no chinelo.

    • O Fox Sports tinha os direitos até uns dois, três anos atrás. Não sei o que aconteceu para não ter havido continuidade. Essa situação de direitos de transmissão eu não me intrometo. Não é da minha alçada. Apenas sugiro e/ou sou consultado.