Surpresa: JDC-Miller faz o melhor tempo da sexta-feira em Road America

85car (1)
No final do treino, Stephen Simpson impediu que a Action Express fizesse a dobradinha da sexta-feira em Road America (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – Abertos os trabalhos para a Continental Tire Road Race Showcase, nona etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. O circuito de Road America, em Elkhart Lake, teve suas 4.048 milhas de extensão lavadas pela chuva que vinha caindo insistentemente na região desde ontem. O asfalto ainda estava traiçoeiro na primeira sessão e foi secando, proporcionando a melhora do desempenho dos carros. O tempo seguiu carrancudo sobre a pista, mas o traçado se manteve seco e os tempos melhoraram bastante no segundo treino.

E aí, surpresa: o Oreca 07 Gibson LMP2 da JDC-Miller Motorsports da dupla Stephen Simpson/Misha Goikhberg evitou o 1-2 da tricampeã Action Express e, nos instantes finais, ficou no topo da folha de tempos da sexta-feira. Com uma volta em 1’55″057, Simpson foi mais rápido por 0″104 em relação ao português João Barbosa, que foi o segundo a bordo do Cadillac DPi-V.R nas cores da Mustang Sampling Racing.

O #31 de Eric Curran/Dane Cameron foi o 3º colocado a 0″063 dos companheiros de equipe, enquanto Olivier Pla, também num último esforço, levou o Ligier JS P217 da PR1/Mathiasen Motorsports ao quarto lugar, superando o Nissan Ligier DPi de Ryan Dalziel/Scott Sharp. A Tequila Patrón ESM estreia um novo pacote de eletrônica em seus dois carros.

Líderes do campeonato, os irmãos Ricky e Jordan Taylor ficaram em sexto ao fim do dia, a 0″694 da melhor volta. Johannes Van Overbeek/Pipo Derani ficaram com o 7º posto, apenas quatro milésimos na frente de Renger Van der Zande/Marc Goossens, que estreiam o chassi Ligier JS P217 na equipe Visit Florida Racing e fizeram o melhor tempo no primeiro treino de manhã, aproveitando a pista mais seca e as condições traiçoeiras.

Entre os carros da Prototype Challenge, nenhuma surpresa: o #38 de James French/Pato O’Ward, que pode ser campeão da divisão nesta etapa, foi nada menos que 1″826 mais rápido que o mais próximo dos seus dois oponentes na pista, no caso o segundo carro da BAR1 Motorsports, de Mark Kvamme/Gustavo Yacaman. O vice-líder Don Yount e seu parceiro Buddy Rice ficaram a mais de dois segundos do melhor tempo do dia.

Na GTLM, a Ford bateu a Corvette por 0″026, graças ao carro #66 de Dirk Müller/Joey Hand, suplantando o #3 dos atuais líderes do campeonato Jan Magnussen/Antonio Garcia. Naturalmente empolgada pela vitória na corrida isolada dos Grã-Turismo, a Porsche não ficou muito atrás das adversárias em termos de performance. O resultado mostrou o equilíbrio de sempre, com cinco carros separados por dois décimos de segundo. E quem ficou devendo foram a BMW de John Edwards/Martin Tomczyk e principalmente o Corvette de Oliver Gavin/Tommy Milner.

E se não foi a mais rápida na principal divisão de Grã-Turismo, a Porsche teve bom desempenho na GTD: Colin Braun levou o #54 da CORE Autosports ao melhor tempo do treino com 2’06″983, superando por apenas 0″019 o Lamborghini Huracán de Bryan Sellers/Madison Snow. Apenas um décimo de segundo separou os quatro primeiros colocados e onze dos 16 carros inscritos ficaram dentro do mesmo segundo – entre eles o Acura NSX-GT3 de Oswaldo Negri/Jeff Segal, sexto mais rápido com a marca de 2’07″277.

Neste sábado, os carros da IMSA Weather Tech SportsCar Championship voltam à pista de Road America para o terceiro e último treino livre, com duração de 60 minutos, a partir de 10h55 de Brasília. Às 14h35 (13h35 locais) começa a definição do grid de largada. O Fox Sports exibe a corrida no domingo em VT inédito após a Nascar.

Comentários