The old gang!

RIO DE JANEIRO – Como admirador de música (boa, de preferência), sempre fui fã do guitarrista Carlos Santana, de memorável apresentação com sua banda em 1969, no Festival de Woodstock.

Aquele grupo, altamente percussivo, com o baixo de Dave Brown (que morreu em 2000) e o órgão de Gregg Rolie, seria completado à exatidão com um guitarrista ainda muito jovem, chamado Neal Schön, que se juntaria a eles para o Santana III, álbum épico do grupo lançado em 1971. E ainda havia Coke Escovedo, outro que se foi relativamente cedo, em 1986.

Infelizmente a química se perdeu. Rolie e Schön foram para o Journey e por lá ficariam bastante tempo. Santana seguiu com sua banda em diferentes formações com inúmeros músicos (Rolie, por exemplo, retornaria em dois períodos), mas passou-se mais de quatro décadas até que víssemos o milagre acontecer.

A reunião foi anunciada (embora muitos não acreditassem nela), as fotos promocionais foram tiradas com estardalhaço e o disco com a formação “original”, mais Benny Rietveld no baixo. David K. Mathews nos teclados (não é aquele, não!) e o reforço de Karl Perazzo no combo percussivo, saiu ano passado. Santana IV já se tornou um clássico, não só pelas (boas) canções inéditas como também pelo teor histórico de uma reunião aguardada e celebrada.

Química comprovada novamente em estúdio e a velha gangue se reuniu para gravar um DVD ao vivo em Las Vegas. O show foi gravado na House of Blues, onde os caras mataram a pau como nos velhos tempos. E o blog traz como clip da semana a ótima “Anywhere you want to go”.

Mais Santana Band, impossível.

Comentários