GT Open: tudo pronto para Monza

lukas_1
Uma das novidades para a etapa do fim de semana do GT Open em Monza é a participação do Porsche 911 GT3-R da Förch Lukas Motorsport

RIO DE JANEIRO – O templo de Monza está preparado: neste fim de semana, será disputada a penúltima rodada dupla do International GT Open, num dos palcos mais representativos da história do automobilismo mundial. A pista de 5,793 km de extensão verá o desfile de 26 máquinas que estarão presentes numa corrida absolutamente decisiva para os rumos da temporada 2017. E com várias novidades – como tem sido habitual na competição.

A começar pelas ausências, que são em três no total: a Solaris Autosport, a FF Racing e a Jordan Racing não levaram seus equipamentos à Itália, prometendo regressar para a rodada final em Barcelona. Em contrapartida, o grid tem o regresso da Konrad Motorsport com o Lamborghini já visto na temporada e guiado por Hendrik Still/Paul Scheuschner, junto a uma segunda inscrição de uma Mercedes-AMG pela SPS Automotive Performance para Mauro Calamia e Roberto Pampanini. Também regressa o carro #19 da dupla Mario Plachutta/Thomas Jäger, que esteve inscrito em Paul Ricard e no Hungaroring, bem como o McLaren 650S de Duncan Tappy/Michael Benham – este último não pôde correr na Inglaterra porque estava “grávido”.

A boa novidade é a estreia de um Porsche neste ano, com o carro #29 da Förch Lukas Motorsport confirmado para o croata Zeljko Drmic ao lado do polonês Robert Lukas, cuja equipe disputa o International Endurance Series by Hankook. E entre os pilotos, veremos Matt Griffin no #8 da AF Corse por conta da participação de Marco Cioci na prova final do Blancpain Endurance Series em Barcelona, além da volta de Alan Hellmeister ao #16 da Drivex School em dupla com o brasileiro Marcelo Hahn e a presença do campeão britânico de Grã-Turismo Seb Morris no Lamborghini da equipe Wessex em dupla com Craig Dolby.

Além de Hellmeister/Hahn e da dupla Márcio Basso/Nonô Figueiredo, haverá um quinto piloto do país na prova de Monza: Augusto Farfus está confirmado a bordo do carro #51 da Teo Martin Motorsport como substituto do português Antônio Félix da Costa. Ele dividirá pela segunda vez a BMW do time espanhol com Lourenço Beirão da Veiga – a primeira foi na França.

Com cinco rodadas e dez corridas disputadas, a briga pelo título segue ferrenha e em aberto em todas as subclasses. No Overall, com a separação dos pilotos da Imperiale Racing, o italiano Giovanni Venturini passou a liderar o campeonato de forma isolada, quatro pontos à frente de Albert Costa/Philip Frommenwiler. Estes são os mais bem-sucedidos no ano, com três vitórias. Thomas Biagi caiu para a 3ª colocação, seguido por Fran Bouveng/Victor Rueda, outra dupla que ganhou mais de uma vez na competição em 2017.

Marcelo Hahn é o brasileiro mais bem classificado: ocupa o 17º lugar na tabela, com 20 pontos somados. Alan Hellmeister é o décimo-oitavo, com 16. Nelsinho Piquet ocupa a 27ª posição, somando oito pontos de sua única rodada em que participou, na Bélgica. Allam Khodair, que estará ausente pela terceira vez no ano, está em 31º, com quatro pontos.

Na Pro-Am, Rob Bell/Shaun Balfe vêm para Monza como líderes do campeonato com 56 pontos, seis a mais que Piergiuseppe Perazzini e Marco Cioci. E entre os pilotos da subdivisão Am, Manuel Costa/Miguel Sardinha comandam o campeonato com 33 pontos, contra 32 de Alex Moiseev/Davide Rizzo. Nessas subdivisões, Hahn e Márcio Basso ocupam cada um a 4ª colocação.

As atividades de pista começam amanhã com a realização de três sessões de treinos livres – somente a terceira será para os pilotos de graduação bronze. Monza está cinco horas a frente do fuso horário de Brasília, portanto a prova #1 no sábado será às 11h15 da manhã por aqui – com 70 minutos de duração. A prova #2 será domingo às 9h15, com duração de 60 minutos – ambas com pit stop obrigatório e aplicação do handicap de acordo com a performance nas provas anteriores. E com o streaming ao vivo no blog. Não percam!

Comentários