No último minuto, Porsche garante 1-2 no grid das 6h do COTA

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A trinca do Porsche #1 festeja a pole em Austin

RIO DE JANEIRO – Calor “ensurdecedor” ou senegalesco, como vocês preferirem, na sexta-feira em Austin, capital do Texas. Na última visita do Mundial de Endurance ao Circuito das Américas (COTA), a Porsche assegurou mais uma pole com dobradinha. E dessa vez não foi fácil: a primeira fila foi garantida somente na última volta.

O carro #1 com Nick Tandy a bordo na segunda parte do treino acabou perdendo justamente a melhor volta por exceder os limites da pista na curva 19 do circuito de 5,513 km de extensão. Mas no fim das contas, deu tudo certo e o britânico conseguiu uma média de 1’44″827 que, somada ao tempo de Neel Jani – 1’44″656, deu a pole position à trinca que tem ainda o alemão Andre Lotterer – e, de quebra, o recorde do circuito para a categoria.

Líderes do campeonato, Timo Bernhard e Earl Bamber – mais Brendon Hartley – ficaram mesmo com a 2ª posição, a 0″253 dos companheiros de equipe. A Toyota, mesmo com o melhor tempo do FP3, não conseguiu repetir o desempenho e na verdade, nem chegou perto da rival alemã. O carro #8 de Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi levou uma luneta de 1″659 e o #7 com Mike Conway e Kamui Kobayashi foi incapaz de encaixar uma volta boa, perdendo mais de dois segundos.

Na LMP2, Bruno Senna conseguiu individualmente a melhor média da sessão, com 1’53″081. Mas na hora de entregar o carro a Julien Canal, o francês não conseguiu se aproximar dos tempos do companheiro de Vaillante Rebellion. Como efeito, outra conexão Brasil-França saiu-se melhor: André Negrão e Nicolas Lapierre foram mais sólidos em suas voltas e levaram o ponto extra da pole position.

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André Negrão e Nico Lapierre foram mais consistentes e ficaram com o melhor tempo entre os carros da LMP2, apesar de Bruno Senna ter sido o mais rápido da pista na categoria

André conseguiu a média de 1’54″374 e como Lapierre foi muito bem, com o tempo de 1’53″675, os pilotos da Signatech-Alpine Matmut superaram por 0″251 o outro carro da Vaillante Rebellion que tem brasileiro a bordo: no caso, o #13 que foi tripulado por Mathias Beche e David Heinemeier-Hänsson acabou por alcançar a segunda posição na categoria, sexta na geral.

Senna, Canal e Prost partem da quarta colocação neste sábado, largando em oitavo ao lado do carro #38 dos líderes da temporada Oliver Jarvis/Ho-Pin Tung/Thomas Laurent. E entre os nove protótipos LMP2, houve um que acabou não classificando: o #25 da Manor teve problemas e sequer riscou o asfalto. Assim, Vitaly Petrov/Simon Trummer/Roberto González terão que largar da última posição do grid.

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Festa de Bird, Rigon e da AF Corse pela pole na LMGTE-PRO

Entre os LMGTE-PRO, grande trabalho da AF Corse e de Davide Rigon/Sam Bird: a dupla do carro #71 levou a melhor e fez o ponto extra da pole em sua classe, com o tempo de 2’03″057 na média das melhores voltas do italiano e do britânico. Eles suplantaram Harry Tincknell e Andy Priaulx, a bordo do Ford #67 da Chip Ganassi Racing, por 0″199.

Atuais campeões e vencedores na rodada do México, Nicki Thiim/Marco Sørensen ficaram com a 3ª posição, seguidos por Ale Pier Guidi/James Calado e Olivier Pla/Stefan Mucke completando o top 5. Na posição seguinte, veio o Aston Martin que terá o brasileiro Daniel Serra, seguido pelos dois Porsche 911 GTE.

E para nenhuma surpresa, entre os LMGTE-AM a Aston Martin foi soberana e com Paul Dalla Lana e Pedro Lamy a bordo, levou mais um ponto extra para casa – pela quarta vez no ano, com a média de 2’06″031. Os pilotos têm a companhia do austríaco Mathias Lauda na pilotagem. A seguir, veio a Ferrari #54 da Spirit of Race, do trio Thomas Flöhr/Francesco Castellacci/Miguel Molina.

As 6h de Austin serão disputadas amanhã a partir de 12h locais, 14h de Brasília. Não haverá transmissão do Fox Sports. Apenas no site oficial do WEC via streaming – e pago, aliás e a propósito.

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