O futuro está aqui (I)

JGS_9793-1
Era “ou tudo, ou nada” para Victor Franzoni na temporada da Pro Mazda Championship. E deu título para o piloto de 21 anos, que terá uma bolsa de US$ 1 milhão para investir na passagem à Indy Lights em 2018

RIO DE JANEIRO (Campeão!) – Cria da extinta Fórmula Futuro, Victor Franzoni tinha uma temporada digna de “ou tudo, ou nada” para ascender mais um degrau no automobilismo internacional. Com o foco nos EUA, o paulista de 21 anos não podia deixar escapar a chance de conquistar neste ano o título da Pro Mazda Championship, que oferta ao campeão uma bolsa de US$ 1 milhão, afora o patrocínio da própria Mazda, numa temporada da Indy Lights, a categoria de acesso para a Fórmula Indy. Era calça de veludo, ou bumbum de fora.

Após o 3º lugar na US F2000 ano passado com três vitórias, Victor estrondou na Pro Mazda Series, categoria que já conhecia de meia temporada em 2015. Neste ano, num calendário reduzido para 12 provas, sendo quatro em rodadas duplas e uma tripla em Mid-Ohio, o piloto que defendeu a Juncos Racing foi o grande nome do campeonato, que começou com o domínio de Anthony Martin (Cape Motorsports) e terminou com a conquista do piloto brasileiro – a segunda no certame, já que Raphael Matos conquistou o título em 2005, quando a categoria ainda era denominada Star Mazda Series.

Franzoni ganhou as duas últimas corridas da temporada, mesmo com o mau tempo em Watkins Glen a querer atrapalhar, e chegou ao total de 351 pontos, dezoito à frente do vice-campeão Martin. E Victor não foi o único piloto do país a se destacar na Pro Mazda Championship: Carlos Cunha Filho (Team Pelfrey) conquistou resultados bastante expressivos na segunda metade da temporada, com direito a cinco pódios consecutivos e à dobradinha brasileira na última prova, escudando o compatriota campeão.

Parabéns ao Victor pela conquista e pela luta, ainda mais se levarmos em consideração a escassez de títulos de pilotos brasileiros no automobilismo internacional. É uma conquista que merece todo o nosso respeito e principalmente mostra que a Fórmula Futuro serviu para revelar não só a ele como também ao carioca Nicolas Costa, que saíram do certame apadrinhado por Felipe Massa (e que durou apenas dois anos, não custa nada lembrar) para brilhar lá fora.

O futuro está aqui. Ainda.

Comentários

  • Parabéns a ele. Muito consistente no ano. Pilotaço. E que fim de semana ein. Duas do Franzoni com direito a título, 2 do Pietro na F Renault e uma do Bruno Senna no Wec.

  • Que bom que lembrou da Formula Future Rodrigo! Eu ia dizer justamente isso, saiu de lá pra alçar voos maiores… em 2 anos de existência, dois bons nomes pelo menos, uma pena a iniciativa não ter vingado, certamente teríamos mais pilotos “surgindo”.

    A ideia do Racing Festival era muito boa, pena não ter recebido patrocínio e despertado pouco interesse pois um fim de semana de velocidade, como stock, moto e monoposto era muito interessante.

    Parabéns ao Victor!