O rombo da Indy

RIO DE JANEIRO – Deu no USA Today e a ESPN manchetou em seu site: o governo de Brasília desembolsou uma grana violenta por conta de uma prova de Fórmula Indy que até hoje não aconteceu e, sinceramente, não vai acontecer. Anunciada com alarde para o calendário de 2015 em substituição à corrida disputada por quatro anos no entorno do Sambódromo do Anhembi em São Paulo, a corrida rendeu multas de US$ 16 milhões (R$ 50 milhões) aos já combalidos cofres do DF.

A corrida prevista para março, há dois anos e anunciada em novembro de 2014, foi cancelada porque Agnelo – concorrente à reeleição no pleito para governador – foi derrotado com apenas 20% dos votos válidos, ainda no primeiro turno. Rodrigo Rollemberg venceu Jofran Frejat no segundo turno, assumiu o governo e tão logo começou sua administração, determinou a paralisação das obras no Autódromo Internacional Nelson Piquet, que sofria a mais longa reforma de sua existência desde a inauguração em 1974 – reforma esta que jamais foi concretizada por completo. A ordem era limpar a área e sanear a casa: Agnelo fez uma desastrosa administração no DF e deixou os cofres públicos em colapso.

A Indy não cogita voltar ao Brasil e o Distrito Federal foi riscado do mapa do automobilismo nacional.

Algo lamentável, quando se sabe que nesta semana se comemora meio século de fundação da lendária oficina Câmber, da qual saíram três pilotos de Fórmula 1 – um deles, inclusive, tricampeão do mundo.

Comentários

  • Li recentemente que a Indy está tentando um acordo para ter uma corrida na temporada de 2018 no autódromo Hermanos Rodriguez, que também recebe corrida de Fórmula 1. Não consigo entender que contrato draconiano a Prefeitura de São Paulo tem com a F1 que impede Interlagos de receber a Indy. Lembro que o circuito Gilles Villeneuve também chegou a receber no mesmo ano a F1 e a Cham Car.

    • -Não bastasse a cachorrada que fizeram com Jacarépaguá e com o automobilismo carioca e nacional, e até com os jogos olímpicos, tivemos mais esse triste episódio em … Brasília.

      Rodrigo, eu acho que você conhece e deve ter estado em todos os autódromos do Brasil. Qual pista, pelas caracterísiticas do traçado, poderia estar perto do ideal de receber a Indy no Brasil, com ou sem reformas?
      Eu ainda penso numa corrida no sentido horário da IndyCar em Interlagos. Ou mesmo um oval com o traçado antigo.
      Mostrando os novos carrões sem halo, seria supimpa!