Super Formula: Sekiguchi vence em Sugo; decisão será em Suzuka

r001
Yuhi Sekiguchi segue na briga pelo título da Super Fórmula com a vitória neste domingo em Sugo

RIO DE JANEIRO – A temporada 2017 da Super Fórmula promete fortes emoções na última rodada dupla que está marcada para 22 de outubro, em Suzuka. Com duas provas e 18 pontos em jogo, a disputa está em aberto e a matemática nos aponta que pelo menos oito pilotos têm chances de título – alguns com probabilidades bem mais remotas. Cinco nomes com certeza entram com força nessa briga e um deles foi o vencedor neste fim de semana no circuito de Sugo Sportland.

Yuhi Sekiguchi, do Team Impul, levou a 7ª corrida do ano com vantagem de apenas 0″243 para o francês Pierre Gasly. O piloto da Mugen levou o terceiro pódio consecutivo na temporada numa estratégia de dois pit stops que pode não ter sido a opção mais plausível para chegar à terceira vitória seguida. Não fosse isso, a história poderia ser diferente e o piloto do carro #15 teria saído do fim de semana como o líder do campeonato.

r004
Pierre Gasly está a apenas meio ponto do líder e pode se tornar campeão da categoria, o que poderia ser decisivo para o francês ocupar o lugar de Carlos Sainz na Scuderia Toro Rosso e disputar a Fórmula 1 em 2018

Mas o panorama ainda é favorável: Gasly vai para Suzuka com apenas meio ponto de diferença para o líder Hiroaki Ishiura, da equipe Cerumo/Inging. O japonês foi o 6º colocado neste domingo, resultado que fez a diferença entre ele e o rival diminuir de forma dramática. Kazuki Nakajima (Vantelin Team Tom’s) completou o pódio e ainda reúne boas hipóteses de levar o título, pois soma 22 pontos – onze e meio atrás do líder.

O sueco Felix Rosenqvist, outro que vem numa ótima campanha na Super Fórmula, fechou a prova de domingo em quinto após largar da 12ª posição e também está no páreo. O piloto do Sunoco Team Le Mans, que vinha de três pódios consecutivos, ainda não venceu nenhuma vez. Será que a hora dele chegou?

Atual campeão da categoria, Yuji Kunimoto chegou em 4º lugar, beneficiado também pelas punições de drive-through aferidas ao alemão Andre Lotterer e ao pole position Nick Cassidy por excesso de velocidade durante os pit stops obrigatórios para reabastecimento e troca de pneus. Kamui Kobayashi somou mais dois pontinhos com o carro da KCMG e Takuya Izawa somou o último ponto do dia.

Além dos equipamentos de segurança e do carro, os postulantes ao título terão que preparar um outro apetrecho para a corrida: a calculadora. Ambas as corridas terão a seguinte pontuação: 8-4-3-2,5-2-1,5-1-0,5, afora os pontos extras da pole position para cada uma das duas corridas. Com uma diferença de 50% de pontos entre o primeiro e o segundo lugares, quem conquistar a vitória na primeira prova da rodada dupla final terá dado um passo enorme para levar o título da Super Fórmula.

Façam suas apostas!

O top 10 da etapa de Sugo:

1 – Yuhi Sekiguchi (Dallara-Toyota) – Impul – 68 voltas em 1.19’00″439
2 – Pierre Gasly (Dallara-Honda) – Mugen – 0″243
3 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 1″174
4 – Yuji Kunimoto (Dallara-Toyota) – Cerumo/Inging – 6″754
5 – Felix Rosenqvist (Dallara-Toyota) – LeMans – 11″472
6 – Hiroaki Ishiura (Dallara-Toyota) – Cerumo/Inging – 12″646
7 – Kamui Kobayashi (Dallara-Toyota) – KCMG – 19″452
8 – Takuya Izawa (Dallara-Honda) – Dandelion – 20″741
9 – Jann Mardenborough (Dallara-Toyota) – Impul – 21″459
10 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 28″971

Classificação do campeonato após sete corridas e seis rodadas:

1. Hiroaki Ishiura – 33,5 pontos
2. Pierre Gasly – 33
3. Felix Rosenqvist – 28,5
4. Yuhi Sekiguchi – 25
5. Kazuki Nakajima – 22
6. Andre Lotterer – 20
7. Kamui Kobayashi – 16,5
8. Yuji Kunimoto – 16
9. Naoki Yamamoto – 10,5
10. Nick Cassidy – 7
11. Kenta Yamashita – 6,5
12. Kazuya Oshima – 6
13. Takuya Izawa – 5
14. Jann Mardenborough – 3,5
15. Koudai Tsukakoshi – 3
16. Daisuke Nakjima e Tomoki Nojiri – 2

Comentários

  • GASLY Mereçe estar na Toro Rosso ano que vem, ganhou 2 corridas já esse ano na superformula, e Kartikeyan,que vergonhaaaaaaaaaaaaaa saiu da equipe LE Mans onde o sueco Felix Rosenqvist esta correndo la esse ano, e ele já conquistou pódios o sueco e Kartikeyan foi para uma equipe boa a Nakajima e só termina lá atras, vergonha isso, o indiano devia ir correr de wec, para monopostos ele já era, ruim demais, e correu na F1 ELE.