Toyota voa no 3º treino e Buemi é o mais rápido no COTA

6 Hours of Mexico

RIO DE JANEIRO – Após se concentrar no acerto para corrida durante a quinta-feira, a Toyota deu o troco na Porsche e em simulação de classificação, fez o melhor tempo até agora do fim de semana para as 6h de Austin, no Circuito das Américas (COTA): Sébastien Buemi baixou em 0″148 o tempo registrado ontem pelo suíço Neel Jani e liderou a folha de tempos no último treino livre antes da definição do grid de largada.

O piloto suíço fez 1’45″712 e ninguém chegou mais perto. Timo Bernhard ficou em 2º lugar com 1’47″465, buscando ajustes na configuração de prova. O outro Porsche ficou na terceira posição com a marca de 1’47″974 com o britânico Nick Tandy a bordo, enquanto o outro Toyota não passou de 1’48″086 com o japonês Kamui Kobayashi.

Matthieu Vaxivière superou e bem o tempo alcançado por Bruno Senna no primeiro dia de treinos, colocando o Oreca #28 da TDS Racing no topo da classificação entre os protótipos LMP2. O jovem francês cravou 1’53″541, superando Alex Brundle por margem mínima de 0″041. Outro que superou os tempos de Senna no primeiro dia foi Jean-Éric Vergne a bordo do #24 da Manor.

Hoje o melhor carro com piloto brasileiro a bordo foi o #36 da Signatech-Alpine Matmut, que rodou em 1’54″842 na melhor volta do terceiro treino livre, exatamente com André Negrão. O #13 que tem entre os pilotos Nelsinho Piquet ficou em 7º – 1’55″213, marca do dinamarquês David Heinemeier-Hänsson. E o #31 de Bruno Senna foi o oitavo – 1’56″414, tempo marcado por ele mesmo.

Na LMGTE-PRO, que dispõe de novos compostos de pneus fornecidos por Michelin e Dunlop ao longo deste fim de semana. Os franceses trouxeram uma borracha mais dura e a Porsche, por exemplo, vai com ela até o fim do campeonato. O fabricante que tem como principal cliente a Aston Martin ofereceu para este fim de semana um pneu “coringa”, digamos assim, para substituir a terceira escolha que cada equipe tem ao longo do campeonato. Cabe lembrar que por força do novo regulamento, as equipes têm que selecionar três compostos de pneus e escolher dois deles para cada evento. No COTA, a Aston resolveu lançar mão do pneu “coringa”, o que é permitido.

Mas isto não foi suficiente para impedir que o Ford GT EcoBoost fizesse até aqui o melhor tempo do fim de semana – 2’02″987, com Olivier Pla sendo bem mais veloz que qualquer outro adversário nesta sexta-feira. James Calado ficou em 2º com a Ferrari #51 da AF Corse em 2’03″735, enquanto Sam Bird marcou 2’03″983.

No Aston Martin #97 do brasileiro Daniel Serra, Darren Turner foi quem fez a melhor volta de hoje em 2’04″659 – sexta entre os oito inscritos da classe. Serrinha deu 10 voltas hoje e fez sua volta mais rápida do fim de semana – 2’05″750.

A Aston Martin pelo menos tem o consolo de seguir imparável na LMGTE-AM, com o português Pedro Lamy novamente à frente – 2’04″941 para o piloto do #98, seguido por Miguel Molina na Ferrari da Spirit of Race e Matt Griffin noutra Ferrari, só que da Clearwater.

O treino classificatório tem início previsto para 15h05 locais, 17h05 de Brasília. Transmissão apenas pelo site fiawec.com via live streaming pago.

Comentários