6h de Fuji: Porsche confirma pole no Japão; Piquet leva Rebellion ao melhor tempo na LMP2

59e1a6db4694c
Mais uma para a conta: a Porsche enfileira poles em cima da rival Toyota e dessa vez, no quintal de casa dos japoneses (Foto: FIA WEC/Site Oficial)

RIO DE JANEIRO – O mau tempo em Fuji fez a organização do World Endurance Championship (FIA WEC) tomar uma decisão drástica: antecipar a realização do treino classificatório em meia hora para driblar possíveis períodos de chuva forte que pudessem anular qualquer tentativa de volta rápida dos pilotos nas quatro categorias – a despeito das péssimas condições climáticas, com umidade altíssima, chuva e muita neblina.

E foi nesse cenário que a Porsche conquistou mais uma pole position para a 7ª etapa do campeonato – e não apenas a posição de honra do grid, com o carro #2 dos líderes e possíveis campeões neste fim de semana. Os germânicos emplacaram a primeira fila todinha para eles, relegando os Toyota ao papel de coadjuvantes.

A pole position foi conquistada por Earl Bamber e Brendon Hartley – que hoje foi anunciado como piloto da Toro Rosso para o GP dos EUA de Fórmula 1. A média de 1’35″160 foi suficiente para superar por 0″071 os tempos obtidos por Nick Tandy e Andre Lotterer no outro 919 Hybrid desenvolvido pela turma de Weissach.

Na terceira posição, ficou o carro #8 partilhado na qualificação por Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima – e até que a diferença não foi tão grande para a pole, com a média 0″195 pior que o Porsche líder do grid e do campeonato. Mas o carro #7, sem ritmo algum, ficou a um segundo e meio do melhor tempo.

59e1a7c0d0ee0
Ótimo treino para Nelsinho Piquet e David Heinemeier-Hänsson. A recompensa? Primeira pole do #13 na LMP2 neste ano (Foto: FIA WEC/Site Oficial)

Entre os LMP2, muitas apostas em pneus intermediários que não resultaram muito. A condição da pista não era péssima, mas os “full wets” eram a escolha mais segura. E foi assim que Nelsinho Piquet e o dinamarquês David Heinemeier-Hänsson asseguraram a pole para o carro #13 da Rebellion Racing, primeira deles em 2017.

Os dois e mais Mathias Beche vêm de um ótimo 2º posto nas 6h de Austin e o momento ascendente se refletiu no desempenho em qualificação. Piquet fez a melhor volta dentre todos os pilotos da classe no treino – 1’43″330. DHH rodou em 1’45″062 e a média das voltas ficou em 1’44″196. O time helvético, a exemplo da Porsche, faz 1-2 no grid de sua categoria. Bruno Senna fez 1’43″600, mas o francês Julien Canal foi um pouco mais lento e por isso a média dos dois foi cerca de oito décimos pior.

A terceira posição do grid é da Jackie Chan DC Racing com o carro líder da classificação partilhado por Thomas Laurent e Ho-Pin Tung na tentativa de voltas rápidas. André Negrão e Nicolas Lapierre classificaram o #36 da Signatech Alpine Matmut com o quarto tempo – média de 1’45″927, com o outro bólido da equipe de Jackie Chan e David Cheng em quinto.

59e1a728cb52c
Entre os LMGTE-PRO, também deu Porsche, com Richard Lietz/Fred Makowiecki conquistando a P1 diante dos Ford da Ganassi (Foto: FIA WEC/Site Oficial)

O treino da LMGTE-PRO, que abriu os trabalhos junto à classe LMGTE-AM, assistiu ao domínio incontestável do Porsche 911 RSR #91 de Fred Makowiecki e Richard Lietz. Com a média de 1’47″577, eles enfiaram quatro décimos goela abaixo dos líderes do campeonato, Andy Priaulx/Harry Tincknell, com o Ford GT EcoBoost da Chip Ganassi Racing.

Stefan Mücke/Olivier Pla também classificaram bem o outro carro da CGR e fizeram a terceira melhor média do treino, com a AF Corse furando o bloqueio graças a Davide Rigon/Sam Bird. O melhor Aston Martin ficou em sexto com Nicki Thiim/Marco Sørensen.

E na LMGTE-AM, a Clearwater Racing levou o ponto extra numa boa prestação de Matt Griffin e do malaio Mok Weng Sun – surpreendeu a equipe abrir mão de Keita Sawa, que conhece bem a pista em todo tipo de condições. Mas o carro #61 faturou a pole com a média de 1’49″408 e é isso o que importa, batendo por três décimos o Porsche #77 de Matteo Cairoli e Christian Ried – partilhado com o alemão Marvin Dienst. Líderes do campeonato, Pedro Lamy e Paul Dalla Lana, mais o austríaco Matthias Lauda, se classificaram em 3º no Aston Martin #98.

A disputa das 6h de Fuji, como vínhamos dizendo nos últimos posts, será com chuva e a largada acontece às 23h de Brasília. Você leitor das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do DF, fique atento: à meia-noite, começa o Horário Brasileiro de Verão. A corrida só será transmitida via streaming pago no site oficial da categoria. O Fox Sports 2 exibe o highlight com o resumo da corrida a partir de quarta-feira.

Comentários