AsLMS: abertura com 16 carros e estreia de Pipo Derani
RIO DE JANEIRO – Vai começar neste fim de semana a temporada 2017/18 do Asian Le Mans Series, com a disputa das 4h de Zhuhai, na China. E com um balde de água fria se comparado com a abertura do último campeonato. Eram 29 carros no grid de largada naquela oportunidade e em pouco menos de um ano, o plantel emagreceu. Serão apenas 16 os bólidos inscritos num total de quatro categorias presentes ao evento inaugural.
Lista de inscritos para as 4h de Zhuhai
Apesar do baixo quorum, o grid tem qualidade e o melhor plantel da classe LMP2 desde a introdução da categoria. Serão seis protótipos da divisão principal do AsLMS, todos ainda dentro do antigo regulamento do ACO/FIA. Serão quatro chassis Ligier JS P2 e dois Oreca 05 inscritos na prova da China, com a agradável surpresa da estreia de Pipo Derani na categoria, alinhando no #37 da BBT Racing ao lado de Davide Rizzo e Anthony Liu Xu.
Campeã da última temporada, a Algarve Pro Racing terá um carro para Ate De Jong/Dean Koutsomidis/John Graham. A ARC Bratislava vai com o mesmo trio que competiu em Le Mans, fomado pelo patrão Miro Konopka, pelo letão Konstantin Calko e pelo holandês Rik Breukers. Na Eurasia Motorsport, a atração é a presença da japonesa Keiko Ihara junto a Alex Au – o time das Filipinas ainda tem uma vaga a confirmar.
Única equipe com carros nas classes LMP2 e LMP3, a Jackie Chan DC Racing, em parceria com a Jota Sport, terá o filho de Adrian Newey a bordo: Harrison Newey, que disputou a última temporada da Fórmula 3 europeia, estreia nos protótipos junto a Stéphane Richelmi e Thomas Laurent. David Cheng e Ho-Pin Tung correrão juntos no mesmo carro e terão a companhia de James Winslow.
Na subdivisão inferior de protótipos, a equipe alinha um carro para Guy Cosmo/Patrick Byrne, aguardando a confirmação de um terceiro nome. Nos outros quatro carros confirmados – todos Ligier JS P3 Nissan – a WIN Motorsports terá William Lok/Richard Bradley/Philippe Descombes e a malaia Viper Niza Racing estreia com Douglas Khoo/Dominic Ang.
Já a Taiwan Beer GH Motorsport (novo nome da G-Print Racing) vai de Hanss Lin/Shaun Thong, enquanto a KCMG alinha Louis Prette/Josh Burdon/Neric Wei.
O desapontamento ficou por conta do fraco plantel dos Grã-Turismo, em comparação aos 16 carros do ano passado: apenas quatro bólidos foram inscritos por três equipes, ainda que com quatro modelos diferentes.
Embora tenha anunciado Rui Águas e Nasrat Muzayyin para toda a campanha do Asian Le Mans Series, a Spirit of Race não confirmou ninguém a bordo da Ferrari #38 do time suíço. A Tianshi Racing Team terá um Audi R8 LMS para Massimiliano Wiser e os chineses Peng Liu e Weian Chen. O FIST Team AAI vai com Mercedes-AMG GT3 para o trio Raffaele Marciello/Ollie Milroy/Lam Yu e com uma BMW M6 GT3 que será entregue a Jun San Chen/Jesse Krohn/Chaz Mostert.
O quinto e último modelo Grã-Turismo inscrito é o solitário Porsche da classe GT Cup inscrito pelos neozelandeses do Team NZ para John Curran/Graeme Dowsett. No mais, é bom lembrar que o ACO oferece vagas automáticas para as 24h de Le Mans aos campeões das classes LMP2, LMP3 e GT.
Zhuhai tem fuso de oito horas em relação ao GMT, o que significa que estão 10h à frente de Brasília. Assim, o treino classificatório de sábado, marcado para as 17h locais de sábado, será às 3h da manhã pelo horário brasileiro de verão. A largada para a prova será às 13h locais no domingo, 23h de sábado aqui. Tudo com transmissão ao vivo via live streaming aqui no blog.
Pela foto de ilustração do post, creio que este foi o último campeonato com chancela do ACO/FIA a permitir protótipos como os Oreca o3. Os “05” já são fechados e são quase idênticos aos atuais Oreca 07 em termos estéticos.
Sobre a corrida, só acho que será mais um show do Pipo Derani…esse vai muito longe no endurance…vamos conferir.