Petit Le Mans, treino livre #4: outra vez Penske, desta vez com Castroneves

P
imsa_29349433
Mais uma vez na frente: o Oreca da Penske liderou dois treinos livres em Road Atlanta e desta vez o mais rápido foi Hélio Castroneves (Foto: Rick Dole/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Em quatro sessões livres, duas vezes a Penske ficou com o melhor tempo na preparação para a 20ª Petit Le Mans, neste sábado em Road Atlanta. Desta vez, o melhor tempo – e também a melhor volta do fim de semana até agora – ficou com o brasileiro Hélio Castroneves, em sua volta ao Endurance.

No finalzinho do treino, o piloto fez o tempo de 1’11″968 e bateu em 0″023 a marca do neozelandês Brendon Hartley, que até então era a melhor do treino e do fim de semana. Muita gente diz que é porque o Oreca 07 Gibson LMP2 é o carro “dominante” no FIA World Endurance Championship que a Penske está andando bem. Mas cabe a observação: a Oreca não tem concorrência no WEC. Todos os protótipos da categoria são do ateliê francês.

Voltando ao resultado de hoje, Pipo Derani foi o 3º mais rápido, muito próximo do tempo de Hartley, seguido pelo #90 da Visit Florida guiado por Renger Van der Zande e pelo Cadillac DPi-V.R dos irmãos Taylor. Christian Fittipaldi fez o sétimo tempo – 1’12″791. E na PC, novamente a Performance Tech ficou à frente com James French superando os adversários por mais de meio segundo. O piloto marcou 1’16″199, 11º lugar na geral.

Entre os GTLM, o finlandês Toni Vilander cravou a melhor marca do quarto treino livre com a Ferrari #62 da Risi Competizione. Com 1’17″497, o finlandês suplantou por apenas vinte milésimos de segundo o espanhol Antonio Garcia, da Corvette.

Martin Tomczyk, da BMW, estabeleceu o terceiro tempo, seguido pelo outro Vette guiado por Tommy Milner. Joey Hand foi o quinto mais rápido no Ford da Ganassi e o melhor Porsche foi sétimo, com Gianmaria Bruni.

Na GTD, melhor tempo para a Montaplast by Land Motorsport: Connor De Philippi fez 1’20″175 com seu Audi R8 LMS e superou por 0″065 o tempo do italiano Matteo Cressoni, parceiro de Christina Nielsen e Alessandro Balzan na Ferrari 488 GT3 da Scuderia Corsa. Seis carros diferentes figuraram nas seis primeiras colocações, com o Lexus #14 de Sage Karam em terceiro, o Acura de Andy Lally em quarto, o Lamborghini de Bryan Sellers em quinto e a BMW em sexto com Jesse Krohn.

O #86 do brasileiro Oswaldo Negri ficou em 13º no último treino livre – 1’21″082, tempo obtido por Jeff Segal.

Ainda hoje, os pilotos voltam à pista a partir de 17h20 de Brasília para a definição do grid, com transmissão ao vivo por streaming no site oficial da IMSA. O Fox Sports 2 transmite AO VIVO neste sábado a partir de 11h30 a 20ª edição da Petit Le Mans, com narração de Thiago Alves e comentários de Rodrigo Mattar. A primeira parte é até mais ou menos 16h, quando entra no ar a Nascar Xfinity Series em Charlotte. Após esta corrida, voltamos com a reta final da última etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

4 Comentários

  • Muitos brasileiros só começaram a se interessar por automobilismo por causa das vitórias do Senna. E pensam que só importa a F1, hoje uma categoria chata, previsível, na qual estratégia de box, trocar pneu rápido, etc, contam mais do que habilidade do piloto, arrojo, e até a qualidade da máquina. Isso quando uma marca não predomina amplamente, como já aconteceu com a Ferrari há alguns anos e agora com a Mercedes. Outras categorias, entre elas a Le Mans e a própria Indy podem ser bem mais interessantes.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames