Supercars: Mostert e Owen levam a Pirtek Enduro Cup

9073486-3x2-700x467
Com direito a chuva e pista muito molhada em Queensland, a dupla Chaz Mostert e Steve Owen levou o título paralelo do Pirtek Enduro Cup após a etapa de Surfers Paradise

RIO DE JANEIRO – Decisão no Pirtek Enduro Cup, o certame paralelo de Endurance do Supercars Australiano, disputado em três corridas, com destaque absoluto para os 1000 km de Bathurst, em Mount Panorama. E no último fim de semana, o circuito urbano de Surfers Paradise – praticamente o mesmo que há alguns anos tinha corridas históricas de Fórmula Indy – foi o palco de duas corridas marcadas por uma condição meteorológica nunca antes vista na região de Queensland na época do evento.

Normalmente disputada com pista seca e sol, a prova de Surfers acabou se realizando – pelo menos a corrida classificatória – com pista molhada e chuva. Nessas difíceis condições, sobressaiu-se a dupla formada por Chaz Mostert/Steve Owen, conquistando um importante resultado para quem, como eles, mirava a conquista do campeonato paralelo de provas longas. Vencedores em Sandown Park, Cameron Waters/Richie Stanaway garantiram a 2ª posição para o grid da prova final, seguidos por Tim Slade/Andre Heimgartner e Shane Van Gisbergen/Matt Campbell.

Já no domingo, o asfalto se encontrava seco e a corrida foi realizada no percurso previsto de 102 voltas. A grande atração foi a performance da dupla Alexandre Prémat/Shane Van Gisbergen, que vieram da décima-quarta colocação numa prova de ataque total com o carro da DJR Team Penske, com direito à antecipação do último pit stop programado, e triunfaram em Surfers – só que mesmo com essa conquista, eles terminaram em 8º lugar na classificação da Pirtek Enduro Cup.

Jamie Whincup/Paul Dumbrell levaram o Holden da equipe Red Bull Racing Australia ao segundo posto, com Campbell/Van Gisbergen, que lideraram na primeira fase da disputa, fechando o pódio.

O sétimo lugar na corrida de domingo foi suficiente para Mostert e Owen levarem o título da Pirtek Enduro Cup: com 660 pontos, a dupla do Ford FG X Falcon da Rod Nash Racing não foi alcançada por Fabian Coulthard/Tony D’Alberto, que além do nono lugar na corrida de domingo acabaram punidos no sábado e perderam nove posições no resultado final, caindo de 10º para décimo-nono. O sado foi péssimo para o primo distante de David Coulthard, pois com o pódio em Surfers a liderança do campeonato agora está com Jamie Whincup: ele soma 2580 pontos contra 2563 de Coulthard e 2553 de McLaughlin.

Restam apenas duas rodadas e quatro corridas: a próxima é em Pukekohe, na Nova Zelândia, no primeiro fim de semana de novembro.

Comentários