Um ponto: e Abbott é o campeão do Blancpain GT Series Asia

U

RIO DE JANEIRO – Foi sofrido, foi suado: por um pontinho, o britânico Hunter Abbott é o primeiro campeão do Blancpain GT Series Asia. Título alcançado apenas na última corrida, disputada domingo no circuito de Zhejiang, com pista molhada durante todo o fim de semana. O piloto da Gruppe M Racing não só acabou com a vantagem de Marchy Lee/Shaun Thong, que chegaram à rodada final com a ponta da classificação, como também impediu que outros pilotos virassem o jogo a seu favor.

O australiano Mitchell Gilbert e o indiano Aditya Patel fizeram a “varrida” no fim de semana, ganhando as duas provas. No sábado, se colocaram como postulantes definitivos ao título e no domingo, deram mais uma demonstração de força. Venceram a prova final da temporada e chegaram ao total de 160 pontos. Mas o 4º lugar foi suficiente para Abbott, que correu em dupla com o alemão Maximilian Buhk e o piloto nascido há 36 anos na terra dos Beatles sacramentou a conquista.

A dupla Lee/Thong não passou de 20 pontos marcados no fim de semana: chegaram em 4º lugar no sábado e em sexto no domingo. De prováveis campeões, acabaram mesmo com o terceiro lugar, somando apenas três pontos a menos que o campeão Abbott. Buhk disputou apenas três das seis rodadas duplas, suficiente para chegar na quarta posição, seguido por Tim Sudgen/Jules Szymkowiak, que fecharam o top 5 final.

Nas subclasses paralelas, Hunter Abbott apenas ampliou sua diferença para Alex Au/Alex Yoong na Pro-Am, já que havia conquistado o título na corrida anterior. Fechou o ano com 223 pontos contra 147 dos vice-campeões. Na Silver Cup, Marchy Lee/Shaun Thong levaram o troféu de campeões como uma espécie de prêmio de consolação. Fizeram 206 pontos contra 188 de Gilbert/Patel.

E na GT4, que ano que vem terá disputas em separado dos carros GT3, Frank Yu/Jean-Marc Merlin, da equipe Craft-Bamboo Racing, levaram o título ao vencer a prova do sábado em sua divisão e terminar em segundo no domingo. A dupla franco-oriental fechou o calendário de 12 corridas com 30 pontos para Eric Lo Piu/Byron Tong (216 a 186). A última vitória do ano foi de Ringo Chong/Zang Kan. Apenas 16 pilotos marcaram pontos na GT4 e espera-se um quorum maior para o campeonato de 2018, graças ao crescente aumento de interesse nos modelos enquadrados neste tipo de regulamento técnico.

Acompanhe no vídeo abaixo a última prova da temporada 2017 do Blancpain GT Series Asia.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames