Um ponto: e Abbott é o campeão do Blancpain GT Series Asia

RIO DE JANEIRO – Foi sofrido, foi suado: por um pontinho, o britânico Hunter Abbott é o primeiro campeão do Blancpain GT Series Asia. Título alcançado apenas na última corrida, disputada domingo no circuito de Zhejiang, com pista molhada durante todo o fim de semana. O piloto da Gruppe M Racing não só acabou com a vantagem de Marchy Lee/Shaun Thong, que chegaram à rodada final com a ponta da classificação, como também impediu que outros pilotos virassem o jogo a seu favor.

O australiano Mitchell Gilbert e o indiano Aditya Patel fizeram a “varrida” no fim de semana, ganhando as duas provas. No sábado, se colocaram como postulantes definitivos ao título e no domingo, deram mais uma demonstração de força. Venceram a prova final da temporada e chegaram ao total de 160 pontos. Mas o 4º lugar foi suficiente para Abbott, que correu em dupla com o alemão Maximilian Buhk e o piloto nascido há 36 anos na terra dos Beatles sacramentou a conquista.

A dupla Lee/Thong não passou de 20 pontos marcados no fim de semana: chegaram em 4º lugar no sábado e em sexto no domingo. De prováveis campeões, acabaram mesmo com o terceiro lugar, somando apenas três pontos a menos que o campeão Abbott. Buhk disputou apenas três das seis rodadas duplas, suficiente para chegar na quarta posição, seguido por Tim Sudgen/Jules Szymkowiak, que fecharam o top 5 final.

Nas subclasses paralelas, Hunter Abbott apenas ampliou sua diferença para Alex Au/Alex Yoong na Pro-Am, já que havia conquistado o título na corrida anterior. Fechou o ano com 223 pontos contra 147 dos vice-campeões. Na Silver Cup, Marchy Lee/Shaun Thong levaram o troféu de campeões como uma espécie de prêmio de consolação. Fizeram 206 pontos contra 188 de Gilbert/Patel.

E na GT4, que ano que vem terá disputas em separado dos carros GT3, Frank Yu/Jean-Marc Merlin, da equipe Craft-Bamboo Racing, levaram o título ao vencer a prova do sábado em sua divisão e terminar em segundo no domingo. A dupla franco-oriental fechou o calendário de 12 corridas com 30 pontos para Eric Lo Piu/Byron Tong (216 a 186). A última vitória do ano foi de Ringo Chong/Zang Kan. Apenas 16 pilotos marcaram pontos na GT4 e espera-se um quorum maior para o campeonato de 2018, graças ao crescente aumento de interesse nos modelos enquadrados neste tipo de regulamento técnico.

Acompanhe no vídeo abaixo a última prova da temporada 2017 do Blancpain GT Series Asia.

Comentários