24h Series: Herberth Motorsport é campeã de 2017

23509018_1172930506173391_5109070462284705260_o

RIO DE JANEIRO – A temporada do International Endurance Series presented by Hankook foi encerrada neste fim de semana com uma inédita prova de 24h de duração no Circuito das Américas (COTA), em Austin, capital do Texas. Um grid bastante razoável, com 41 carros, alinhou para a disputa da corrida que foi dividida em duas partes. A primeira largou ontem para 14h de disputa e a segunda, hoje, teve as restantes dez horas.

E ao fim de 608 voltas percorridas pela pista de 5,515 km de extensão, prevaleceu o Porsche 911 GT3-R, o melhor carro de toda a temporada. A Herberth Motorsport, com o quarteto formado por Robert e Alfred Renauer, Daniel Allemann e Ralf Bohn, conquistou não só a vitória com duas voltas de vantagem sobre a Mercedes AMG #3 da Black Falcon guiada por Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Luca Stolz/Abdulaziz Turki Al Faisal, como também o título de 2017 na versão continental da série.

Allemann e os Renauer – Ralf Bohn não fez todas as provas – somaram 103 pontos contra 99 dos vice-campeões Charles Putman/Charlie Espenlaub/Joe Foster, que hoje terminaram em 6º lugar geral com o Porsche Cup da PROsport Performance e foram os vencedores em sua categoria.

O pódio das 24h do COTA foi 100% alemão, já que outro Porsche – inscrito pela Manthey Racing – chegou em terceiro guiado por “Steve Smith”/Randy Walls/Dennis Olsen/Hari Proczyk. Aliás, a “Divisão Panzer” ocupou todas as seis primeiras posições no resultado final, uma vez que a Car Collection Motorsport venceu na subclasse A6-Am com seu Audi R8 LMS e a Rofgo Racing completou a disputa em quinto na geral e quarto na categoria A6-Pro.

Nas demais classes, vitórias da Marc Cars Australia (SP2), Team Altran Peugeot (TCR), Brookspeed International Motorsport (SP3), Classic BMW (Cup1) e Team EVA Solo (A2). A Hofor Racing não terminou a corrida, mas teve o consolo de ver seu quinteto que disputou a prova do COTA levar mais uma vez o título da 24h Series, englobando as provas de Dubai, Mugello, Red Bull Ring, Paul Ricard, Imola e Portimão. Somaram 120 pontos contra 118 da turma da PROsport Performance, que amargou outro vice na temporada 2017.

Para o próximo ano, novidades. Os holandeses da Creventic montaram um calendário contemplando as três séries (GT Series, Proto Series e TCE Series), mas desta vez haverá não só as disputas continentais e europeias como também eventos extracampeonato. Com o adendo que GTs e Protótipos estarão dividindo a pista pelo menos cinco vezes em 2018. Confiram o calendário.

GT Series
Classes A6-Pro, A6-Am, SP-X, 991-Pro, 991-Am, SP2 e GT4

Campeonato Continental:

11 a 13 de janeiro – 24h de Dubai
6 a 8 de julho – 24h de Portimão
15 a 18 de novembro – 24h do COTA

Campeonato Europeu:

9 a 11 de março – 12h de Silverstone (*)
20 a 22 de abril – 12h de Navarra (*)
24 a 26 de maio – 12h de Imola
6 a 8 de julho – 24h de Portimão
7 a 9 de setembro – 24h de Barcelona
12 a 14 de outubro – 12h de Spa-Francorchamps

Provas Extracampeonato:

5 a 7 de janeiro – 3x3h de Dubai (*)
6 a 8 de julho – 3x3h de Portimão (*)
15 a 18 de novembro – 3x3h do COTA (*)

TCE Series
Classes TCR, SP3, A3, Cup1, TCP2, Cup2 e TCP1

Campeonato Continental:

11 a 13 de janeiro – 24h de Dubai
6 a 8 de julho – 24h de Portimão
15 a 18 de novembro – 24h do COTA

Campeonato Europeu:

9 a 11 de março – 24h de Silverstone (**)
24 a 26 de maio – 12h de Imola
6 a 8 de julho – 24h de Portimão
7 a 9 de setembro – 24h de Barcelona
12 a 14 de outubro – 12h de Spa-Francorchamps

Proto Series
Classes P2, P3, PX, CN1 e CN2

Campeonato Continental:

5 a 7 de janeiro – 3x3h de Dubai (*)
6 a 8 de julho – 3x3h de Portimão (*)
15 a 18 de novembro – 3x3h do COTA (*)

Campeonato Europeu:

9 a 11 de março – 12h de Silverstone (*)
20 a 22 de abril – 12h de Navarra (*)
6 a 8 de julho – 3x3h de Portimão (*)

(*) Provas com GT Series e Prototype Series
(**) Prova com TCE Series + GT4

Comentários