Silly Season – IMSA 2018, classe Prototype

10192017_SightsandSounds_988x556

RIO DE JANEIRO – A 85 dias do início da temporada 2018 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, as equipes já começaram a preparação para o próximo campeonato. E se o ano de 2017 nos reservou a estreia dos protótipos DPi (Daytona Prototype International) construídos na plataforma dos chassis LMP2 credenciados pelo ACO/FIA, a partir de 27 de janeiro, quando for desfraldada a primeira bandeira verde do ano que vem, a expectativa é por um campeonato sensacional.

Não é para menos: com a entrada da Penske e da Honda (leia-se Acura), além da Joest Racing abraçando o projeto da Mazda, a competição será absolutamente parelha e difícil. Quanto mais equipes top, melhor. E quanto mais carros, também: com o fim da classe Prototype Challenge, os organizadores esperam um incremento de inscritos full season.

E as 24 Horas de Daytona, prova de abertura, já têm um motivo a mais para serem acompanhadas com enorme interesse. Um motivo espanhol, bicampeão de Fórmula 1, com nome e sobrenome: Fernando Alonso.

Acompanhe abaixo o panorama das equipes para 2018:

Confirmadas

Protótipos DPi

TEQUILA PATRÓN ESM – 2 carros
Protótipo Nissan DPi (Ligier JS P217)

A Extreme Speed Motorsports segue no ano que vem com seu programa de DPi junto à Nissan com chassis Ligier. Os carros franceses com o motor japonês melhoraram bastante na segunda metade do campeonato e conquistaram duas vitórias – uma delas com o brasileiro Pipo Derani a bordo, além do triunfo na Petit Le Mans. Derani, por sinal, teve o compromisso renovado para mais uma temporada ao lado de Johannes Van Overbeek. No outro carro, seguem também Scott Sharp e Ryan Dalziel. Pilotos para as provas longas do North American Endurance Cup não foram ainda indicados. A caminho da Fórmula 1 pela Toro Rosso, Brendon Hartley pode ser um desfalque considerável para 2018.

ACTION EXPRESS – 2 carros
Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)

Dividida em Mustang Sampling Racing e Whelen Engineering Racing por conta dos compromissos comerciais, a Action Express continua com o conjunto Cadillac DPi-V.R na plataforma Dallara, com vistas a evoluir o equipamento e buscar um ano bem mais competitivo que o último, onde brigaram pelos títulos – inclusive ganharam o tetra do NAEC – mas estiveram sempre atrás da Wayne Taylor Racing no quesito vitórias e também em velocidade. Mudanças significativas também no plantel de pilotos full season. A contratação de Dane Cameron pela Penske fez a equipe se mexer e correr atrás de um nome de peso. E o brasileiro Felipe Nasr foi confirmado como o substituto do campeão da série em 2016, ao lado de Eric Curran. No outro carro do time, Christian Fittipaldi fez sua despedida como piloto titular – seguirá no North American Endurance Cup – e assume o status de diretor esportivo. O português Filipe Albuquerque forma a dupla agora 100% portuguesa com certeza ao lado de João Barbosa.

Para as provas longas, além de Fittipaldi, a equipe terá Mike Conway no carro #31 e o britânico Stuart Middleton, vencedor do Sunoco Challenge, disputará as 24h de Daytona.

WAYNE TAYLOR RACING – 1 carro
Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)

Campeã com os “irmãos Metralha” Jordan e Ricky Taylor, a Wayne Taylor Racing deixa de ser finalmente uma equipe familiar. Seduzido por uma proposta irrecusável de Roger Penske, a metade mais talentosa dos rebentos de Wayne Taylor muda de ares e vai desfilar sua competência num dos mais bem-sucedidos times de automobilismo dos EUA. O velho Wayne não se vexou e agiu rápido para não deixar cair a qualidade da equipe. E já confirmou a contratação do holandês Renger Van der Zande, que defendeu neste ano a Visit Florida Racing, para andar com Jordan Taylor no carro #10.

ACURA TEAM PENSKE – 2 carros
Acura ARX-05 DPi (Oreca 07)

Após um ano de intensas tratativas, a Penske decidiu retornar às provas de Endurance em 2018 e o faz em grande: costurou um acordo com a Acura (leia-se Honda) e vem com tudo para brigar pelo título com seu protótipo desenvolvido na plataforma do Oreca 07. O investimento é alto e a avant-premiére com um 3º lugar na Petit Le Mans, apesar de uma série de problemas ao longo de uma corrida difícil, foi apenas uma pequena amostra do que está por vir. O velho Roger também não deixou por menos e trouxe mão de obra mais do que qualificada: tirou Dane Cameron da Action Express Racing e Ricky Taylor da equipe de seu próprio pai – nada menos que dois campeões da série nos dois últimos anos. Os outros pilotos não poderiam ser mais expressivos, pois a Penske alocará o colombiano Juan Pablo Montoya e o brasileiro Hélio Castroneves em seu programa de Endurance. É uma equipe pra ninguém botar defeito.

Pelo menos para a disputa das 24 Horas de Daytona, a equipe contará com Simon Pagenaud e Graham Rahal.

MAZDA TEAM JOEST – 2 carros
Mazda RT24-P DPi (Riley-Multimatic MK30)

Agora sob total e inteira responsabilidade da equipe do lendário Reinhold Joest, o programa DPi da Mazda tem como principal objetivo provar a competitividade do chassi Riley, que vem sendo exaustivamente testado já com as modificações de aerodinâmica permitidas pelo ACO/FIA, visando equilibrar as forças entre os chassis credenciados para comercialização inclusive no regulamento da IMSA. Os carros já foram vistos em Hockenheim (Alemanha), Donington Park (Inglaterra) e, por fim, em Daytona, fazendo bastante quilometragem. O time ainda não se decidiu quanto aos pilotos titulares, mas Jonathan Bomarito, Tristan Nunez e Joel Miller, entre os titulares no último ano, têm boas chances.

Entre as caras novas, pode pintar o britânico Oliver Jarvis, antigo piloto da Audi na divisão LMP1 e hoje na Jackie Chan DC Racing, no WEC. Pelo menos um piloto a imprensa dá como certo para as corridas de Endurance: seria o atual campeão do DTM, René Rast. Spencer Pigot, da Fórmula Indy, também pode pintar nas corridas do NAEC no próximo ano.

Protótipos LMP2

JDC-MILLER MOTORSPORTS- 1 ou 2 carros
Oreca 07 Gibson

Uma das surpresas positivas da última temporada, a JDC-Miller Motorsports cumpriu uma excelente temporada e terminou na 4ª colocação com os pilotos Misha Goikhberg e Stephen Simpson. O time chefiado por John Church trabalha agora para viabilizar não só um segundo chassi Oreca 07, como também uma participação nas 24 Horas de Le Mans não é descartada. Faltaria encontrar dois pilotos para fazer o campeonato completo num segundo bólido e tentar outros nomes para o calendário de corridas longas.

CORE AUTOSPORT – 1 carro
Oreca 07 Gibson

Após uma passagem na divisão GT Daytona, em que terminaram o campeonato num modesto 18º lugar, a CORE Autosport se prepara para o regresso às competições de Esporte-Protótipo. Jonathan Bennett já adquiriu um chassi Oreca 07 e pretende fazer a temporada 2018 com ele ao lado do fiel escudeiro Colin Braun. O terceiro piloto para as provas do NAEC não foi anunciado – tampouco um nome suplementar para a disputa das 24h de Daytona, em janeiro próximo.

D3 + TRANSFORMERS RACING – 1 carro
Ligier JS P217 Gibson

A nova equipe da série IMSA em 2018 marca o retorno de Ian Dawson aos holofotes, com uma nova organização, após anos de infrutíferas tentativas. O que se sabe é que a equipe terá os chassis Ligier JS P217, o patrocínio dos Transformers (aquele brinquedo mesmo) e Robbie Kerr foi o primeiro piloto confirmado na apresentação à imprensa. De resto, é esperar para ver o que poderão nos mostrar no ROAR Before The Rolex 24.

BAR1 MOTORSPORTS – 1 carro
Riley Multimatic MK30 Gibson

Brian Alder adquiriu o chassis utilizado por Ben Keating na última edição das 24h de Le Mans e com ele conduzirá sua equipe à divisão principal em 2018. Com as devidas alterações de aerodinâmica autorizadas pelo ACO/FIA, o Riley MK30 poderá mostrar seu real potencial no próximo ano. Pilotos ainda não foram definidos.

PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS – 1 carro
A definir

Campeã da Prototype Challenge de forma praticamente invicta neste ano, a Performance Tech tem intenção de subir à classe Prototype para a temporada que vem da IMSA, já dispondo para isso do mesmo trio de pilotos que guiou o Oreca FLM09 do time. Pato O’Ward e James French serão os titulares, com Kyle Masson já escalado para as etapas do NAEC. A equipe ainda não definiu qual chassis utilizará.

A anunciar

Protótipos DPi/LMP2

VISIT FLORIDA RACING- 1 carro
a definir (Cadillac DPi-V.R ou Ligier JS P217)

Sem Renger Van der Zande e com Marc Goossens em grande dúvida para 2018, Troy Flis ainda não definiu o esquema para a próxima temporada. Tampouco o chassis está definido: o time da Flórida negocia para ter um quarto Cadillac DPi, mas não será impossível que sigam com o Ligier com o qual começaram enfim a obter resultados decentes a partir da segunda metade do último campeonato.

PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS – 1 carro
Ligier JS P217 Gibson

Após um ano repleto de percalços, a escuderia de Bobby Oergel e Ray Mathiasen ainda não divulgou seus planos para 2018.

Outras equipes

Protótipos LMP2

UNITED AUTOSPORTS – 2 carros (Daytona)
Ligier JS P217 Gibson

Única equipe até agora a confirmar presença nas 24 Horas de Daytona que não terá uma inscrição regular da série IMSA em 2018, a United Autosports será uma das enormes atrações da prova de abertura da temporada. Tudo isso por ter confirmado ninguém menos que Fernando Alonso para guiar um de seus Ligier JS P217. O espanhol, bicampeão mundial de Fórmula 1, não esconde de ninguém o desejo de sair da zona de conforto e expandir horizontes, contando para isso com o apoio do CEO da McLaren (e proprietário da United Autosports) Zak Brown. Alonso dividirá um carro com duas jovens promessas britânicas: Lando Norris e Phil Hanson. No outro bólido confirmado pelo time, Paul Di Resta e Will Owen são os únicos confirmados.

Comentários