Casa cheia: 12h de Bathurst com 60 carros em 2018

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RIO DE JANEIRO – Comprovando mais uma vez sua excelência e popularidade, além do fato de abrir a temporada 2018 do International GT Challenge (que terá ainda as 24h de Spa-Francorchamps, as 10h de Suzuka e as 8h de Laguna Seca), as 12h de Bathurst têm uma prévia de inscritos pra lá de recheada na prova que acontecerá no fim de semana de 2 a 4 de fevereiro em Mount Panorama.

Sessenta carros foram anunciados pelos organizadores após o fechamento das inscrições, com nada menos que 31 carros dentro do regulamento GT3 (classe A), que a exemplo de 2017 serão divididos pela graduação dos pilotos em A Pro, A Pro-Am e A Am.

De surpreendente, a ausência da Maranello Motorsport, campeã da prova neste ano com uma Ferrari 488 GT3. O time australiano optou por não participar desta vez e tampouco a Nissan, que igualmente foi vitoriosa numa das últimas edições (precisamente a de 2015), dará as caras. E olha que há dois Nismo GT3 por lá, na Austrália…

Apesar de tudo isso, há boa variedade de marcas. Serão oito, com a Audi em maior número (10 carros) e a presença da equipe belga WRT, que representa os quatrargólicos nas séries Blancpain e terá dois trios. O primeiro com Robin Frijns/Stuart Leonard/Dries Vanthoor e o segundo, com nada mais nada menos que os campeões do WEC na LMGTE-AM: Paul Dalla Lana/Mathias Lauda/Pedro Lamy. A Bentley vai com dois Continental GT3 da M-Sport – com direito à contratação do francês Jules Gounon, anunciada hoje – e a BMW será representada por duas escuderias. Inclusive, num de seus carros, a Steven Richards Motorsport confirmou a presença do ex-Fórmula 1 Timo Glock e do austríaco Philipp Eng.

Com a ausência da Maranello, haverá uma única Ferrari para a Trass Family Motorsport, enquanto outra marca italiana (a Lamborghini) será representada por três times locais, cada qual com um modelo da marca de Sant’Agata. Outra presença numerosa é dos modelos Mercedes-AMG GT3. Serão seis no total, com a estreia da Strakka pela casa de Stuttgart. O local Cameron Waters já está garantido na equipe britânica. Na Scott Taylor Motorsport, outra equipe que alinhará dois bólidos, pelo menos um trio foi confirmado e terá Craig Baird/Max Twigg/Tony D’Alberto.

O McLaren 650S GT3 será visto igualmente nas mãos de dois times da casa e a Porsche será representada por três equipes, incluindo o fortíssimo esquadrão da Manthey Racing. O carro da tradicional escuderia alemã será conduzido por Dirk Werner/Romain Dumas/Fred Makowiecki. A Competition Motorsports e a Black Swan Racing completam o naipe de participantes da classe A.

Para a divisão B, dos carros enquadrados no regulamento Porsche Cup, sobraram cinco vagas – porque a classe C teve um aumento substancial de participantes, uma vez que a coqueluche atual das provas de Grã-Turismo são os novos carros enquadrados no regulamento GT4.

Teremos 13 inscrições nesta subcategoria, com quatro marcas representadas – BMW, Ginetta, KTM e Porsche. Bávaros e britânicos têm quatro carros cada, enquanto a austríaca KTM terá dois de seus interessantíssmos X-Bow na pista em fevereiro, via M Motorsport, uma equipe australiana. A Porsche será representada pela Brookspeed e pela alemã ProSport Performance.

O grupo Invitational, para carros que não se enquadram em nenhuma das categorias acima, também está bastante fornido para as 12h de Bathurst. Serão onze carros, sendo que desta vez a Daytona Sportscars não alinha apenas um – mas dois Dodge Viper. A MARC Cars Australia, que faz seus carros de competição em caráter artesanal, vai com nada menos que oito bólidos com motores V8, enquanto a equipe de Geoff Taunton completa o plantel.

Comentários

  • Pense em uma pista… Bathurst é um dos circuitos mais espetaculares do mundo. A subida e a descida da colina com sua sequencia de “S” sinuosos, grande reta Conrod Straight, … Gostaria muito de ver outras categorias correndo por lá, inclusive o próprio WEC.